A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção de Quedas Profª Karen Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção de Quedas Profª Karen Borges."— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção de Quedas Profª Karen Borges

2 Quedas Principal causa de morte acidental em pessoas com mais de 65 anos. Em 35% das quedas ocorrem algum tipo de fratura. Lesões acidentais são a sexta causa de morte em pessoas com mais de 75 anos. Estima-se que 30% dos idosos sofrem pelo menos uma queda por ano. A maioria das quedas ocorre dentro de casa, no período da noite e no trajeto quarto- banheiro. (SBOT, 2003)

3 Maior incidência em indivíduos com:
Problemas cognitivos Osteoporose Utilizam bengalas e andadores Dificuldade para se levantar Visão e/ou audição alterada Limitações (que não as aceitam)

4 Barreiras Pisos escorregadios Tapetes Escadas Animais domésticos
Quinas Móveis frágeis Ausência de corrimãos Iluminação inadequada

5 Principais comprometimentos com a queda
Fraturas (35%) : colo de fêmur, de Colles (terço distal do rádio), de vértebras lombares... Imobilização – problemas circulatórios, problemas pulmonares. Inatividade - Óbito

6 Avaliação da Instabilidade no idoso com quedas
História de quedas Início / frequência Fatores ambientais Atividades no momento da queda Tontura / vertigem Medicações (atuais e antigas) Direção das quedas Avaliação etiológica Sensorial (visão, propriocepção, sistema vestibular) Efetor (ADM, flexibilidade,força, resistência)

7 Avaliação da Instabilidade no idoso com quedas (continuação)
Avaliação funcional Alcance em pé b) Habilidades de mobilidade c) Condições variadas de desempenho Avaliação ambiental Avaliação funcional domiciliar – interação do paciente com a casa

8 Avaliação de Habilidades de Mobilidade Progressivas
Equilíbrio sentado Alcance sentado Levantamento da cadeira Equilíbrio de pé Pegar um objeto Caminhar Parada súbita Rotação Obstáculo Alcance em pé Escadas (Guccione, 2002, p.273)

9 Perfil da Avaliação Funcional Domiciliar
Trajetos Ítens com potencial de risco Entrada (acesso, porta, soleira, etc) Sala de estar Cozinha (iluminação, assoalho, Quarto de dormir dispensa, mobília, etc) Banheiro Outros (iluminação, assoalho,etc) (corredor) ( Guccione, 2002, p.274)

10 Norma NBR NBR 9050– “Adequação das Edificações e do Mobiliário Urbano à Pessoa Deficiente” complementada em 1994 e renomeada como “Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos” .

11 NBR 9050 (continuação) Esta norma define a velhice como “deficiência que reduz efetivamente a mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção, em indivíduos de idade avançada e que não se enquadram nos demais casos de deficiências” (causadas por doença ou incapacidade temporária ou permanente), e visa o Projeto de Arquitetura para uma “população média” mais abrangente.

12 NBR 9050 (continuação) Em Junho de 2004, foi concluída a revisão desta norma, passando então a denominar-se: “ Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. ” ,

13 ACESSIBILIDADE DEFINIÇÃO: “ Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos .”


Carregar ppt "Prevenção de Quedas Profª Karen Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google