A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS (PARTE I)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS (PARTE I)"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS (PARTE I)
LABORATÓRIO AVANÇADO DE FÍSICA 2010

2 RESULTADOS EXPERIMENTAIS
Qualitativo ou Quantitativo: Representação: valores numéricos; gráficos; imagens/vídeos; - Características: - Exatidão: revela o tão próximo o valor obtido é do valor esperado. - Precisão: a precisão de um resultado esta relacionada com a incerteza na sua obtenção;

3

4

5 TIPOS DE ERROS NA OBTENÇÃO DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS Falha humana;
Erro instrumental; Erro sistemático; Erro randômico; QUESTÕES PARA DISCUSSÕES 1 – Grandes incertezas significam na obtenção de um resultado experimental ruim? 2 – Precisão implica na realização de uma medida com boa exatidão? 3 – Identifique três formas de reduzir incertezas na obtenção de resultados experimentais.

6 COMO REALIZAR UMA BOA ANÁLISE EXPERIMENTAL
1 – Encontre o valor médio de cada medida experimental e a incerteza a ela associada, representado-as da forma correta; 2 – Resultados experimentais que dependem de outros resultados devem ser obtidos junto com suas incertezas através de métodos de propagação; 3 – Compare o seu resultado experimental com um valor esperado, aceito na literatura, ou obtido através de outro método. Compare-o com o valor esperado e faça a análise da diferença entre os valores, comparando-a com a incerteza relacionada com o seu experimento; 4 – Suas conclusões devem basear-se na análise do resultado final em comparação com outros resultados e na incerteza obtida. Faça uma análise coerente das possíveis fontes que levaram às incertezas no seu experimento. Sempre tente fazer uma proposta(s) para melhorar a qualidade dos resultados.

7 ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS (PARTE II) Regressão Linear
LABORATÓRIO AVANÇADO DE FÍSICA 2010

8 Regressão Linear

9 Regressão Linear e Método Gráfico
Peso do Pontos

10 Exemplo – Determinação do Zero Absoluto
P(mmHg) T(oC) 65 -20 75 17 85 42 95 94 105 127

11

12


Carregar ppt "ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS (PARTE I)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google