A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bruna Mourched Heber do Nascimento Quispe Marcelo Bezerra Magdaleno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bruna Mourched Heber do Nascimento Quispe Marcelo Bezerra Magdaleno"— Transcrição da apresentação:

1 Bruna Mourched Heber do Nascimento Quispe Marcelo Bezerra Magdaleno Nathia Miranda Rodrigues Pedro Mello Victor Passerini Gonçalves Stephanie Amodi Passos

2 Projeto Portas Abertas
O projeto consiste no intercâmbio entre empresas que atuam no setor internacional e alunos graduandos em Relações Internacionais nas Faculdades Integradas Rio Branco. Através dele, propomos a visitação às empresas previamente agendada por um grupo de alunos das faculdades, sob a supervisão de um professor e no mínimo um membro do CIERI. Como já é de conhecimento de todos, empresas atuantes no setor internacional são cada vez mais recorrentes, graças ao incentivo ao comércio internacional e à busca de novos mercados. Para tanto, é necessária mão-de-obra devidamente qualificada para essa transição, que pode ser facilmente encontrada em cursos como o de Relações Internacionais.

3 Projeto Portas Abertas
Essa nova idéia promovida pelo CIERI Rio Branco se deve principalmente pela dificuldade por parte dos alunos de Relações Internacionais em conhecer sua área de atuação por ser um curso novo e muito amplo, além de também as empresas encontrarem obstáculos na hora de empregar alguém para o setor internacional. Além disso, é mais uma forma de promover a integração entre os alunos e o intercâmbio com o mercado de trabalho, assim como uma oportunidade para as empresas conhecerem o mundo universitário de um futuro internacionalista.

4

5

6 Projeto Portas Abertas
As visitas estão inicialmente sendo programadas para acontecerem às sextas-feiras e aos sábados. Isso para não interferir no calendário e atividades acadêmicas dos alunos das Faculdades Rio Branco. Dessa forma, temos em fevereiro os dias 11, 12, 18, 19 e 25. Em março, os dias 11, 12, 25 e 26. Já em abril, são os dias 01, 02, 08, 09, 29, 30. Em maio, 06, 07, 13, 14, 27 e 28. Já foram descontados os dias em que o CIERI tiver atividades paralelas, como o CONERI e o ENERI, assim como feriados, emendas e avaliações. No mês de junho, apesar de disponíveis, as datas se encontrarão somente após as avaliações, ficando a decidir se vai ou não haver esse tipo de evento no seguinte mês.

7 Projeto Portas Abertas
No início do ano letivo de 2011, o CIERI realizará uma pesquisa de opinião com os alunos de Relações Internacionais, acerca de seus interesses, ambições e expectativas no mercado de trabalho. Isso nos auxiliará no processo de escolha das empresas a serem contatadas para uma eventual visita. Essa visita se dará em um grupo formado entre 15 e 30 alunos que se locomoverão até a sede da empresa por meio de um ônibus, provido pelas Faculdades Integradas Rio Branco. A formação do grupo se dará através de inscrições eletrônicas via , preenchido em ordem de inscrição, sendo as vagas limitadas à capacidade de recepção da empresa.

8 Projeto Portas Abertas
Os principais riscos que corremos quanto à logística referem-se à possibilidade ou não de a Faculdade disponibilizar o transporte gratuitamente para buscar e levar os alunos de Relações Internacionais até as empresas e associações. Caso a Faculdade garanta a disponibilidade do Gatti (empresa de fretamento), nosso número de interessados aumentaria e o projeto ganharia uma nova proporção e dimensão. Existe o risco de os alunos, principal público-alvo, não se interessarem por esse tipo de projeto, ou então de não terem a possibilidade de atenderem as visitas, principalmente às sextas-feiras, devido ao fato de trabalharem.

9 Projeto Portas Abertas
O risco também se dá ou pelo fato de as empresas não terem interesse em abrirem suas portas à visitação de alunos, ou de não terem disponibilidade nos dias sugeridos (sexta-feira ou sábado). É importante mencionarmos que as visitas aos sábados seriam o ideal, pois existem muitos alunos que têm atividades durante o período da tarde no meio da semana. Corremos o risco também de os professores não aceitarem nosso convite ou mesmo não estarem disponíveis nas datas previstas para as visitas, de modo a não termos ninguém para representar a Faculdade.

10 Projeto Portas Abertas
Espera-se propor uma experiência inédita para as empresas e para os alunos de Relações Internacionais, de modo que, não somente eles adquiram maior conhecimento sobre o profissional de relações internacionais, mas também que eventualmente estes possam se interessar mais por esses profissionais na hora de realizar futuras contratações para suas empresas, assim ajudando-os em sua inserção e reconhecimento no mercado de trabalho.

11 Projeto Portas Abertas
Essas visitas buscarão os seguintes objetivos: Promover a integração dos estudantes de Relações Internacionais das FIRB; Demonstrar aos alunos as diferentes áreas em que o mesmo poderá trabalhar; Que as empresas esclareçam a atuação do profissional de relações internacionais nela; Que os alunos tirem as suas possíveis dúvidas e inseguranças em relação à sua área de atuação e o seu mercado de trabalho; Possibilitar que as empresas conheçam o perfil e os interesses dos estudantes de Relações Internacionais das FIRB; Expor o diferencial de um internacionalista.


Carregar ppt "Bruna Mourched Heber do Nascimento Quispe Marcelo Bezerra Magdaleno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google