A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?"— Transcrição da apresentação:

1 APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?
E COMO SOMOS VISTOS???

2 RETRATO DEFINIÇÃO: 1.Representação da imagem duma pessoa real, pelo desenho, pintura, gravura, etc., ou pela fotografia. 2. Figura, efígie (de alguém). 3. Fig. Pessoa muito semelhante a outra. 4. Fig. Modelo; exemplo. (Dicionário Aurélio).

3 OBS:Nas Artes Plásticas estudaremos em específico as quatro modalidades abaixo:
* Desenho; * Pintura; * Gravura; * Escultura.

4 ... Antes mesmo de conhecer a escrita, o Homem conhecia já a Arte. Os nossos antepassados mais longínquos procuravam exprimir-se artisticamente através da pintura e escultura, mesmo que com um leque de assuntos limitados (animais, cenas da vida quotidiana, representação mágica da realidade). Esta necessidade de expressão artística foi extremamente importante, na medida em que contribuiu para a consolidação dos conhecimentos que se têm hoje em dia sobre a Pré-história.

5 COMEMORAÇÃO OU LAMENTAÇÃO?
As cerimônias religiosas que combinavam dança, música e dramatizações, provavelmente desempenharam um papel importante na vida do homem pré- histórico. Estas cerimônias devem ter sido realizadas para reverenciar os deuses e pedir-lhes mais sucesso nas caçadas e lutas. As danças também podiam realizar-se por outras razões: como nascimento, curar um enfermo ou lamentar uma morte.

6 EGITO E A ERA DOS FARAÓS. Akhenaton Ramsés II e Nefertary

7

8 Imperador Constantino
O imperador Constantino foi ainda o responsável pela conciliação entre o Império e o cristianismo, a partir do Edito de Milão (313), que garantia a liberdade religiosa aos cristãos, que até então haviam sofrido intensas perseguições e que naquele momento representavam uma possibilidade de justificativa ao poder centralizado e ainda serviria para travar o movimento popular e de escravos, uma vez que a doutrina cristã reforçava a esperança de uma vida digna após a morte. Mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica ou conchas), formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.

9

10

11

12

13 AUTO-RETRATO É O RETRATO REALIZADO PELA PRÓPRIA PESSOA.
OU SEJA: é quando o artista ou pessoa por meio das artes plásticas retrata a si mesmo.

14 Dürer – Alemanha ( Renascimento)

15 REMBRANDT – HOLANDÊS (BARROCO)

16 Pablo Picasso – Espanhol (Cubismo)

17 VAN GOGH – HOLANDÊS. UMA MENTE INTRIGANTE
Não constituiu família, dificuldad e em custear a própria subsistênc ia ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidand o-se.

18 Objetos de estudo PAS. 1 – RETRATOS 2 – ESCULTURAS 3 – ARTE URBANA
4 – ARQUITETURA 5 – PINTURAS

19 1.1-ESTÉTICA E SUAS QUESTÕES SOCIAIS.
Rainha de Tunis -Quentin Massys. Moça com brinco de pérola – Veermer.

20 1.2 - FRIDA KHALO "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor".

21 “NÃO ESTOU DOENTE. ESTOU PARTIDA
“NÃO ESTOU DOENTE. ESTOU PARTIDA. MAS ME SINTO FELIZ POR CONTINUAR VIVA ENQUANTO PUDER PINTAR.“ "PENSARAM QUE EU ERA SURREALISTA, MAS NUNCA FUI. NUNCA PINTEI SONHOS, SÓ PINTEI MINHA PRÓPRIA REALIDADE".

22 2.1 - Estátua de Carlos Drummond de Andrade – Copacabana RJ.

23 2.2 O beijo – Waldemar Cordeiro.
O beijo é uma obra singular na produção de Waldemar Cordeiro, pois introduz questões inéditas em usar condição de objeto cinético eletromecânico. O beijo se destina... beija algo ou alguém. O beijo de Cordeiro, no entanto, direcionado virtualmente para o observador, nunca atinge aquele a quem teoricamente se destina, pois a imagem da boca estilha-se durante a ação e dispersão dos fragmentos rompe com uma possível fantasia carnal suscitado pela textura da boca fotografada, revelando cruamente a natureza mecânica do frio objeto que é, composto por fios, placas, hastes e engrenagens.

24 2.3 O meteoro e O Condor – Bruno Giorgi.
Palácio do Itamarati – Brasília. Mármore branco de carrara. Praça da Sé – São Paulo. Bronze

25 3.1 - GRAFITE DOS IRMÃOS GÊMEOS OTÁVIO E GUSTAVO PANDOLFO NO BAIRRO DO CAMBUCI SP.
Cada cidade possui sua característic a, sua história, mesmo quando possuem muitas coisas em comum.

26

27 4.1 - Stonehenge Simboliza um templo em adoração ao sol. Uma corrente de estudo afirma ser uma espécie de relógio astronômico.

28 4. 2 - Arquiteturas Piramidais.
Pirâmide de Machu Picchu Teatro Nacional de Brasília

29 O teto lembra um chapéu de freira
Igreja Nossa Senhora de Fátima ou A Igrejinha da 307/308 Sul (28/05/1958). O teto lembra um chapéu de freira Nas laterais, azulejos de Athos Bulcao.

30 4.4 - Henri Matisse Seu último trabalho foi o projeto de decoração de uma pequena capela na cidade montanhesa de Vence. Para a construção, despojada e banhada de sol, desenhou vitrais azulados e murais com finos traços negros sobre azulejos brancos.

31 5.1 Lagoa Santa - MG

32 ... Pinturas rupestres foram encontradas em paredões calcários de Lagoa Santa, Sete Lagoas, Montes Claros, Matozinhos... Peter Lund encontra mais de 12 mil fósseis na região de Lagoa Santa, coletados entre 1835 e Em 1837, encontrou, em Matozinhos, restos do homem fóssil. Seis anos depois, escava a Gruta do Sumidouro e acha vestígios de grandes animais extintos e restos humanos.

33 5.2 - Maurits Cornelis Escher
Sua construções representam preenchimento regular do plano. explorações do infinito. Metamorfoses - Padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente. Criação de planos com diferentes Formas.

34

35


Carregar ppt "APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google