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Apresentação em tema: "https://haroldoxsilva.wordpress.com #23 -"— Transcrição da apresentação:

1 https://haroldoxsilva.wordpress.com #23 - haroldoxsilva@gmail.com
Pós-modernismo RECORTE HISTÓRICO Idade Antiga A compreende-se de cerca de 4000 a.C. até 475 d.C.quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. Idade Média A  é limitada entre o ano de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos e consequentemente a queda do Império Romano no Oriente. Idade Moderna É considerada de 1453 até 1789, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista. Idade Contemporânea Compreende-se de 1789 até aos dias atuais. Envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial. #23 -

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Pós-modernismo RECORTE HISTÓRICO Durante a Idade Média, as referências coletivas como a família, o povo e, principalmente, a religião eram o amparo para o homem e sua compreensão sobre o mundo. A religião detinha o poder de decisão sobre as ações humanas; por isso, ao mesmo tempo em que amparava o homem também o constrangia, retirando dele a capacidade de construir suas próprias referências internas. Nos séculos XIV e XV, surgiram novas formas de organização social, provocando uma crise social que culminou com a contestação das velhas tradições e o rompimento da ciência com a religião. O pensamento renascentista apregoava que o homem é capaz de decidir por si, que ele sente-se livre e coloca-se na posição de centro do universo, buscando objetividade nas suas experiências. #23 -

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Pós-modernismo RECORTE HISTÓRICO A explicação para os fenômenos naturais e o mundo deixou de ser determinada pelo sagrado e este se tornou um objeto de uso para o próprio homem, embora a crença em Deus permanecesse. O trabalho intelectual, a partir desse período, tornou-se mais intenso e individualizado e a religiosidade, uma decisão íntima. Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna. #23 -

4 Pós-modernismo FORMAS DE CONHECIMENTO CONTEMPORÂNEA
Encontramos quatro tipos importantes de formas de conhecimento da realidade: o filosófico, o religioso, o senso comum e a ciência. Cada uma dessas formas de compreender a realidade tem hoje uma função e um uso de acordo com a necessidade de cada pessoa, desde sua vida íntima até sua vida profissional. #23 -

5 Pós-modernismo FORMAS DE CONHECIMENTO CONTEMPORÂNEA
No entanto, até meados do século XVIII, considerava-se que apenas os fenômenos naturais seriam passíveis de mensuração e predição racional. Já os fenômenos sociais, as formas de organização da sociedade e as relações comerciais e mercantis eram explicados pelo fatalismo ou pelo determinismo divino. Essa mudança na forma de ver e perceber a realidade, trazida pelo surgimento do pensamento científico cartesiano no século XVII, alicerçou o aparecimento nos séculos seguintes das ciências sociais. Agora não apenas os fenômenos da natureza poderiam ser explicados pela razão, mas os fenômenos sociais seriam passíveis de verificação e predição, requisitos fundamentais para a organização da sociedade capitalista. #23 -

6 Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO
No entanto, até meados do século XVIII, considerava-se que apenas os fenômenos naturais seriam passíveis de mensuração e predição racional. Já os fenômenos sociais, as formas de organização da sociedade e as relações comerciais e mercantis eram explicados pelo fatalismo ou pelo determinismo divino. Essa mudança na forma de ver e perceber a realidade, trazida pelo surgimento do pensamento científico cartesiano no século XVII, alicerçou o aparecimento nos séculos seguintes das ciências sociais. Agora não apenas os fenômenos da natureza poderiam ser explicados pela razão, mas os fenômenos sociais seriam passíveis de verificação e predição, requisitos fundamentais para a organização da sociedade capitalista. #23 -

7 Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO
EPISTEMOLOGIA Disciplina filosófica que se propoe a estudar a natureza do conhecimento. Como podemos saber que de fato conhecemos os objetos? A realidade? A natureza? A divindade? Qual é a gênese do pensamento? Conhecemos efetivamente a realidade física ou apenas imagens e representações mentais dessa realidade? O conhecimento dos objetos é determinado pelas experiências sensíveis ou é mais determinado por nossas estruturas mentais? #23 -

