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Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura - Turma A Efeito Pigmalião: obsessão do artista pela própria.

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1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura - Turma A Efeito Pigmalião: obsessão do artista pela própria obra Camila Cardozo

2 Características da oficina
Duração: 6 horas (4 encontros de 90 minutos cada) Público-alvo: Adultos - Estudantes das áreas de Letras, Artes, Psicologia e afins. Recursos necessários: datashow, folhas A4, lápis de escrever e para desenho (coloridos e de sombra), cópias dos textos escritos.

3 Objetivos Integração entre psicologia e arte por meio de um tema específico - efeito Pigmalião, também conhecido como efeito Rosenthal; Desenvolver o olhar crítico dos participantes para as artes visuais, a literatura e o cinema; Autoria dos participantes em resposta ao tema da oficina, de forma criativa, por meio de texto escrito ou imagético.

4 1º dia - Introdução ao tema
Apresentação do mito de Pigmalião a partir da pintura de Jean-Léon Gérôme, Pigmalião e Galateia, e da escultura homônima de Auguste Rodin; Introdução ao conceito de efeito Pigmalião (ou efeito Rosenthal), da psicologia. Duração: 50 minutos

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6 1º dia “Por que não falas?” - escultura Moisés de Michelangelo comentada; Atividade: Debate acerca da hipótese de efeito Pigmalião em Michelangelo (em pequenos grupos). Duração: 40 minutos

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8 2º dia Atividade 1: Leitura e discussão do conto O retrato oval, de Edgar Allan Poe. Atividade 2: Produção escrita - análise do conto com base no mito de Pigmalião e no conceito psicanalítico apresentado no primeiro dia. Duração: 90 minutos

9 3º dia Leitura do quadro Maja desnuda, de Francisco Goya;
Atividade 1: Leitura do conto Maja desnuda, de Anaïs Nin; Atividade 2: Debate - análise comparativa das “majas”, efeito Pigmalião no personagem Novalis e comparação entre as musas e os pintores nos contos de Anaïs Nin e Poe. Duração: 90 minutos

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11 4º dia - Cinema e Produto final
Exibição de cenas do filme A noiva estava de preto, de François Truffaut, com o pintor Fergus e a modelo Julie, personagem principal; Atividade 1: análise da cena por escrito - busca por elementos do efeito Pigmalião; Atividade 2: debate - os participantes compartilham suas ideias a partir das análises escritas. Duração: 50 minutos

12 Produto final: os participantes podem optar pela produção de um texto escrito ou imagético:
Opção 1 - Criação de narrativas em torno da cena do filme, que poderão ser publicadas - com o consentimento dos autores. Opção 2 - Cada participante poderá criar uma ilustração por conto lido na oficina, ou uma única ilustração que represente ambos. As obras poderão ser expostas no local da oficina (espaço cultural), se os autores consentirem. Duração: 40 minutos

13 Referências: NIN, Anaïs. Pequenos Pássaros. Porto Alegre: L&PM Editores, 2005. POE, Edgar Allan. A carta roubada. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. TRUFFAUT, F. A noiva estava de preto. [Filme-vídeo]. Produção de Dino de Laurentiis Cinematografica. Direção de François Truffaut. França, h47min. https://www.museodelprado.es/goya-en-el-prado/obras/ficha/goya/la-maja-desnuda/


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