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Evitando os Problemas.

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Apresentação em tema: "Evitando os Problemas."— Transcrição da apresentação:

1 Evitando os Problemas

2 Objetivos Modelo de ciclo de vida em cascata
Modelo de ciclo de vida incremental e prototipagem Importância do gerenciamento de projeto Como usuários podem estar envolvidos num projeto Ferramentas CASE no desenvolvimento de sistemas © 2001 Jaelson Castro

3 Desafios Bom gerenciamento do projeto Qualidade no sistema entregue
Mas software é intangível! Não pode ser pesado Sua força não pode ser medida Sua durabilidade não pode ser avaliada Sua resistência ao esforço físico não pode ser estimada © 2001 Jaelson Castro

4 Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação
Atividades que Precedem o Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação Sistemas de Informação funcionam dentro do contexto de uma organização e devem satisfazer suas necessidades atuais e futuras Decisão estratégica do caso de estudo Agate: atrair companhias multinacionais para campanhas internacionais de advertência © 2001 Jaelson Castro

5 Atividades que Precedem o Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Modelagem do Negócio Entender como uma determinada atividade do negócio é realizada e como ela contribui para os objetivos da organização Gerenciamento de campanha é uma importante função do negócio para Agate: Deve ser modelado para determinar como será realizado © 2001 Jaelson Castro

6 Ciclos de Vida dos Projetos
O ciclo de vida descreve as relações temporais, de interesse e de entrada/saída entre diferentes ciclos de vida O conceito de ciclo de vida inclui o conceito de feedback (retornando para uma fase anterior) assim como indo para a próxima fase. No passado, o conceito de ciclo de vida era aplicado para o gerenciamento de sistemas complexos que tinham algum tipo de hardware como produto final, exemplo: mísseis, redes de computadores, aeronaves, etc. Não é fácil avaliar e observar os resultados da análise e projeto de sistemas de informação © 2001 Jaelson Castro

7 Ciclos de Vida Benefícios Deficiências
Processa o entendimento e compreensão Ordena as atividades globais Melhora a qualidade do produto Reduz os custos de software Deficiências Granularidade muito baixa -- esconde detalhes importantes do processo © 2001 Jaelson Castro

8 O modelo do Ciclo de Vida em Cascata
© 2001 Jaelson Castro

9 Resultados do Ciclo de Vida em Cascata
© 2001 Jaelson Castro

10 O modelo do Ciclo de Vida em Cascata
Críticas Divisão inflexível do projeto em estágios distintos. Projetos reais raramento seguem isso! Iterações são inevitáveis Pode levar muito tempo Difícil de responder às mudanças de requisitos do cliente Adequado quando os requisitos são bem entendidos © 2001 Jaelson Castro

11 O modelo do Ciclo de Vida em Cascata com interação
© 2001 Jaelson Castro

12 O modelo do Ciclo de Vida em Cascata
Vantagens As tarefas de um determinado estágio podem ser atribuídas a equipes especializadas O progresso do projeto pode ser avaliado no final de cada fase para saber se o projeto deve ou não proceder © 2001 Jaelson Castro

13 Modelo de Ciclo de Vida “Prototipagem”
Construir rapidamente para explorar alguns aspectos dos requisitos do sistema Não é requerido como a funcionalidade final do sistema Incompleto (faltam algumas funcionalidades) Não atende a todos requisitos não funcionais (ex. Performance, segurança) © 2001 Jaelson Castro

14 Modelo de Ciclo de Vida “Prototipagem”
Investigar requisitos do usuário Que dados devem ser fornecidos e que dados devem ser capturados Investigar o modelo adequado de interface Determinar se uma particular plataforma de implementação é apropriada Determinar a eficiência de uma linguagem, SGBD ou infra-estrutura de comunicação © 2001 Jaelson Castro