8 Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO
PLATONISMO O platonismo é a corrente filosófica baseada no pensamento de Platão. Indica a filosofia de Platão e da sua escola, isto é, os filósofos que viveram entre o século IV a.C. e a primeira metade do século I a.C. Platão acreditava que as idéias eram mais perfeitas que a matéria. A principal característica é acreditar que realidade do pensamento (mundo das ideias) é melhor e mais perfeita do que a realidade vivenciadas no mundo material. #23 -

9 Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO O MITO DA CAVERNA PLATONISMO
Platão foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Ele nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C., foi seguidor de Sócrates e mestre de Aristóteles. O nome pelo qual ficou conhecido era possivelmente um apelido, aparentemente ele se chamava Arístocles. O MITO DA CAVERNA #23 -

10 Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO ARISTOTELISMO
Corrente filosófica desenvolvida por Aristóteles. Aristóteles. Atenas, 322 a.C. foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Aristóteles sustenta que o que está além de nossa experiência não pode ser nada para nós. Conhecer o mundo da experiência, foi um desejo ao qual Aristóteles se entregou . Assim, ele descreveu os campos básicos da investigação da realidade e deu-lhes os nomes com que são conhecidos até os nossos dias: lógica, física, política, economia, psicologia, metafísica, meteorologia, retórica e ética.  #23 -

11 ESSENCIALISMO X EXISTENCIAISMO
Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO ESSENCIALISMO X EXISTENCIAISMO Em linhas gerais o essencialíssimo é uma corrente filosófica que a firma que, a verdade está por detrás da realidade. E por sua vês, o existencialismo é a corrente filosófica que afirma que a realidade é quem forma a verdade. #23 -

12 Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO
EMPIRISMO Doutrina filosófica que defende que a fonte de todos os conceitos e conhecimentos humanos é a experiência sensorial (cinco sentidos). Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé. John Locke (Wrington, 29 de agosto de 1632 — Harlow, 28 de outubro de 1704) foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. #23 -

13 Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO
EMPIRISMO Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. John Locke (Wrington, 29 de agosto de 1632 — Harlow, 28 de outubro de 1704) foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. #23 -

14 Pós-modernismo TEORIAS DO CONHECIMENTO
RACIONALISMO Ainda que a "razão" seja um componente básico de todas as manifestações da filosofia ocidental, no pensamento moderno adquire característica e importância sem precedentes na história. René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de ) foi um filósofo, físico e matemático francês #23 -

15 Pós-modernismo O RENASCIMENTO E OS SEUS PROPONENTES
Há consenso entre os pensadores modernos ao dizer que o pós-modernismo é uma reação a cosmovisão moderna e ao projeto do Iluminismo tão íntimo dela. (Stanley J. Greens). Se guisemos entender o pós-modernismo, devemos primeiramente entender o modernismo. #23 -

16 Pós-modernismo O RENASCIMENTO E OS SEUS PROPONENTES XIV - XVII
<<Renascença>> é uma palavra francesa cujo significado é renascimento ou reavivamento. O Renascimento designa um período histórico que foi, em certo sentido, ambas as coisas: Houve um renascimento do período clássico a exemplo das antigas civilizações grega e romana após o período chamado de “Era das Trevas”. Os pensadores da Renascença eram humanistas no sentido de que haviam aderido aos valores humanos manifestos nos escritos clássicos. A Renascença é um retorno aos clássicos. #23 -

17 Pós-modernismo O RENASCIMENTO E OS SEUS PROPONENTES XIV - XVII
Leonardo da Vinci ( ), Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo. Suas obras de arte baseavam-se nas pinturas científicas a partir de minuciosas observações da natureza – essa abordagem científica está presente nas seguintes obras: “Última Ceia” (Santa Ceia) e “A Gioconda” (ou Monalisa). Na arquitetura, destacou-se Fillipo Brunelleschi ( ). Suas principais obras foram o projeto da cúpula da Catedral de Santa Maria del Friore e o Palácio de Pitti, ambos em Florença. #23 -

18 Pós-modernismo O RENASCIMENTO E OS SEUS PROPONENTES XIV - XVII
Michelangelo Buonarroti se destacou por sua produção artística nas áreas da pintura e também das esculturas. Na pintura, podemos destacar os afrescos realizados no teto da Capela Sistina, na cidade do Vaticano, principalmente a retratação do episódio do gênesis, a Criação de Adão. Suas esculturas mais famosas foram Davi e também Pietá, esta representando Maria com Jesus morto em seu colo #23 -

