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IDEOLOGIA Conteúdo Estruturante: Teoria do Conhecimento

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Apresentação em tema: "IDEOLOGIA Conteúdo Estruturante: Teoria do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 IDEOLOGIA Conteúdo Estruturante: Teoria do Conhecimento
Conteúdo Básico: A Possibilidade do Conhecimento FILOSOFIA

2 IDEOLOGIA O que você pensa, valoriza, sente e faz é determinado por você mesmo ou será que aquilo que você pensa, valoriza, sente e faz é estabelecido por outros? Conhecemos verdadeiramente a realidade que nos cerca? FILOSOFIA

3 Céu e Água (1938) Escher www.geocities.com/areas51/9839/escher2.htm
FILOSOFIA

4 Meu partido É um coração partido E as ilusões estão todas perdidas
IDEOLOGIA Meu partido É um coração partido E as ilusões estão todas perdidas FILOSOFIA

5 Tão barato que eu nem acredito Eu nem acredito
IDEOLOGIA Os meus sonhos foram todos vendidos Tão barato que eu nem acredito Eu nem acredito FILOSOFIA

6 IDEOLOGIA Que aquele garoto que ia mudar o mundo (Mudar o mundo) Frequenta agora as festas do "Grand Monde" FILOSOFIA

7 IDEOLOGIA Meus heróis morreram de overdose Meus inimigos estão no poder Ideologia Eu quero uma pra viver (...) FILOSOFIA

8 Ideologia: história e conceitos
IDEOLOGIA ENQUANTO Função de integração, um sistema de ação, crenças ou atitudes Integra e justifica uma situação Conjunto de idéias, valores, maneiras de pensar de pessoas ou grupos sociais: Liberalismo, socialismo Ideologia: história e conceitos

9 Ideologia: história e conceitos
IDEOLOGIA ENQUANTO Função de distorção é entendida como falsa consciência das relações de domínio entre as classes ou forças sociais existentes É uma ilusão, mistificação e oposição ao conhecimento verdadeiro Ideologia: história e conceitos

10 Ideologia: história e conceitos
CONCEPÇÃO MARXISTA Seu pensamento acerca de ideologia se destaca por não separar a produção das idéias e as condições sociais e históricas em que são produzidas Categoriza ideólogos franceses e ingleses de forma diversa dos ideólogos alemães Ideologia: história e conceitos

11 CONCEITO DE IDEOLOGIA É o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o individuo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder. FILOSOFIA

12 Características Constitui um corpo sistemático de representações que nos “ensinam” a pensar e de normas que nos “ensinam” a agir; Determina as relações entre os indivíduos e as suas condições de existência; Esconde as diferenças de classes e os conflitos sociais Concebe a sociedade como uma e harmônica (justifica as diferenças existentes) Garante a coesão social – aceitação sem críticas (ex: vontade de Deus) Mantem a dominação de uma classe sobre outra FILOSOFIA

13 Naturalização Consiste em aceitar como naturais situações que na verdade resultam da ação humana. Ex: afirmar que sempre existiam pobres e ricos Sendo impossível mudar esse estado das coisas. FILOSOFIA

14 Universalização Os valores da classe dominante são estendidos aos que a ela se submetem. Ex: a empregado bonzinho nunca discute o salário, nem reclama se fica um tempo a mais no trabalho FILOSOFIA

15 Abstração As representações ideológicas não se referem ao concreto, mas ao aparecer social. A sociedade uma e harmônica é portanto uma abstração Coisificação do ser humano FILOSOFIA

16 Lacuna Ocultação de algo que não pode ser explicitado, sob pena de desmascarar a ideologia É ilusória Ex: o salario paga o trabalhador – é oculta pois existe a mais-valia FILOSOFIA

17 Inversão Realidade invertida
Ex: se um filho de um operário não consegue evoluir é por causa incompetências, falta de vontade ou indisciplina. A dicotomia entre o trabalho intelectual e o trabalho braçal. FILOSOFIA

18 Alienação Para Marx a alienação se manifesta na vida do operário quando o produto do seu trabalho deixa de lhe pertencer. Ao vender a força de trabalho, não mais decide sobre o salario, o horário e o ritmo de trabalho. Por ser comandado de fora perde o centro de si mesmo. Alienado: alheio, estranho! FILOSOFIA

19 PONTOS IDEOLOGICOS POR MARX
Dialética como movimento interno de produção da realidade, cujo motor é a contradição Contradição estabelecida entre homens reais em condições históricas e sociais reais São as lutas de classes Ideologia: história e conceitos

