A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS"— Transcrição da apresentação:

1 CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
PROFª DRA. MARIA DA CONCEIÇÃO PARENTE JARDIM

2 CORRENTES TEÓRICAS Na discussão da didática universitária e seu significado na formação de professores desse nível de ensino, é preciso levar em conta as correntes teóricas subjacentes às ações didático-pedagógicas dos professores pensando o ensino superior como um espaço de ensino e aprendizagem de professores e alunos. Faz-se necessário o conhecimento das diferentes correntes teóricas que embasam essas ações didáticas e que, decorrentes de determinadas concepções de homem e mundo, nos ajudam a compreender nossas formas de nos aproximarmos do conhecimento – consequentemente, das formas por meio das quais nossos alunos aprendem.

3 CORRENTES TEÓRICAS Considerar a relação homem/natureza e a relação homem/cultura/conhecimento é buscar compreender como o homem chega a conhecer e a produzir cultura, explicando como essas relações ocorrem. Dependendo da visão de mundo existente em determinada situação sócio-histórica, as teorias evoluem ou se modificam, conforme se mostram capazes, ou não, de explicar a realidade.

4 Continuação... Assim sendo, as diferentes teorias psicológicas oferecem tais explicações com base na maior ou menor ênfase dada, ora do sujeito que conhece, ora ao do objeto a ser conhecido, quanto ao objeto. Os conhecimentos disponíveis ou a serem elaborados são explicados, portanto, de acordo com a visão que se tem a respeito da relação sujeito/objeto.

5 Continuação... Essas teorias recebem denominações diferentes, conforme acentuem a predominância ou inter-relação de aspectos próprios do sujeito ou próprios do objeto. Quando há predominância dos fatores do sujeito-são inerente ao homem - Inatismo; Quando há predominância dos fatores ligados ao objeto – Ambientalismo; Quando há interação entre o sujeito e o objeto, de modo que um constitui o outro. - Interacionismo

6 INTERACIONISMO Várias correntes foram elaboradas:
O Construtivismo – Jean Piaget, propondo que a construção do conhecimento se dá na e pela ação do sujeito; O Sociointeracionismo – Vallon e Vygotsky, acreditando que o conhecimento seja construído na e pela interação social- ( pessoais, sociais e culturais)


Carregar ppt "CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google