A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Sunna – Tradição – É o conjunto dos atos, comportamentos e palavras de Maomé, do jeito que foram contados por seu discípulos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Sunna – Tradição – É o conjunto dos atos, comportamentos e palavras de Maomé, do jeito que foram contados por seu discípulos."— Transcrição da apresentação:

1  Sunna – Tradição – É o conjunto dos atos, comportamentos e palavras de Maomé, do jeito que foram contados por seu discípulos.

2  Qiyâs – Raciocínio por analogia – É também considerado como uma fonte da Lei revelada; serve para fechar as lacunas de outras fontes

3

4

5

6

7

8  Sólon foi um dos representantes máximos da cultura de Atenas. Além de um dos fundadores da democracia ateniense, é bem conhecido como legislador e como poeta lírico.  Viveu entre o fim do século VII a.C. e primeira metade do século VI a.C. De origem nobre mas de família empobrecida (consta que descendia de Codro, um dos antigos e lendários reis de Atenas, além de ter sido um dos sete sábios da Grécia)

9  Consta que sempre agiu com firmeza, moderação, sabedoria e integridade; sendo conciliador por natureza.  Foi eleito arconte (uma espécie de chefe ou governante) de Atenas em 594, e a partir daí, iniciou uma série de reformas políticas, além de organizar o exercício do poder nas diversas categorias sociais.

10  Anistiou as dívidas dos camponeses  Proibiu a escravidão por dívida  Aboliu a hipoteca sobre pessoas e bens  Libertou os pequenos proprietários que se encontravam escravizados, e impôs limites à extensão das propriedades agrárias, diminuindo os poderes e arbitrariedades da nobreza.  Reestruturou as instituições políticas, deu direito de voto aos trabalhadores livres sem bens e codificou o direito, além de promulgar uma legislação especial sobre o uso de águas de fontes públicas.

11  Criou um conselho de 400 membros, instituiu o tribunal popular e quebrou o monopólio dos eupátridas sobre os cargos de alta magistratura.  Qualquer pessoa podia apelar das decisões dos tribunais ( garantia do duplo grau de jurisdição, direito de recorrer)  Suprimiu a servidão por dívidas  Estabeleceu o testamento e a adoção  Instaurou uma Democracia moderada

12  No direito de família, houve proibição do pai vender as filhas.  A miséria do povo foi mitigada com o desagravo, com o perdão aos mais pobres de parte de seus delitos.  Os magistrados presidiam, cabendo ao povo julgar como uso de pedrinhas  Sólon obteve o juramento do povo que as leis feitas por ele não seriam mudadas no prazo de dez anos


Carregar ppt " Sunna – Tradição – É o conjunto dos atos, comportamentos e palavras de Maomé, do jeito que foram contados por seu discípulos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google