20 Ideologia: história e conceitos
POR MARX Afirmação de que a realidade é histórica e, então, é reflexionante Religião: forma mais suprema de alienação humana A alienação dos homens reais em condições reais e não do espírito Ideologia: história e conceitos

21 PROCESSO POR QUE PASSA A MERCADORIA
Alienação: a mercadoria feita pelo próprio trabalhador não é valorizada como produto seu, mas do patrão, responsável pelas condições de trabalho Fetichismo: a mercadoria passa a ter vida autônoma Reificação: seres sob forma de coisa Ideologia: história e conceitos

22 EXEMPLO CONCRETO DE ALIENAÇÃO
Trabalho O trabalhador não se reconhece no produto Ou seja, condições do seu trabalho, fins reais e valor independem do produtor Ideologia: história e conceitos

23 EXEMPLO CONCRETO DE ALIENAÇÃO
Trabalho não depende do próprio trabalhador Depende do proprietário e das condições do trabalho oferecidas por ele Ideologia: história e conceitos

24 EXEMPLO CONCRETO DE ALIENAÇÃO
Produto surge como poder separado do produtor Este poder é o que domina e ameaça os trabalhadores Trabalho do produtor não é valorizado e serve ao desejo do seu patrão Ideologia: história e conceitos

25 FETICHISMO DA MERCADORIA
A mercadoria é um fetiche Existe em si e por si Tem vida própria e relaciona-se com outras mercadorias como se sujeitos sociais Ideologia: história e conceitos

26 Ideologia: história e conceitos
REIFICAÇÃO Seres humanos desaparecem Seres humanos existem sob a forma de coisas Os homens são transformados em coisas e as coisas transformadas em gente Ideologia: história e conceitos

27 CONSEQÜÊNCIA DESSE PROCESSO FANTÁSTICO
Alienação, fetichismo e reificação Atividades humanas realizam-se como se fossem autônomas ou independentes dos homens Dirigem e comandam a vida dos homens, sem que eles possam controlá-las Ideologia: história e conceitos

28 CONSEQÜÊNCIA DESSE PROCESSO FANTÁSTICO
Em uma palavra: as mercadorias surgem, não porque os homens, através do seu trabalho, fizeram-nas As mercadorias surgem porque elas, de forma única e independente, surgiram Ideologia: história e conceitos

29 SURGIMENTO DA IDEOLOGIA PARA MARX
Quando a divisão social do trabalhador separa o trabalho material do intelectual Essa separação dá aparente autonomia do trabalho intelectual frente ao material Ideias autonomizadas dominantes de uma época Trabalho intelectual como autonomia dos pensadores, ou seja, suas idéias Sua origem é a divisão da sociedade em proprietários e não-proprietários, explorados e exploradores Ideologia: história e conceitos

30 Ideologia: história e conceitos
O QUE FAZ A IDEOLOGIA? Transforma as idéias particulares da classe dominante em idéias universais. É, portanto, uma ilusão necessária à dominação Abstrai e inverte as idéias, resultando num conjunto de idéias e valores concatenados, aceitos pelos que se contrapõem à dominação real e que pretendem uma sociedade para tais idéias e valores Ideologia: história e conceitos

31 Ideologia: história e conceitos
CONCEITO DE IDEOLOGIA Não consiste em dar explicações racionais e universais Característica maior é o ocultamento das diferenças e particularidades reais Ocultamento da realidade real Ideologia: história e conceitos

32 Ideologia: história e conceitos
CONCEITO DE IDEOLOGIA Como texto teórico, possui uma coerência racional É necessário deixar “lacunas” para não dizer e esclarecer tudo, até porque não pode dizer tudo Impõe a conveniência daqueles que estão no poder Ideologia: história e conceitos

33 Ideologia: história e conceitos
CONCEITO DE IDEOLOGIA Forma utilizada pela classe que explora economicamente Por aqueles que mantêm seus privilégios Pela classe que domina politicamente Ideologia: história e conceitos

34 CONSCIÊNCIA A consciência humana é sempre social e histórica, e em grande parte determinada pelas situações concretas de nossa existência. Nossas ideias nascem de uma experiência social direta e esta sempre se oferece como uma forma de explicar a realidade tal como nos aparece ou como nos parece ser, ou seja, a experiência social imediata ou direta explica a sociedade e as relações sociais a partir de suas aparências, como se fossem a realidade. FILOSOFIA


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