A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Estratégica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica
Prof.Ms.Maria Cristina Pavan de Moraes agosto/2012

2 CURSO: ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 7º semestre DISCIPLINA: Administração Estratégica CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4,5 hs/aula semanais. CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 90 hs/aula.

3 EMENTA Esta disciplina trata do processo estratégico para a formulação das estratégias organizacionais (corporativas e de negócios) a partir da identificação e análise do negócio, das diretrizes organizacionais, do ambiente externo (macroambiente e ambiente setorial) e interno que alimentam a identificação das ameaças e oportunidades (ambiente externo), das forças e fraquezas (ambiente interno) e análise de cenários. Trata, também, da implementação das estratégias por meio da definição dos objetivos estratégicos e respectivos indicadores de desempenho, metas e planos de ação, bem como do controle e aprendizado do processo estratégico.

4 OBJETIVOS GERAIS Fomentar nos alunos uma visão crítica que permita que, ao participarem da gestão de uma organização, possam permanentemente questionar métodos e processos estratégicos. Além disso, capacitá-los para que possam encontrar respostas adequadas para tais questionamentos. Estimular nos alunos a visão estratégica voltada para a obtenção de resultados dentro das organizações. Buscar que os alunos captem a integração da visão estratégica com o ambiente externo, bem como entre os processos organizacionais. Aplicar os métodos relacionados à administração estratégica, avaliando em quais momentos cada ferramenta pode ser aplicada. Orientação por processos e resultados

5 Por meio das estratégias de trabalho e de avaliação, os alunos deverão ter a oportunidade de desenvolver as competências: Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal Trabalho em Equipe Visão de futuro e pensamento estratégico Visão sistêmica Capacidade de identificação de informações relevantes para o processo estratégico Capacidade de análise e de síntese, Desenvolvimento do senso de previsibilidade e de planejar

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir estrutura conceitual para que, com base em todo curso de administração, em todas as disciplinas pertinentes, os alunos pensem em termos estratégicos. Desenvolver nos alunos a capacidade de acompanhar e prever as mudanças que ocorrem no ambiente organizacional e a conseqüente evolução do pensamento administrativo e estratégico. Propiciar a análise e aplicação das ferramentas de administração estratégica a fim de se obter a assimilação da teoria por meio da aplicação prática bem como a demonstração do conhecimento adquirido.

7 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 - Administração Estratégica Evolução do conceito de estratégia: do planejamento estratégico à administração estratégica Fundamentos da Administração Estratégica Conceitos básicos e a importância dos grupos estratégicos (partes interessadas e suas necessidades) Definição das diretrizes organizacionais (negócio, valores, missão, visão)

8 2 - Análise do Ambiente Externo
2.1 Análise do ambiente Geral (Macroambiente) Análise dos diversos segmentos (econômico, sócio-cultural, político-legal, demográfico, tecnológico, global) e a identificação de ameaças e oportunidades. Análise do ambiente externo – elaboração de cenários 2.2 Análise setorial (Microambiente) Análise da atratividade do setor por meio da análise das cinco forças competitivas (poder de negociação do cliente, poder de negociação dos fornecedores, rivalidade entre as empresas existentes no setor, possibilidade de entrada de novos competidores e a possibilidade de entrada de produtos substitutos).

9 3 - Análise do Ambiente Interno
  Conceitos centrais A importância da análise interna. O entendimento do ambiente interno. 3.2 Análise dos segmentos internos Análise das diversas funções organizacionais (produção, RH, MKT, Planejamento, Finanças etc.). Identificação das potencialidades e das fragilidades da organização. O conceito de Competências Essenciais como base para a construção do modelo de Arquitetura Estratégica. Cadeia de Valor

10 4 - Formulação das Estratégias Empresariais 4.1 Conceitos centrais de estratégias O entendimento do conceito de estratégia. Pressupostos básicos para a formulação de estratégias Riscos das estratégias

