A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Prof. Carlos GEO Grupo SEB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Prof. Carlos GEO Grupo SEB."— Transcrição da apresentação:

1 História Prof. Carlos GEO Grupo SEB

2 Parte II Brasil: A República entre 1889 e 1930 Capítulo I Brasil: as oligarquias no poder

3 Brasil: as oligarquias no poder
Objetivos - Analisar as relações entre o Estado republicano e os interesses econômicos em jogo durante a Primeira República - Reconhecer as motivações dos movimentos sociais desse período - Associar a modernidade brasileira ao desenvolvimento industrial - Identificar o crescimento das mobilizações operárias

4 1. Uma República oligárquica - Proclamação da República: 15/11/ Golpe militar - Política do Café com Leite: alternância do poder entre o PRP e o PRM - Coronéis: grandes proprietários de terra que detinham o domínio político do país. - Fraudes eleitorais e voto não secreto: voto de cabresto - Nepotismo - Política dos governadores: troca de favores entre coronéis, governadores e presidente.

5 1.1 Os excluídos se revoltam - Condições de opressão e pobreza: longas jornadas, trabalho infantil, salários baixos, habitações miseráveis, opressão policial. - As manifestações foram influenciadas pelo misticismo (no campo) e pelo anarquismo e socialismo (nas cidades) - Romaria em Juazeiro ( ) - Juazeiro do Norte - CE - Manifestações de misticismo - Pe. Cícero Romão Batista: fama de milagreiro - > hóstia em sangue - Excomungado como herege. - Envolve-se com questões políticas e torna-se prefeito.

6 2. Revolta da Vacina - Início do século XX: condições de saúde precárias. - Situação mais grave em cidades portuárias, como Rio de Janeiro e Santos. - Prioridades: higiene e saneamento urbano - Reurbanização: criação de avenidas, destruição de cortiços, dispersão dos trabalhadores (enfraquecendo os movimentos sociais). - Osvaldo Cruz: médico diretor da Saúde Pública do Rio de Janeiro durante o governo de Rodrigues Alves. - Objetivo: acabar com a febre amarela e a varíola - Os mata-mosquitos e a vacinação obrigatória - Rejeição popular e revolta (12-15/11/1904) - População se encontrava insatisfeita com a falta de emprego, a fome, o abuso do poder e a desapropriação das propriedades para modernização da cidade. A vacinação foi apenas o estopim mortos, dezenas de feridos, aprox presos.

7 3. Rebelião da Marinha - Revolta da Chibata - Marinheiro Marcelino Rodrigues: 250 chibatadas por desentendimento com um cabo - João Cândido, o Almirante Negro: líder da revolta - Apoderam-se dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo, na Baía de Guanabara - Pelo fim dos castigos corporais (faltas leves, reclusão; graves, chibatadas), melhoria da alimentação e anistia para os rebeldes. - Oficiais resistentes mortos e ameaça de bombardear a cidade. - 4 dias depois, o presidente marechal Hermes da Fonseca abole os castigos físicos e concede anistia aos rebeldes que se entregassem - Meses depois, rebelião forjada pelos oficiais para incriminar os marinheiros. Governo volta a reprimir os rebeldes: 17 são enviados ao presídios da ilha das Cobras (só João Cândido sobreviveu), 105 foram enviados à Amazônia e 9 foram fuzilados durante a viagem.

8 4. Uma guerra camponesa (1912 – 1916) - Guerra do Contestado - Paraná e Santa Catarina, em uma área de litígio entre os estados - Motivos: falta de terras para trabalhar e a construção de uma estrada de ferro SP-RS, que passaria pela região - Provocou a desocupação de terras e expulsão da população - O cunho religioso e José Maria: a criação de um novo mundo - Perseguição aos fiéis - 20 mil camponeses x Exército - Termina com a prisão de Adeodato, chefe do último reduto rebelde.

9 5. A economia da Primeira República
- Início do século XX: país agrário exportador - Principal produto: café / Principais produtores: São Paulo e Minas Gerais - Grande produção + Pouca procura = queda dos preços - Acordo entre os cafeicultores e o governo: se o preço baixasse no mercado internacional, o governo comprava o estoque excedente de café. 5.1 A indústria ganha força - Diversificação da economia: os próprios cafeicultores de SP passaram a investir em outros setores. - Imigração europeia - Investimentos externos na modernização da infraestrutura de serviços (implantação de estradas e rede bancária) - Crescimento das indústrias (XIX-XX): 200 – estabelecimentos - Muitos operários imigrantes - Processo de substituição de importações - Setor têxtil e alimentício

10 6. Os trabalhadores em ação - Expansão das fábricas = expansão dos movimentos dos trabalhadores - Ideais políticos (anarquistas e socialistas) por melhores condições de trabalho eram trazidas pelos imigrantes. Barreira: falta de legislação - Caso de polícia: os movimentos tiveram grande repressão. Prisão de líderes ou expulsão, caso imigrantes : Primeiro Congresso Operário Brasileiro, fundação da COB, criação de jornais trabalhistas. - Anarcossindicalismo: corrente política vigente entre os operários brasileiros decorrente do anarquismo, que atribui particular importância à ação dos sindicatos como instrumento de luta contra o Estado e a sociedade burguesa : Socialismo passa a vigorar, influenciado pela Revolução Russa.

11 6.1 As grandes lutas de Julho/ SP: Primeira grande greve no Brasil - Iniciou-se em fábricas têxteis; dominou a cidade por 3 dias. - Realização de comícios com 50 mil pessoas - Reivindicação por melhores salários e condições de trabalho. - Resultado: 20% de aumento e fim da greve. - Ocorreram greves em outras regiões e Rio entre As greves contribuíram para: - a promoção de debates sobre os rumos do movimento sindical - avanço das ideias socialistas - formação do Centro Comunista do Rio de Janeiro, e posteriormente do Partido Comunista do Brasil.

12 VÍDEO https://www. youtube. com/watch
VÍDEO (não achei nenhum legal. Esse é uma música falando sobre as revoltas. Tem a letra na descrição no vídeo lá no youtube)


Carregar ppt "História Prof. Carlos GEO Grupo SEB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google