19 Pós-modernismo O RENASCIMENTO E OS SEUS PROPONENTES XIV - XVII
<<Renascença>> é uma palavra francesa cujo significado é renascimento ou reavivamento. O Renascimento designa um período histórico que foi, em certo sentido, ambas as coisas: Houve um renascimento do período clássico a exemplo das antigas civilizações grega e romana após o período chamado de “Era das Trevas”. Francis Bacon surge no cenário do conhecimento como um transição entre a Renascença e o Iluminismo. Filosofo e cientista inglês, Francis Bacon ( ) A Nova Atlântida . Bacon descrevia a sociedade Ideal, acima de tudo as pessoas olhariam para a ciência como provedora da chave para a felicidade. #23 -

20 Pós-modernismo O RENASCIMENTO E OS SEUS PROPONENTES XIV - XVII
Defendia que o objetivo da ciência era o de dotar os homens de poder. Axioma de Bacon: “Saber é Poder”. Para Bacon o saber atua como um agente de intermediação do poder em meio as circunstâncias; ele tem a capacidade de modificar nossas circunstâncias de modo que sejam confirmadas aos nossos desejos. Ele antecipou a iniciativa que tiraria vantagem do método cientifico como meio de alterar o ambiente para nosso bem estar. Filosofo e cientista inglês, Francis Bacon ( ) A visão de Bacon lançou os fundamentos da sociedade tecnológica moderna. #23 -

21 Pós-modernismo O ILUMINISMO E SEUS PROPONENTES XVIII
A história intelectual do ocidente passou por um período de grande fermentação que se estendeu de 1650 a De modo geralmente conhecido como Iluminismo, oi Idade da Razão. A Idade da Razão deu inicio à era moderna Desde Agostinho até a Reforma, os aspectos intelectuais da civilização ocidental foram regidos por teólogos e por reflexões teológicas. Em geral, todos os teólogos e filósofos concordavam que a realidade era um todo ordenado. Na modernidade o Iluminismo Rompeu de maneira permanentemente radical, a cosmovisão teológica da Idade Média, e apurada pela Reforma. #23 -

22 Pós-modernismo O ILUMINISMO E SEUS PROPONENTES XVIII
No Iluminismo o Antropológico supera o Teológico. A Idade da Razão desalojou Deus do seu posto elevado nos céus, e o trouxe até o mundo dos negócios humanos . O Iluminismo foi, acima de tudo um produto da revolução filosófica. Essa revolução foi iniciada por René Decarte ( ) com a elaboração de um método de investigação que facilitasse a compreensão da verdade social. O Iluminismo foi, acima de tudo um produto da revolução filosófica. Essa revolução foi iniciada por René Decarte ( ) com a elaboração de um método de investigação que facilitasse a compreensão da verdade social. #23 -

23 Pós-modernismo O ILUMINISMO E SEUS PROPONENTES XVIII
No Iluminismo o Antropológico supera o Teológico. A Idade da Razão desalojou Deus do seu posto elevado nos céus, e o trouxe até o mundo dos negócios humanos . O Iluminismo foi, acima de tudo um produto da revolução filosófica. Essa revolução foi iniciada por René Decarte ( ) com a elaboração de um método de investigação que facilitasse a compreensão da verdade social. O Iluminismo foi, acima de tudo um produto da revolução filosófica. Essa revolução foi iniciada por René Decarte ( ) com a elaboração de um método de investigação que facilitasse a compreensão da verdade social. #23 -

24 Pós-modernismo O ILUMINISMO E SEUS PROPONENTES XVIII
O Iluminismo foi uma revolução cientifica . Foi fundamental para o novo pensamento da mudança cosmológica introduzida pela afirmação de Copérnico de que a terra não era o centro do universo. Esta descoberta, e as que se seguiram a ela, solaparam paulatinamente o modelo medieval do cosmo como estrutura de três andares. A ciência medieval, seguindo Aristóteles, privilegiava a especulação filosófica. No Iluminismo a ciência adquire um padrão cada vês menos especulativo para adorar um padrão cada vês mais verificável. O Ponto alto dessa revolução científica foi o trabalho de Isaac Newton ( ). O universo de Newton era uma máquina organizada. Isso podia ser dito porque essa máquina seguia leis observáveis. #23 -


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