A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Karen Neves Olivan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Karen Neves Olivan"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Karen Neves Olivan
Colégio Cruz e Sousa Profª. Karen Neves Olivan A POESIA ROMÂNTICA

2 Arcadismo (Setecentismo)
Barroco (Seiscentismo) Literatura de informação Pré-modernismo Romantismo Realismo-Naturalismo Parnasianismo Simbolismo 1ª geração modernista 2ª geração modernista 3ª geração modernista Literatura contemporânea ERA COLONIAL ERA NACIONAL

3 A POESIA ROMÂNTICA Quinhentismo (1500-1600)
Barroco ou Seiscentismo ( ) * Predomínio da subjetividade. * Influência da Contra-reforma. * Oposição. * Medievalismo x Paganismo. * Homem em conflito. * Predileção pela ordem inversa. * Linguagem complexa. Arcadismo ou Setecentismo ou Neoclassicismo ( ) * Predomínio da objetividade. * Influência das idéias Iluministas. * Equilíbrio. * Paganismo. * Homem em equilíbrio. * Predileção pela ordem direta. * Linguagem simples. ERA COLONIAL

4 A POESIA ROMÂNTICA Momento histórico:
Guerras napoleônicas (desdobramento da Revolução Francesa). O legado da 1ª Revolução Industrial. O liberalismo francês. A vinda da família real portuguesa para o Brasil. O período Joanino ( ). A Independência (1822).

5 EUGÈNE DELACROIX. A liberdade guiando o povo. 1830.

6 A POESIA ROMÂNTICA Aspectos centrais:
Liberdade de criação e de expressão – a liberdade de pensamento e de criação faz do romântico um opositor natural do Classicismo e do Neoclassicismo (Arcadismo). Sentimentalismo – supervalorização do amor – o coração é a medida mais exata da existência; o amor é o valor supremo da vida. Idealização – a fuga da realidade vai se manifestar ora pela criação de um mundo ideal (cenários maravilhosos, exóticos e luxuosos), ora pela morte. Agradar ao público – a literatura romântica reflete o gosto burguês da época, público consumidor-leitor das obras.

7 A POESIA ROMÂNTICA Aspectos centrais:
Forte nacionalismo – valorização do passado histórico, da cor local, orgulho pela pátria (ufanismo). Culto à natureza – a natureza exótica, exuberante e riquíssima, vista como inspiração, motivo de orgulho, refúgio onde o poeta busca conforto e identidade, espelho que reflete o estado da alma do artista. A todos esses sentimentos acrescenta-se a religiosidade, que vê a natureza como expressão da força divina. Indianismo – o indígena é a figura idealizada do herói nacional: valoroso, nobre, defensor e servidor da mulher amada, que o torna um personagem mítico, com características do herói branco, de cavaleiro medieval.

8 A POESIA ROMÂNTICA ARCADISMO ROMANTISMO
Modelos clássicos seguidos com certo rigor – maior disciplina Formas poéticas fixas A arte tende ao geral, ao universal Inspiração na Antiguidade Clássica – paganismo Certa elitização – erudição Impessoalidade, objetividade Apelo à inteligência – predomínio da razão Homem em equilíbrio A natureza é decorativa Não há modelos as serem seguidos com rigor – maior liberdade Versificação mais livre A arte tende ao particular, individual Inspiração na Idade Média – cristianismo Motivos mais populares Pessoalidade, subjetividade Apelo à imaginação, à sensibilidade – predomínio da emoção Homem em liberdade A natureza é expressiva

9 A POESIA ROMÂNTICA 3 gerações 1ª Geração – aspectos essenciais:
Produzida pelos viajantes que aqui estiveram. Influências de Jean-Jacques Rousseau (o mito do bom selvagem). Predomínio do nacionalismo e patriotismo. Indianismo e culto à natureza. Forte religiosidade. Poesia amorosa, idealizante e marcadamente sentimental.

