A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAUTA LEITURA DELEITE: Quintos do inferno. MOVIMENTO INICIAL: Vídeo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAUTA LEITURA DELEITE: Quintos do inferno. MOVIMENTO INICIAL: Vídeo."— Transcrição da apresentação:

1

2 PAUTA LEITURA DELEITE: Quintos do inferno. MOVIMENTO INICIAL: Vídeo.
VIVENCIANDO A OLIMPÍADA: Gincanas. ANALISANDO QUESTÕES. AVALIAÇÃO

3 LEITURA DELEITE Quintos do inferno.

4 Vídeo: Caranguejos - trabalho em equipe.
MOVIMENTO INICIAL Vídeo: Caranguejos - trabalho em equipe.

5 INFORMAÇÕES RETIFICAÇÃO A Olimpíada será realizada em três fases, sempre em grupos: ● 1ª Fase (até 12/06/2015): Gincanas. ● 2ª Fase (até 25/09/2015): Gincanas e prova cooperativa ● 3ª Fase (de 19/10/2015 a 23/10/2015): Prova cooperativa

6 2ª FASE – GINCANAS E PROVA COOPERATIVA (escola)
INFORMAÇÕES RETIFICAÇÃO 2ª FASE – GINCANAS E PROVA COOPERATIVA (escola) A segunda fase será realizada nas unidades escolares e deverá ocorrer em duas etapas: ● primeira - deverá ser realizada através de jogos/desafios matemáticos, elaborados pela equipe escolar. Ficará a cargo dessa equipe também a elaboração da tabela de pontos para cada jogo/desafio desenvolvido; ● segunda - deverá ser aplicada pelo Professor Coordenador Pedagógico a prova cooperativa escrita, que será enviada pela Comissão da OMM. Após a conclusão das duas etapas, a escola entregará, até 02/10/2015, um envelope contendo a pontuação obtida por cada equipe na etapa das gincanas/provas colaborativas. O envelope com identificação da escola deverá estar lacrado e ser entregue na Divisão Técnica de Políticas para Educação Fundamental e EJA, 2º andar da Secretaria Municipal de Educação. Representará a unidade escolar na terceira fase apenas uma equipe, a que obtiver a maior pontuação, somando as duas etapas.

7 VIVENCIANDO A OLIMPÍADA
Como a Olimpíada Municipal de Matemática está acontecendo na sua escola?

8 DIVISÃO DAS EQUIPES

9 1ª TAREFA Reutilizar é o uso de um produto mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não. Em contrapartida, a reciclagem consiste na reintrodução do produto no sistema produtivo, dando origem a um produto diferente do inicial, mas com características similares ao do produto original, ou seja, serve apenas de matéria prima. A reutilização por si só não resolve os problemas relacionados aos resíduos, mas dá um contributo enorme na sua gestão, por aproveitar matéria prima, que de outra forma seria acondicionada em aterro ou queimada, e, por outro lado, diminui a necessidade de nova exploração de recursos naturais que seriam necessários para a produção de bens e produtos. Fonte: Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Uma pequena curiosidade quanto aos dados clássicos (fabricados de forma correta) de seis lados: a soma dos lados opostos resulta no número sete. Fonte: Dadas as informações, utilizando régua, tesoura e resíduos secos, construa um dado.

10 PONTUAÇÃO DA 1ª TAREFA 2 primeiros dados prontos: 20 PONTOS.
Demais casos: 10 PONTOS.

11 Possibilidades de planificações do cubo

12 ESCOLHA A OPERAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

13 ATIVIDADE 1 Um dos problemas causados pelo acúmulo de água parada é a dengue. Veja: O que significa a expressão “80% dos criadouros estão dentro da nossa casa”? Com os materiais disponíveis, represente os 80% descritos no texto.

14 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 1
Explicação ambiental: 10 pontos. Explicação matemática: 10 pontos. Representação correta: 10 pontos.

