A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR
Pedro Gonçalves Faro, 21 de Setembro de 2010

2 Plano de Sessão Introdução às “Migrações”: áreas envolvidas, duração, causas e consequências. Apresentação da Actividade n.º 1 e definição de grupos de trabalho. Jogo “Migrações”

3 MODELOS de URBANISMO e MOBILIDADE

4 Mobilidade? s. f. 1. Qualidade de móvel.
2. Agitação (do que se move com animação). 3. Fig. Facilidade em mudar de expressão. 4. Fig. Versatibilidade, inconstância. © 2010 Priberam Informática, S.A.

5

6 Áreas envolvidas Internas Externas ou Internacionais Intercontinentais
Intracontinentais

7 Duração Definitivas Períodos superiores a 1 ano Temporárias Até um ano
Sazonais por exemplo, 3 meses de Verão

8 Êxodo Rural Consiste na ida das populações do campo (espaço rural) para os centros urbanos; Adultos jovens (em idade de procriar ou jovens pais). O exemplo do Algarve nas décadas de 60 e 70.

9 Movimentos pendulares
Mobilidade Migrações Movimentos pendulares Para onde? Interior Exterior IMIGRAÇÃO para dentro EMIGRAÇÃO para fora

10 Causas das Migrações Económicas Naturais Étnicas Religiosas Políticas
Sociais Ambientais

11 Consequências das Migrações
A saída das pessoas em busca de melhores condições sócio-económicas a emigração: Altera o equilíbrio demográfico Introduz alterações na estrutura sócio-económicas do país Cria contrastes cada vez mais marcados entre regiões

12 Consequências das Migrações
Reflecte-se na estrutura etária da população Área de Origem Envelhecimento da população Diminuição da população activa (estes é que emigram!) Área de Destino Aumento da natalidade (imigrantes com idade de procriar) Rejuvenescimento da população Concentração de força de trabalho => riqueza do respectivo país?

13 Consequências da Emigração
Para o país de Origem Para o país de Destino Positivas Negativas Entrada de divisas (Portugueses nos 60’s) Difusão de novas ideias Concentração fundiária (Criação de grandes latifundiários - alimentar) Perda de mão de obra com plena capacidade produtiva Envelhecimento da população e diminuição das taxas de natalidade Desequilíbrio entre os géneros, já que a maior parte dos emigrantes são homens. Aumento da disponibilidade de mão-de-obra Rejuvenescimento da população, reflectindo-se numa maior capacidade empreendedora e na dinamização da economia. Aumento das taxas de desemprego Problemas habitacionais que levam à proliferação de bairros clandestinos (ou “de lata”)

14 Densidade Populacional Índice de envelhecimento
Actividade n.º 1 Os grupos (A, B, C, D, E) devem elaborar um trabalho (máximo com caracteres) que caracterize a sua Região, com base nos seguintes indicadores: População residente Densidade Populacional Taxa de natalidade Taxa de mortalidade Índice de envelhecimento Não esqueça de apresentar alguns factores (clima, gastronomia...) que tornem a sua Região atractiva.

15 STC_6 – Devem clicar/seleccionar esta hiperligação. Aqui receberão novas indicações.

16 Regras do Jogo Adaptado do “Jogo das Migrações” de Emília Cabral
Equipas formadas por 2/3 elementos. Cada equipa terá o direito a responder a uma questão. O tempo limite de resposta é de 1 minuto. Cada resposta correcta vale 4 pontos. Se uma equipa errar, a equipa seguinte, se responder correctamente, recebe 2 pontos extra, para além dos 4 pontos da resposta correcta. Se uma equipa responder fora do tempo, perderá 4 pontos. Ganha a equipa que obtiver mais pontos.

17 TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR INTERVALO
Pedro Gonçalves Faro, XX de Setembro de 2010


Carregar ppt "TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google