10 A POESIA ROMÂNTICA 1ª Geração – principais autores e obras:
Gonçalves de Magalhães Poeta de importância mais histórica do que literária. Suspiros poéticos e saudades (1836). A confederação dos Tamoios (poema épico). Gonçalves Dias Um dos poetas fundamentais da literatura brasileira. Principais obras foram de poesia indianista e poesia lírico-amorosa (frustração no amor / natureza e saudades de sua terra natal). Primeiros Cantos Segundos Cantos Últimos Cantos Os timbiras (poesia) Leonor de Mendonça (teatro)

11 A POESIA ROMÂNTICA Jean Baptiste Debret – Chefe de bororenos partindo para uma expedição guerreira

12 A POESIA ROMÂNTICA 2ª Geração – aspectos essenciais:
Também chamada de geração byroniana ou Ultra- Romantismo. Influências de Lord Byron (principalmente), Musset e Lamartine. Subjetivismo, egocentrismo, tendendo ao sonho e à evasão (fuga) da realidade. Temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio. Forte tendência para o devaneio, o erotismo difuso ou obsessivo, a melancolia, o tédio, o pessimismo e insatisfação. Obsessão pela imagem da morte. O medo de amar, o amor platônico e irrealizado.

13 A POESIA ROMÂNTICA 2ª Geração – principais autores e obras:
Álvares de Azevedo O maior nome da 2ª geração. Obra influenciada por Lord Byron e por Musset, dos quais herdou as características do spleen (sarcarmos, ironia e autodestruição). Obra traz o amor idealizado e que nunca se materializa: daí a frustração, o sofrimento e a dor. Lira dos vinte anos (poesia). Noite na taverna (contos). Macário (teatro).

14 A POESIA ROMÂNTICA 2ª Geração – principais autores e obras:
Casemiro de Abreu Apesar de pouca qualidade técnica, fez sucesso na época. Temas: saudade, infância, família e amor platônico. Seus últimos poemas são marcados pelo pessimismo. As Primaveras. Junqueira Freire Obra composta de 2 livros que refletem as contradições e atribulações de sua vida. Temas: vida religiosa x vida mundana; obsessão pela morte. Inspirações do claustro. Contradições poéticas.

15 A POESIA ROMÂNTICA 2ª Geração – principais autores e obras:
Fagundes Varela Autor de transição entre a 2ª e a 3ª gerações. Sua obra abrangeu quase todos os temas do Romantismo. Uma 1ª fase de sua obra engloba as produções da década de 60, em que se misturam o mal-do- século, o patriotismo, a luta abolicionista, a natureza e a morte. Sua 2ª fase, início da década de 70, caracteriza-se pelo misticismo religioso. A religião torna-se seu escape, uma espécie de redenção de seus sofrimentos pessoais.

16 A POESIA ROMÂNTICA Goya – A mulher vestida

17 A POESIA ROMÂNTICA 3ª Geração – aspectos essenciais:
Inspiração no profetismo de Víctor Hugo. Também considerada como Geração Condoreira ou Condoreirismo – estilo grandiodo, retórico, com uma linguagem que visa à grandiloqüência. Contempla as produções poéticas dos momentos finais do Romantismo no Brasil e muito próximas do Realismo. É a poesia social e libertária do Romantismo, que se volta para as temáticas sociais e políticas. O amor platônico perde espaços, que vão sendo ocupados por manifestações mais sensuais e até eróticas de amor; a mulher se apresenta mais real e palpável.

18 A POESIA ROMÂNTICA 3ª Geração – principais autores e obras:
Castro Alves O amor some da 3ª geração Sua poesia, além de apresentar o caráter individualista e amoroso, também é de cunho social, abolicionista e liberal Castro Alves abandona a visão platônica e imaginária da 2ª geração e adota uma postura em que se destaca o sensualismo ousado, carnal da experiência amorosa plena. Espumas flutuantes A cachoeira de Paulo Afonso Os escravos (poesia) Gonzaga ou Revolução de Minas (teatro)

19 Johann Moritz Rugendas - Navio Negreiro
A POESIA ROMÂNTICA Johann Moritz Rugendas - Navio Negreiro

20 Profª. Karen Neves Olivan
Colégio Cruz e Sousa Profª. Karen Neves Olivan FIM A POESIA ROMÂNTICA


Carregar ppt "Profª. Karen Neves Olivan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google