15 Modelo de Ciclo de Vida “Prototipagem”
© 2001 Jaelson Castro

16 Vantagens da “Prototipagem”
Demonstrações antecipadas das funcionalidades do sistema ajudam a identificar erros de entendimento entre o desenvolvedor e o cliente Requisitos do cliente que tenham sido esquecidos são identificados Dificuldades na interface podem ser identificadas A possibilidade e utilidade pode ser testada (parcialmente) © 2001 Jaelson Castro

17 Problemas da “Prototipagem”
O cliente pode não entender o esforço extra necessário para produzir um sistema completo e pode esperar uma entrega rápida Pode desviar a atenção de características funcionais, unicamente para as características de interface Requer o envolvimento significativo do usuário Gerenciar o ciclo de vida da prototipagem não é fácil © 2001 Jaelson Castro

18 Aplicabilidade da “Prototipagem”
Para sistemas interativos de tamanho pequeno ou médio Para partes de grandes sistemas (interface do usuário) Para sistemas de curto tempo de vida © 2001 Jaelson Castro

19 Modelo de Ciclo de Vida Espiral
Processo é representado como um espiral ao invés de uma sequência de atividades com possibilidade de retorno Cada volta no espiral representa uma fase no processo. Não há fases fixas como especificação ou projeto - repetições no espiram são escolhidas dependendo do que é requisitado Riscos são explicitamente avaliados e resolvidos através do processo © 2001 Jaelson Castro

20 Modelo de Ciclo de Vida Espiral
© 2001 Jaelson Castro

21 Setores do Modelo Espiral
Atribuindo objetivos Objetivos específicos para a fase são identificados Avaliação e redução de riscos Riscos são avaliados e atividades são identificadas para reduzir os riscos chave Desenvolvimento e validação Um modelo de desenvolvimento para o sistema é escolhido e pode ser qualquer um dos modelos genéricos Planejamento O projeto é revisado e o próxima fase do espiral é planejada © 2001 Jaelson Castro

22 Fases do Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Nós focalizamos agora na parte de desenvolvimento do ciclo de vida de um software. Existem várias maneiras de dividir o desenvolvimento de um sistema de informação em fases Para esse curso, nós identificamos quatro fases: estudo de possibilidades, análise de requisitos, projeto do sistema, implementação Todas as atividades associadas a cada fase devem ser realizadas, gerenciadas e documentadas. Suporte ao Desenvolvimento -- ferramentas e metodologias que auxiliam a realização, gerenciamento e documentação das quatro fases © 2001 Jaelson Castro

23 Fases do Ciclo de Vida de um Sistema de Informação
© 2001 Jaelson Castro

24 Fase I: O Estudo de Possibilidades
Decidindo o que fazer Confirma que um problema existe Realiza um estudo para determinar se o sistema pode desenvolvido para solucionar o problema (2 dias - 4 semanas) Um estudo de possibilidades olham o problema no seu mais alto nível (sem detalhes) O estudo de possibilidades é revisado pelo cliente (usualmente por um gerente) e se a revisão for positiva, então é feito um estudo mais detalhado dos requisitos. © 2001 Jaelson Castro

25 Fase II: A Análise de Requisitos
Estudar detalhadamente procedimentos e sistemas de informação computadorizados já existeantes e documentá-los. Definir objetivos a serem atingidos pelo novo sistema Propor processos de négocios alternativos (várias possibilidades) que possam se adaptar melhor aos objetivos e metas da organização. Discutí-los com o cliente e ter o feedback de qual é a alternativa desejada. © 2001 Jaelson Castro

26 Fase II: A Análise de Requisitos
Definir os limites do sistema de informação a ser construído como parte da coleção dos processos de negócio. Definir requisitos não-funcionais do sistema proposto, incluindo requisitos de entrada/saída, requisitos de resposta, requisitos de arquivo, etc. Colecionar estatísticas de volumes, quantidades de dados gerenciados pelo sistema. Oferecer estimativas de custos e redimentos para a solução proposta. © 2001 Jaelson Castro

27 Fase III: O Projeto Especificar uma arquitetura e um projeto detalhado para o sistema de informação proposto Primeiro é especificado o sistema ideal, encontrando todos os requisitos funcionais, então o sistema é modificado para ter os requisitos não-funcionais e outras restrições Recursos alocados para equipamentos de hardware, tarefas pessoais e tarefas de programação. © 2001 Jaelson Castro