11 4.2 Tipos de Estratégias Estratégias corporativas. Estratégias competitivas genéricas: a liderança de custo e a diferenciação. Estratégias de aquisição e reestruturação. Estratégias de inserção internacional. Estratégias funcionais Integração estratégica (BSC, EVA, MVA)

12  5 - Implementação das Ações Estratégicas (desdobramento)
5.1 Implementação de estratégias em nível de negócios Implementação de estratégias em nível corporativo Implementação de estratégias em nível internacional. Mudança Organizacional, estrutura, pessoas, processos Controle Estratégico 6 – Aprendizado 6.1 Avaliação e melhoria do processo estratégico

13 – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
Aulas expositivas e dialogadas, com apoio de material de leitura previamente preparado/selecionado para cada aula. Discussão em classe com relação à vivência dos alunos com relação a cada tópico; discussões em grupo de temas pertinentes à disciplina. Seminários Como técnica de fixação, utilização de estudos de caso. Se possível, debates com profissionais da área de gestão e estratégia, bem como a apresentação e discussão de vídeos que reportem casos específicos. Deverão ser, sempre, sugeridos e utilizados materiais de leitura adicionais (artigos, ensaios etc.), como forma de estimular/orientar o desenvolvimento pessoal dos alunos.

14 AVALIAÇÃO ATIVIDADE PONTUAÇÃOMÁXIMA Leitura e discussões de textos da área 1,0 Seminários 2,0 Avaliação 7,0 TEXTOS RELACIONADOS AO TEMA “ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA” SERÃO ENVIADOS AOS GRUPOS PARA LEITURA E DEBATES EM SALA DE AULA. TEMAS SERÃO OFERECIDOS PARA PREPARAÇÃO DE SEMINÁRIOS. SERÁ APLICADA 1 AVALIAÇÃO POR BIMESTRE, PODENDO SER INDIVIDUAL OU EM GRUPO. NÃO SERÃO ENVIADOS ROTEIROS DE ESTUDOS PARA AS PROVAS. A CADA CONTEÚDO, SERÃO PROPOSTAS QUESTÕES E ANÁLISES E ESSAS SERÃO A BASE DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES.

15 Competências a serem desenvolvidas com as avaliações
Senso crítico e capacidade de contextualização Trabalho em equipe Capacidade de avaliar e, se possível, aplicar como a estratégia é concebida (formulada), desdobrada e operacionalizada.

16 BIBLIOGRAFIA BÁSICA FERNANDES, BRUNO HENRIQUE ROCHA & BERTON, LUIZ HAMILTON Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, (livro principal) BARNEY, J.B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo, Editora Pearson Prentice Hall, 2007 COSTA, ELIEZER ARANTES Gestão Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, (segundo livro em importância)

17 Bibliografia Virtual BARNEY, J.B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo, Editora Pearson Prentice Hall, 2007 CERTO, SAMUEL; PETER, J.; MARCONDES, REINALDO; E ROUX, ANA MARIA. Administração Estratégica. São Paulo, Editora Pearson Prentice Hall, 2ª Edição ALDAY, Hernan E. Contreras. Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. Revista da FAE v-3, n-2, págs. 9-16, maio-ago Disponível para download em: (acesso em 31 de maio de 2012)

18 Bibliografia Complementar
BARNEY, J.B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo, Editora Pearson Prentice Hall, 2007 FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Cadernos de Excelência – Liderança e Estratégias e Planos (2006). FNQ. Disponíveis para download em: ou e MINZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookmam, 2000.

19 Bibliografia complementar
ANSOFF, Igor. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990. CARAVANTES, Geraldo R. et al. Administração: teorias e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. CERTO, Samuel C. Administração Moderna. Tradução Maria Lúcia G. L. Rosa, Ludmilla Teixeira Lima. Revisão técnica José Dermengi Rios. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. ______. Administração nos Novos Tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus/Elsevier, 2004. LOBATO, David Menezes et al. Estratégias de Empresas. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. PORTER, M. E. Competição (On Competition) Estratégias Competitivas Essenciais. 4. ed. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Editora Campus, cap. 2, p


Carregar ppt "Administração Estratégica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google