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1 Pós-Implantação Visão Geral  É nessa etapa em que a organização passa a conviver com o novo sistema ERP e perceber os acertos e eventuais erros cometidos.

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1 1 Pós-Implantação Visão Geral  É nessa etapa em que a organização passa a conviver com o novo sistema ERP e perceber os acertos e eventuais erros cometidos durante as etapas de pré-implantação e implantação. De forma geral, as organizações têm reconhecido que a entrada em produção não é o fim da jornada. Abaixo segue alguns fatores que levam as organizações a pensarem desse modo: – Mudança continua da organização; – Os benefícios previstos não são imediato.

2 2 Pós-Implantação Visão Geral  Ao contrário da implantação, a pós- implantação não tem fases bem definidas. Entretanto, alguns conjuntos de atividades costumam ser necessários, após a implantação do sistema ERP como: – Estabilização e materialização dos benefícios; – Sinergia: instalação de aplicações complementares; – Atualizações do sistema.

3 3 Pós-Implantação Visão Geral  Nessa transição, é natural que alguns temas até então relevantes deixem de ter tanta importância como por exemplo: – Gestão de projeto – gradativamente deixa de ser um projeto e passa a ser uma operação. – Consultores – aos poucos, os consultores do implantador vão deixando o projeto.  Ao mesmo tempo, outros temas revelam-se mais relevantes, como: – Suporte aos usuários dos sistemas; – Desempenho da empresa perante ao sistema; – A materialização dos benefícios previsto no estudo de viabilidade.

4 4 Pós-Implantação Visão Geral  A maior parte das empresas reconhece o assunto porém subestima as necessidades a ele associadas. Abaixo segue um modelo de suporte para sistemas implantados dividido em seis áreas:

5 5 Pós-Implantação Visão Geral  Modelo de suporte: Área de SuporteTarefas Processos de negócioPlanejamento e documentação Interface e a redeSuporte a rede local e à interface gráfica AplicaçãoCobre soluções de erros, geração de relatórios, customizações e autorizações DesenvolvimentoExtensões ao software Operação da aplicaçãoGerenciador de bases de dados e sistema operacional e instalação. Infra-EstruturaAspectos físicos em geral

6 6 Estabilização e Materialização dos Benefícios  O início de produção do sistema é marcado por mudanças radicais no dia-a-dia dos usuários do sistema ERP e da equipe de projeto. Os usuários deixam de operar processos bem conhecidos e sistemas com os quais estão muito bem familiarizados, e a equipe de projeto por sua vez, deixa de atuar em desenvolvimento e passa a atuar no suporte.

7 7 Estabilização e Materialização dos Benefícios  Suporte no início de operação: – Deve ser cuidadoso e ter forte presença; – Resolver o mais rápido possível os problemas que por ventura aparecer; – Registrar os problemas e priorizá- los.

8 8 Estabilização e Materialização dos Benefícios  Queda do desempenho: – Quando um sistema entra em produção, é comum que a organização como um todo sofra com as mudanças como: Familiaridade com o novo sistema e regras de negócio; O normal é que este período varie de 2 meses a um ano.

9 9 Estabilização e Materialização dos Benefícios  Recuperação do desempenho: – Uma forma de buscar agilizar a recuperação de desempenho é promover seminários para discussão dos desvios e avaliação para resolvê-los.  Treinamento Pós-Implantação – Normalmente, muitos dos problemas de desempenho verificados na pós-implantação poderão ser atribuídos a deficiências no treinamento dos usuários. O treinamento utilizado nesta etapa se difere da implantação, pois este não é planejado como acontece o da implantação.Nesta etapa o treinamento serve para as deficiências serem supridas ou eliminadas de imediato.

10 10 Estabilização e Materialização dos Benefícios  Trabalhos complementares ao início de produção: – Ajustes no sistema:É comum identificar-se a necessidade de complementar ou aperfeiçoar trabalhos realizados anteriormente. – Ajustes nas operações e organização: Remanejamentos ou alteração na forma de trabalhar de certos funcionários.

11 11 Estabilização e Materialização dos Benefícios  Avaliação dos resultados na implantação: A implantação do sistema ERP foi justificada com base em uma série de benefícios e custos identificados no estudo de viabilidade. Normalmente, os custos ocorrem e são acompanhados ao longo das etapas de pré-implantação. E os benefícios devem ser apurados após a implantação. – Deve-se fazer a seguinte pergunta: Quais os benefícios que o sistema ERP trouxe após a implantação? – Muitas empresas contratam uma auditoria para fazer esta avaliação. A vantagem disso, é a independência em relação aos envolvidos na implantação.

12 12 Atualizações do Sistema (Upgrade)  Os fornecedores de sistema atualizam continuamente seus produtos, agregando novas funcionalidades e tecnologias, novas formas de conduzir processos de negócios, atendimento a novas exigências legais etc.

13 13 Tipos de Atualização do Sistema – Técnica – Funcional  Grau de dificuldade para atualização do sistema: – O grau de dificuldade na atualização do sistema depende de diversos fatores tais como: Amplitude da implantação: quanto maior o número de funcionalidades do sistema que são utilizadas, maior é a dificuldade para substituir por uma versão mais nova;

14 14 Grau de dificuldade para atualização do sistema  Quantidade de interfaces existentes entre o sistema ERP e sistemas periféricos: quando isso acontece as interfaces devem ser revistas e testadas novamente;  Volumes de modificações efetuadas no sistema padrão;  Estado da documentação do sistema: há uma documentação detalhada para as novas funcionalidades;  Número de versões consecutivas que serão atualizadas: há muitas versões a serem atualizadas.


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