28 Fase III: O Projeto Especificações técnicas são preparadas para:
Arquitetura de sistema (componentes, interfaces de sistema para sistemas existentes) Processamento lógico (como o sistema faz o que é suposto a fazer?), Projeto da base de dados (Que informação é manipulada pelo sistema?), Entrada/saída (O que os usuários vêem?), Requisitos de plataforma (em que sistemas o sistema roda?) e Procedimentos manuais (como as pessoas usam o sistema?). © 2001 Jaelson Castro

29 Fase IV: A Implementação (não coberto nesse curso)
O sistema é implementado com base na especificação do projeto Programação do sistema é realizada São conduzidos os testes do sistema, tanto das partes individuais quanto do sistema como um todo (teste de aceitação) Equipamento é adquirido e instalado Procedimentos, manuais do sistema, especificações de software e documentações são concluídas Pessoal é treinado © 2001 Jaelson Castro

30 Gerenciando o Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Com a continuação do projeto mais detalhes tornam-se disponíveis, assim como o que o sistema proposto deve fazer e como operá-lo Em cada estágio são identificados riscos para a organização e suas importâncias Se existe um risco de falha catastrófica então o sistema também deve ser redefinido ou cancelado. © 2001 Jaelson Castro

31 Envolvimento do Usuário
Garante que há o envolvimento contínuo e efetivo do usuário com o projeto. Usuários podem estar envolvidos em vários níveis e desempenhar muitos diferentes papéis Envolvimento direto Coleta de fatos Consulta Explica cuidadosamente o papel deles Oferece treinamento quando requerido Dá tempo suficiente © 2001 Jaelson Castro

32 Abordagens Metodólogicas
Abordagem para desenvolvimento de software (ex. OO) Um conjunto de técnicas e notações (ex. UML) Um modelo de ciclo de vida (ex. Espiral incremental) Um conjunto unificado de procedimentos e filosofia Nesse curso nós não seguimos uma metodologia específica Nós apenas aplicamos técnicas de OO de uma forma coordenada usando UML © 2001 Jaelson Castro

33 Processo de Apoio Automático (CASE)
Computer-aided software engineering (CASE) é um software de apoio aos processos de desenvolvimento e evolução de software Automação de atividade Editores gráficos para desenvolvimento do modelo de sistema Dicionário de dados para gerenciar entidades de projeto Construtor de GUI para construção da interface do usuário Debuggers para ajudar a encontrar falhas no programa Tradutores automáticos para gerar novas versões do programa © 2001 Jaelson Castro

34 Apoio CASE para Preparação de Diagramas
Verificação da corretude sintática Suporte ao dicionário de dados Verificaçã da consistência e completude Navegação para ligar diagramas Estender em camadas Rastrear Geração de relatórios Simulação do sistema Análise de performance © 2001 Jaelson Castro

35 Apoio CASE para Construção de Software
Gerador de código Debuggers Ferramentas de manutenção etc © 2001 Jaelson Castro

36 CASE - Benefícios Padronizar a notação e diagramação
Realizar verificação automática da qualidade dos modelos Reduzir tempo na recuperação de dados sobre o sistema Reduzindo tempo e esforço para produzir código Promover reuso de modelos © 2001 Jaelson Castro

37 CASE - Desvantagens Limitações na flexibilidade da documentação oferecida A necessidade de trabalhar de um modo específico Falso sentido de corretude Custos adicionais para instalação e treinamento © 2001 Jaelson Castro

38 Tecnologia Case Tecnologia Case tem conduzido melhorias significativas no processo de software embora não na ordem de magnitude dita anteriormente Desenvolvimento de software exige pensamento criativo - não é uma leitura automática. Desenvolvimento de software é uma atividade de equipe e, para grandes projetos, o maior tempo é gasto nas interações da equipe. Tecnologia CASE, realmente não auxilia isso. © 2001 Jaelson Castro


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