A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexão da Luz Espelho Plano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexão da Luz Espelho Plano."— Transcrição da apresentação:

1 Reflexão da Luz Espelho Plano

2 REFLEXÃO DA LUZ Essa diferença ocorre devido à superfície refletora da luz: na folha, a superfície é irregular, enquanto no espelho é muito lisa. Na folha, ocorre reflexão difusa e, no espelho, reflexão regular. Reflexão regular ou especular Reflexão difusa

3 ESPELHO PLANO Consideramos como espelho toda e qualquer superfície polida que produz reflexão regular da luz.

4 – O ângulo formado entre o raio incidente e a normal (i) é igual ao ângulo formado entre o raio refletido e a normal (r). - Os raios incidentes, refletidos e a normal são coplanares.

5

6 Equidistância em relação ao espelho
Objeto e imagem tem naturezas opostas

7 PSIU! A IMAGEM CONJUGADA POR UM ESPELHO PLANO É VIRTUAL,DIREITA, EQUIDISTANTE , SIMÉTRICA E DE MESMO TAMANHO DO OBJETO. O E I H H d d

8 3 – Inverte a imagem da direita para esquerda. ENANTIOMORFAS

9

10 Campo Visual: Campo Visual

11 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS

12

13 APLICAÇÕES Os espelhos planos são usados no dia-a-dia para que as pessoas vejam o próprio reflexo e também para fins decorativos.

14 APLICAÇÕES Os espelhos planos são usados no dia-a-dia para que as pessoas enxergar atrás e do lado em automóveis.

15 APLICAÇÕES Os espelhos planos são usados no dia-a-dia para dar sensação de ampliação.

16 APLICAÇÕES Os espelhos planos são usados no dia-a-dia para dar sensação de ampliação em elevadores. Para pessoas com claustrofobia.

17 APLICAÇÕES Os espelhos planos são usados no dia-a-dia em periscópio.

18 Caleidoscópio

19 Página 76 P4) Na figura a seguir estão representados um espelho plano E, perpendicular à página, e um pequeno objeto luminoso S, colocado diante do espelho, no plano da página. Os pontos O1, O2‚ e O3, também no plano da página, representam as posições ocupadas sucessivamente por um observador. O observador verá imagem do objeto S, fornecida pelo espelho E, a) apenas da posição O1 b) apenas da posição O2 c) apenas da posição O3 d) apenas das posições O1 e O2 e) das posições O1, O2 e O3.

20 .

21 P1) João e Mário, que têm ambos a altura de 1,60 m, encontram-se diante de um espelho plano. João está a 1,0 m de distância do espelho e Mário, a 4,0 m. O tamanho M da imagem de Mário comparado com o tamanho J da imagem de João é A) M é quatro vezes J. B) M é duas vezes J. C) M é igual a J. D) M é um meio de J. E) M é um quarto de J.

22 P18) Dois espelhos planos paralelos, E1 e E2 , estão frente a frente separados pela distância de 20 cm. Entre eles há uma fonte luminosa F, de pequenas dimensões, na posição indicada na figura: a) Calcule a distância entre a primeira imagem fornecida pelo espelho E1 e a primeira imagem fornecida pelo espelho E2 . E1 E2 20cm F

23

24

25 REFLEXÃO DA LUZ Um objeto que não emita luz própria, como uma cadeira ou um livro, só pode ser visto se for iluminado (fonte secundária), isto é, se receber luz de alguma fonte. Apenas quando a luz refletida pelo objeto atinge nossos olhos ele se torna visível.

26 C'est fini

27 2 - A imagem formada por um espelho plano é SIMÉTRICA.

28 COMO DETERMINAR O CAMPO VISUAL?
1º) Prolongue o espelho 2º) Fazer a imagem do observador 3º) Traçar retas que passem pelas extremidades do espelho

29 TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

30 ROTAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO

31 CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS
1 - Forma a imagem atrás do espelho, ou seja imagem VIRTUAL. 2 – Imagem direita. 3 – Imagem Igual.


Carregar ppt "Reflexão da Luz Espelho Plano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google