A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Especiais em Engenharia de Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Especiais em Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Especiais em Engenharia de Produção
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia de Produção Prof. Msc. Marco Antonio Dantas Souza Tópicos Especiais em Engenharia de Produção O que é S.I.P.O.C.? Como funciona? O que é S.W.O.T.? Como funciona? Enver Freire Delgado de Paiva Jimmy Carter Canuto José Alípio Avelino Neto

2 S.I.P.O.C.

3 O modelo de processo SIPOC
O SIPOC (Supplier, Input, Process, Output, Customer), também conhecido como um mapa de alto nível do processo é uma das ferramentas/técnicas mais úteis e utilizadas de gestão e melhoria de processo, fornecendo uma imagem visual de como o processo está atendendo o cliente. Sendo geralmente usado na fase de Medida do Seis Sigma DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controle) do processo. Um diagrama SIPOC ajuda a identificar as saídas do processo e os clientes dessas saídas para que a voz do cliente possa ser identificada.

4 SIPOC O diagrama SIPOC inclui um mapa de alto nível do processo que "mapeia" seus passos básicos. Através do processo, os fornecedores (S) fornecer entrada (I) para o processo. O processo (P) agrega valor ao produto, resultando na saída (S) que atenda ou exceda as as expectativas do cliente (C). Estes podem ser melhor definido como: SIPOC Supplier (Fornecedor): aqueles que fornecem recursos ao processo Input (Entrada): a informação, materiais ou serviços Process (Processo): ação para transformar entradas em saídas Output (Saída): produto ou serviço final de um processo Customer (Cliente): aqueles que recebem a saída dos processos

5 Representação do SIPOC

6

7 Razões para utilizar o SIPOC
Ajuda o escopo do projeto, para que todos os envolvidos na equipe vejam o projeto da mesma maneira; Aumento da comunicação; A facilidade de ler o diagrama SIPOC permite que todos na empresa possam identificar facilmente o processo e comunicar eficazmente as suas necessidades com os outro; Os diagramas são usados como uma ferramenta de comunicação entre empregadores, gerentes de nível médio, gerentes e funcionários de nível superior. Diagramas SIPOC são usados como diretrizes que detalham cada detalhe no processo de negócio em uma linguagem compreensível o que facilita para todos os envolvidos têm a mesma visão do projeto.

8 Benefícios do SIPOC O SIPOC pode ser uma grande ajuda para fazer com que as pessoas vejam os negócios através de uma perspectiva de processo. Entre as suas vantagens ele: Mostra um conjunto de atividades transfuncional em um único diagrama simples. Usa uma estrutura aplicável a processos de todos os tamanhos – até mesmo a uma organização inteira. Ajuda a manter a perspectiva do “quadro maior”, ao qual detalhes adicionais podem ser agregados.

9 Como utilizá-lo? Escolha o nome do processo. Use um formato de verbo + substantivo (por exemplo recrutar pessoal); Definir os resultados do processo. Estas são as coisas tangíveis que o processo produz (por exemplo, um relatório ou carta); Definir os clientes do processo. Estas são as pessoas que recebem as saídas. Cada saída deve ter um cliente; Definem as entradas para o processo. Estas são as coisas que desencadeiam o processo. Eles, muitas vezes, ser tangível (por exemplo, um pedido do cliente); Definir os fornecedores para o processo. Estas são as pessoas que fornecem os insumos. Cada entrada deve ter um fornecedor. Em alguns processos "end-to-end", o fornecedor e o cliente pode ser a mesma pessoa; Definir os sub-processos que compõem o processo. Estas são as atividades que são realizadas para converter as entradas em saídas. Eles formarão a base de um mapa de processo.

10 Um exemplo de modelo SIPOC
Por exemplo, o responsável por Contas a Pagar pode descrever o que faz da seguinte maneira -“bem, o pessoal da obra envia as faturas, dai eu entro no computador. Ai, eu imprimo os cheques e os envio para as lojas fornecedoras donas das faturas que vencem naquela semana.” Assim o responsável por Contas a Pagar descreveu o modelo ‘SIPOC’ como: S = Pessoal da Obra I = Faturas P = Contas a Pagar O = Cheques C = Lojas de Material de Construção

11

12 S.W.O.T.

13 Definição de S.W.O.T. A palavra S.W.O.T. é um acróstico formado pelas primeiras letras das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). S = Strengths F = Forças W = Weaknesses O = Oportunidades O = Opportunities F = Fraquezas T = Threats A = Ameaças A análise S.W.O.T. é uma ferramenta estrutural utilizada, no estudo do ambiente interno e externo, para a formulação de estratégias.

14 Definição de S.W.O.T. Forças e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores. Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.

15 Matriz S.W.O.T. F F O A

16 Como funciona o S.W.O.T.? Esta ferramenta fornece, segundo Machado (2005), uma orientação estratégica bastante significativa, pois permite: Eliminar pontos fracos nas áreas pelas quais a empresa enfrenta ameaças graves da concorrência e tendências desfavoráveis perante o negócio; Compreender oportunidades descobertas a partir de seus pontos fortes; Corrigir pontos fracos nas áreas em que a organização vislumbra oportunidades potenciais; Monitorar áreas onde a organização possui pontos fortes afim de não ser surpreendida futuramente por possíveis riscos e incertezas.

17 Como funciona o S.W.O.T.? A análise S.W.O.T. pode servir para se avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma equipe, etc. Para cada um destes itens, fazemos perguntas similares a: Forças: O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem? Que recursos especiais você possui e pode aproveitar? O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem? Fraquezas: No que você pode melhorar? Onde você tem menos recursos que os outros? O que outros acham que são suas fraquezas? Ameaças: Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar? O que seu concorrente anda fazendo? Oportunidades: Quais são as oportunidades externas que você pode identificar? Que tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor?

18 Objetivos estratégicos
Objetivos estratégicos são as ações que a instituição deverá tomar para alcançar sua visão, de acordo com o ambiente em que ela está inserida. A matriz S.W.O.T. gera tipos diferentes de objetivos estratégicos, de acordo com este quadro: Oportunidades Ameaças Forças Potencialidades Pontos de defesa Fraquezas Debilidades Vulnerabilidades

19 FIM


Carregar ppt "Tópicos Especiais em Engenharia de Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google