A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima."— Transcrição da apresentação:

1 ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima

2 Biografia de Émile Durkheim:
Émile Durkheim ( ) foi sociólogo francês. É considerado o pai da sociologia moderna. É criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos.

3 Os Fatos Sociais “os fatos sociais são coisas”
O fato social é independente e exterior ao indivíduo, capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo. Exemplos: - Regras jurídicas e morais de uma sociedade, seus dogmas religiosos, seus sistemas financeiro e até mesmo seus costumes.

4 Princípios básicos dos fatos sociais:
A coercitividade: é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os, através do constrangimento, a conformarem-se às regras impostas pela sociedade em que vivem. A coerção é constatada pelas sanções (punições) que serão impostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar.  Exemplos – família, escola, religião, empresa

5

6 A exterioridade: padrões exteriores aos indivíduos e independentes de sua consciência.
Exemplos - as diversas leis, portarias, decretos, etc. além disso, temos a influência das religiões e a mídia em geral com sua forte influência sobre a vida da população (em geral alienada), tais como a música, a televisão, os filmes, as novelas, a propaganda, internet, etc.

7

8 A generalidade: os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.  Exemplo - uso do uniforme

9

10 Solidariedade mecânica:
Prevalece nas sociedades "primitivas" ou arcaicas (agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs); os indivíduos que as integram aceitam sem questionamento todos os valores, tradições e costumes da tribo; o grupo compartilha os mesmos valores e crenças, o que assegura a coesão social. É uma sociedade mais conservadora.

11 Solidariedade orgânica:
Característica das sociedades ditas "modernas" ou "complexas“. Neste modelo, cada indivíduo tem uma função e depende dos outros para sobreviver. A Solidariedade Orgânica é fruto das diferenças sociais, já que são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência.  O indivíduo é socializado porque, embora tenha sua individualidade, depende dos demais e, por isso, se sente parte de um todo. Os membros da sociedade onde predomina a Solidariedade Orgânica estão unidos pelo laço oriundo da divisão do trabalho social.

12

13 DIREITO E ANOMIA

14 Sociedades simples: Todos se conhecem;
A coesão é garantida por meio de um conjunto de princípios e de um conjunto de regras. Punição aquele que, com sua transgressão, ofende todo conjunto.

15 Sociedades complexas:
Precisamos ser solidários não por que somos iguais, mas justamente por que somos diferentes. Também convivemos com regras e normas; A falta, o rompimento a regra não atinge e coletivo, e sim as pessoas separadamente. DESEQUILIBRIO Individualismo exacerbado: os indivíduos só pensam em si anomia moral: ausência de norma, falta de regras e de limites.

16 Ética e mercado São as regras morais que podem garantir à sociedade um princípio de justiça. Para Durkheim devemos voltar nossa atenção para o mercado de trabalho, afinal é lá que homens e mulheres passam a maior parte de seu tempo.


Carregar ppt "ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google