A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino – As abordagens do processo de Ed

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino – As abordagens do processo de Ed"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino – As abordagens do processo de Ed
Ensino – As abordagens do processo de Ed. Pedagogica e Universitaria Autora: Maria da Graça N. Mizukami Capítulo 3 Abordagem Humanista

2 Características Gerais
Consideram-se as tendências ou enfoques encontrados predominantemente no sujeito. No Brasil, os principais autores que trabalharam neste tema: ⋞ A. Neill – coloca o sujeito como principal elaborador do conhecimento humano. ⋞ C. Rogers – o ensino centrado no aluno. Destaca-se o desenvolvimento da personalidade do indivíduo em seus processos de construção e organização pessoal da realidade. O professor não transmite conteúdo, dá assistência, sendo um FACILITADOR DA APRENDIZAGEM.

3 Homem Considerado como único, tanto em sua vida interior, quanto em percepções do mundo. Não nasce com um fim determinado. É um projeto permanente e inacabado. Segundo a abordagem rogeriana, ser humano é: Ser totalidade, diferente, independente, devendo ser aceito e respeitado. Possuir capacidade, tendência a autodirigir-se e reajustar-se. Ser uma pessoa considerada num presente imediato.Aqui e agora. Interagir com outras pessoas.

4 Mundo Para Rogers, o ser humano reconstrói em si o mundo exterior, através das percepções que tem. Um do aspectos básicos da pessoa que se desenvolve no mundo, é o “eu”, que irá percebê-lo e diferenciá-lo. A ênfase é no sujeito, mas uma das condições necessárias para o desenvolvimento individual é o ambiente.

5 Sociedade-Cultura ⋞ Rogers não trata especificamente a sociedade, mas sim o indivíduo e tem enorme confiança neste e no pequeno grupo, onde a única autoridade necessária é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal. Não aceita o controle e manipulação das pessoas, ainda que isso seja feito com a justificativa de tornar as pessoas “mais felizes”. ⋞ Neill não tentou educar as crianças para que se ajustassem à ordem vigente. Seu objetivo era criar pessoas felizes, com valores voltados para o ser e não para o consumo.

6 Conhecimento Construído através da experiência pessoal.
Se existir uma realidade objetiva, ninguém a conhece realmente. Experiência = realidades vividas pelo homem, com significados reais. É o ponto de partida para o crescimento. O ser humano tem curiosidade natural para o conhecimento. O jovem tem a ânsia de descobrir, de resolver problemas. O único homem que se educa é aquele que aprendeu a aprender.

7 Educação Trata-se da educação do homem, não apenas em situação escolar. A filosofia de Rogers é a denominada educação democrática.Consiste em voltar a responsabilidade da educação ao próprio aluno. O objetivo é liberar a capacidade de auto-aprendizagem, desenvolvendo assim, seu intelecto e emocional. Leva à busca de autonomia (dar-se regras). Opõe à anomia (ausência de regras) Opõe à heteronomia (regras dadas pelos outros)

8 Segundo Neill... A educação do sec. XIX foi uma manipulação explícita. A educação do sec. XX, uma manipulação psíquica: persuasão. Ele tenta se fundamentar no respeito ao ser humano, pois cada aluno é único e o relacionamento com cada um deles também o deve ser. Pontos básicos do sistema Neill: Fé na bondade da criança; Alvo da educação: trabalhar para encontrar a felicidade; Considerar necessidades psíquicas da criança; Disciplina extensiva exposta: gera medo e medo gera hostilidade; Sinceridade dos professores; Para ser independente, é necessário ‘cortar’ os laços familiares.

9 Escola De acordo com o humanismo, a escola deve oferecer condições para que a criança se desenvolva no sentido de vir-a-ser. Sobre as experiências de Rogers quanto ao ensino: Deveriam abolir o ensino, notas , exames e diplomas. Abolir a exposição de conclusões, pois não servem para adquirir conhecimento significativo. Na análise de Neill, o princípio da escola é não interferir no crescimento da criança e não exercer pressão sobre ela. “uma escola que faz com que alunos ativos fiquem sentados em carteiras é uma escola má. Será boa apenas para os cidadãos não criadores que desejam crianças dóceis, prontas a se adaptarem a uma civilização cujo marco de sucesso é o dinheiro” (Neill p. 4)

10 Ensino-aprendizagem Deve centralizar na pessoa com método não-diretivo, ou seja, implementar a atitude de confiança e respeito pelo aluno. O professor se limita a facilitar a informação do estudante consigo mesmo.

11 Alguns princípios básicos resultantes da proposta de ensino rogeriana:
Todo aluno tem potencial para aprender; Se a resistência à aprendizagem é pequena ele realiza potencial para aprender; Criatividade, autoconfiança é função de auto-avaliação; A aprendizagem significativa é aquela que envolve a pessoa. Causa mudança de comportamento, atitudes. O educando saberá se está indo em direção ao que quer saber.

12 Professor-aluno O professor assume função de facilitador, fazendo o aluno entrar em contato com problemas que tenham repercussão na sua existência. Deve aceitar o aluno tal como ele é e compreender os sentimentos que ele possui. O aluno tem responsabilidade por seus objetivos referentes à sua aprendizagem.

13 Metodologia Cada educador deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. Para Neill, as técnicas didáticas, recursos, meios, mídia, tem pouca importância. Aulas expositivas = os alunos recebem a informação que privilegia a cognição e esquece o emocional.

14 Proposta Rogeriana sugere…
Restauração e estímulo à curiosidade do aluno; Encorajar o aluno a escolher seus interesses; Promover interação entre meios reais; Capacitar às situações problemáticas do futuro.

15 Avaliação Rogers e Neill desprezam qualquer tipo de avaliação padronizada. “Crianças, como adultos, aprendem o que desejam aprender. Toda outorga de prêmios e notas e exames desvia o desenvolvimento adequado da personalidade” (Neil, 1963, p. 24) Defendem a auto – avaliação, pois apenas o indivíduo pode conhecer realmente sua experiência e ela só pode ser julgada a partir de critérios internos. Critérios externos podem resultar em desajuste.

16 Considerações Finais UFA!!!
Enfatiza-se no humanismo o subjetivo, a auto- realização e o vir - a – ser. Conteúdos de fora são secundários. Rogers não se preocupa com a definição de termos. Não se trata de uma obra realizada para educação em si, porém para a terapia.

17 Integrantes Alécio Barbosa Ana Elisa Coelho Camila Bezerra
Cristiane Rosa Elson Santos


Carregar ppt "Ensino – As abordagens do processo de Ed"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google