15 ATIVIDADE 2 Qual o valor de uma tonelada em quilos?
Coleta Domiciliar É considerado resíduo ou lixo domiciliar, tudo aquilo que resta das atividades cotidianas das pessoas. Rotineiramente os quase 350 mil domicílios existentes no município de Guarulhos recebem a visita do coletor de lixo. Não poderão ser recolhidos pela Limpeza Pública, os resíduos gerados nas atividades produtivas das indústrias, os entulhos, terra e materiais de construção, os galhos de árvores, os resíduos infectantes dos serviços de saúde, os resíduos químicos e os resíduos radioativos. Vale lembrar que o limite para cada coleta são 200 litros de lixo por residência. (Lei Municipal nº. 3573/90). Os habitantes da cidade de Guarulhos produzem cerca de 1000 toneladas diárias de resíduos. Para coletar este material, a cidade foi dividida em quatro grandes regiões e a coleta acontece em dias alternados. No centro da cidade e em algumas regiões comerciais, onde é grande o volume de pessoas transitando, a coleta é realizada diariamente (Decreto /2009). Qual o valor de uma tonelada em quilos? Qual a produção diária de resíduos da cidade de Guarulhos em quilogramas? Como você chegou a tal conclusão? Agora colete 1 quilograma de objetos.

16 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 2
Questão A: 5 pontos. Questão B: TOTAL: 10 pontos. PARCIAL: 5 pontos. Questão C: 1 quilograma: 20 pontos. Diferença até 150g: 10 pontos. Demais respostas: 5 pontos.

17 ATIVIDADE 3 Que bacana! Agora vocês vão dividir a sua vez com todos os participantes. Todos terão o mesmo tempo para realizar o desafio.

18 Crise hídrica pode ser fator para aumento de 57% nos casos de dengue
ATIVIDADE 3 Do G1 São Paulo Crise hídrica pode ser fator para aumento de 57% nos casos de dengue O número de casos de dengue nas quatro primeiras semanas do ano aumentou 57,2%, na comparação com o mesmo período de 2014. Esses números saltaram de para em todo o Brasil. Segundo o Ministro da Saúde, Arthur Chioro: “É inquestionável que a crise hídrica e a seca apresentam uma situação de risco maior para a proliferação do Aedes aegypt, na medida em que as pessoas tendem a armazenar água sem proteção. Não há problema em fazer armazenamento, mas qualquer processo de armazenamento de água deve respeitar a proteção, pois a água limpa parada, mesmo que seja de chuva, de bica, vai aumentar o risco de proliferação das larvas. O acondicionamento correto, tapar esses recipientes, é fundamental”. Quais são as possibilidades de trabalhos matemáticos e ambientais a partir do texto? Explique (5 minutos).

19 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 3
Possibilidades com explicação: 10 pontos. Possibilidades sem explicação: 1 ponto.

20 ATIVIDADE 4 “A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.  A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Em 1500, na época do descobrimento do Brasil, a mata Atlântica, ocupava uma área aproximada de cerca de km². Dessa data até hoje, ele vem sofrendo um processo de destruição, com a extinção de numerosas espécies de animais e vegetais. Hoje, a área ainda existente da mata Atlântica está reduzida a aproximadamente 7% do que era em 1500.” Fonte: Qual é, atualmente, a área aproximada da Mata Atlântica? Registre seu raciocínio.

21 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 4
TOTAL: 10 pontos. PARCIAL: 5 pontos.

22 ATIVIDADE 5 Fonte: em Considerando a informação acima, quanto de água aproximadamente o seu grupo gastaria com descarga diariamente

23 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 5
Possibilidades com explicação: 10 pontos. Possibilidades sem explicação: 5 pontos.

24 ATIVIDADE 6 Moro no Condomínio Jardim Primavera.
Descreva o trajeto entre a minha residência e o SAAE.

25 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 6
Uso de terminologia correta: 10 pontos. Demais respostas coerentes: 5 pontos.

