A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
OBJETIVOS PLANO DE AULAS

2 IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA
A Estatística é definida como um “ramo da Matemática que trata da coleta, análise, interpretação e apresentação de massas de dados numéricos”. Utilizando rigorosa metodologia científica, o profissional de Estatística organiza e analisa dados quantitativos que levam a previsões confiáveis, em qualquer ramo da atividade.

3 EXEMPLOS APLICAÇÕES O aluno de ensino médio, por exemplo, confia nos dados estatísticos ao consultar a relação candidato-vaga do vestibular do ano anterior. Assim como o homem que recebe o resultado positivo do teste DNA, relativo à paternidade de uma criança, tem estatisticamente 99% de probabilidades de ser o verdadeiro pai. Antes de lançar um novo perfume no mercado ou um candidato à presidência da República, a Estatística é a ciência utilizada para uma avaliação prévia da receptividade do produto ou idéia junto ao público.

4 OBJETIVOS Geral: Ensinar aos alunos os conceitos de Estatística e Probabilidade objetivando familiariza-los com o ferramental estatístico necessário para ser utilizado no curso de Sistema de Informação e na sua vida profissional. Específicos: - Apresentar de maneira formal os conceitos básicos de probabilidade, incentivando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento intuitivo do estudante; - Fornecer as ferramentas básicas da estatística necessárias para que o aluno possa aplicar as principais técnicas de estimação e testes de hipótese para inferir parâmetros populacionais baseados  em distribuições amostrais.

5 EMENTA Elementos Básicos da Estatística Amostragem
Estatística Descritiva Teoria da Probabilidade Variáveis Aleatórias e Distribuição de Probabilidade Estimação Correlação e Regressão Teste de Hipótese

6 METODOLOGIA Aulas expositivas; Aulas de Exercícios;
Aulas práticas utilizando computadores e software estatístico; Realização de trabalhos em grupo; Como referências básicas usaremos os seguintes livros textos: FONSECA, Jairo Simon & MARTINS, Gilberto de Andrade, Curso de Estatística, 6ª Ed., São Paulo: Atlas, 1996. CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil, 8ª Ed,. São Paulo: Saraiva, 1996. Software: Excel e Minitab

7 TRABALHOS E PROVAS : Os exercícios propostos são essenciais para o aprendizado do(a) aluno(a) e suas soluções serão exigidas. Deverão ser entregues impreterivelmente até a data limite estabelecida. Outros exercícios serão recomendados mas não exigidos para entrega. Serão dadas duas provas (30 pontos). Recomenda-se que o aluno evite uma segunda chamada de provas.


Carregar ppt "Aula 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google