26 ATIVIDADE 7 Quais figuras geométricas encontramos na imagem? Registre.
Fonte: ,Escreva como são lidos os numerais que aparecem no texto. Quais figuras geométricas encontramos na imagem? Registre.

27 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 7
1 ponto para cada resposta correta

28 ATIVIDADE 8 A ÁGUA O consumo mundial de água triplicou. Mas as reservas de água do nosso planeta não acompanharam o aumento do consumo, continuando assim nos mesmos níveis. O que chama atenção também é que nas ultimas décadas o consumo médio de água tem se ampliado cerca de 50%. Deixando uma torneira aberta durante 5 minutos, para escovar os dentes ou fazer a barba, gasta-se em média 12 litros de água. Algumas maneiras de economizar até 2 litros de água são: escovar os dentes utilizando um copo de água, fazer a barba colocando um tampão na pia. Uma torneira que fique gotejando um dia inteiro gasta cerca de 48 litros de água. Outra atitude que desperdiça muita água é um banho demorado (45 litros em 15 min). Uma descarga chega a gastar 19 litros de água, por isso recomenda-se que sejam trocadas as válvulas de descarga antigas por válvulas novas que tem duas opções de descarga de quantidade de água utilizada. Para quem não pode trocar a válvula deve-se evitar descargas desnecessárias e prolongadas. Devemos ter consciência que A água é um bem essencial para a vida de todos, pois nós podemos passar até 28 dias sem comer, mas apenas três dias sem água Pensando na sua casa ou na escola, o que você poderia fazer para economizar água? Quanto você economizaria?

29 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 8
5 pontos para cada solução apresentada.

30 ATIVIDADE 9 Veja: A partir destas imagens e informações, crie situações-problema (matemáticas e ambientais).

31 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 9
5 pontos para cada situação apresentada.

32 ATIVIDADE 10 •97,5 % Água salgada em mares e oceanos •2,5 % Água doce
•Quantidade de água no mundo: Os oceanos compõem cerca de 70 % da superfície do planeta. •Do total de água do planeta: •97,5 % Água salgada em mares e oceanos •2,5 % Água doce De acordo com os dados do problema, construa um gráfico de setores (pizza). Elabore um título para o mesmo, identifique cada setor com seus respectivos percentuais e legenda.

33 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 10
5 pontos para cada item pedido.

34 ATIVIDADE 11 O grupo deverá: A) Escolher um item de cada categoria.
B) Organizar uma tabela com os itens escolhidos, relacionando o consumo de cada integrante. C) Qual seria aproximadamente o consumo de água do grupo.

35 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 11
Questão A: 1 ponto para cada. Questão B: TOTAL: 10 pontos. PARCIAL: 5 pontos. Questão C:

36 ATIVIDADE 12 Nossa Escola Recicla
O Programa Nossa Escola Recicla tem como objetivo criar hábitos e atitudes socialmente responsáveis em relação ao destino do lixo produzido na comunidade escolar, a preservação do meio, a economia nos custos dos serviços de coleta e a geração de renda dos profissionais autônomos. As escolas da rede municipal incentivam alunos e comunidade no programa de coleta em suas mais diversas formas. Os alunos depositam os resíduos secos em recipientes reservados e a comunidade participa de oficinas para reaproveitar e transformar produtos e alimentos. Em 2014, foram arrecadados quilogramas de resíduos secos. Com o empenho de todos(as) em 2015 superaremos essa marca! Quantos quilogramas de resíduos secos arrecadaremos se aumentarmos 25%? E 50%? E 100%?

37 PONTUAÇÃO DA ATIVIDADE 12
De cada porcentagem: TOTAL: 10 pontos. PARCIAL: 5 pontos.

38 AVALIAÇÃO

39 CONTATO Secretaria Municipal de Educação
Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas - DOEP Divisão Técnica de Políticas para Educação Fundamental e EJA - Tel.:


Carregar ppt "PAUTA LEITURA DELEITE: Quintos do inferno. MOVIMENTO INICIAL: Vídeo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google