A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lojas de Informática & eletrônicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lojas de Informática & eletrônicos"— Transcrição da apresentação:

1 Lojas de Informática & eletrônicos
Prof. Edwan Almeida

2 Módulo II Leitura e Comunicação

3 Leitura e Comunicação para as Organizações
Atualmente, no Brasil, o mercado de trabalho valoriza muito o profissional que consegue agregar aos seus conhecimentos específicos a facilidade de comunicação através da expressão, escrita e oral, em língua portuguesa.

4 Comunicação Objetiva É o entendimento entre as pessoas. Ela tem papel preponderante em toda sociedade, seja na forma não verbal, com gestos, sons, imagens ou outros, seja na verbal, com a oralidade ou o seu código substitutivo escrito. Isso porque, desde os tempos imemoriais, o homem emprega, em primeiro lugar, a expressão oral e depois a escrita.

5

6 Para um profissional qualificado, a comunicação através da expressão verbal pode ser, muitas vezes, a chave para abrir ou fechar o mercado de trabalho. Ela funciona como um diferencial competitivo para se granjear uma imagem positiva sobre si mesmo.

7

8 Em virtude disso, o desafio é saber empregar os vocábulos certos, a concordância, a regência e a pontuação ou entonação adequadas para expressar as ideias de maneira clara, concisa e criativa, nas formas escrita ou oral, de acordo com a situação.

9 Apesar da rapidez característica dos tempos modernos, em todos os setores, ainda não existem fórmulas mágicas para aprender a falar e escrever bem.

10 A comunicação e a expressão verbal
A comunicação expressa corretamente é fundamental para se transmitirem os sentimentos, as opiniões e a visão de mundo de cada um, visando a compartilhar modos de vida e comportamentos, estabelecidos por regras de caráter social. A linguagem da comunicação é instrumento necessário à interação humana, é ela que vai situar o homem em determinado espaço social e mercadológico.

11

12 A eficácia da comunicação deve-se, em grande parte, à leitura
A eficácia da comunicação deve-se, em grande parte, à leitura. Trata-se aqui da leitura num sentido amplo, ou seja, da percepção do mundo pelo leitor mais atento. Isso não exclui a necessidade da leitura de textos, que dá sustentação linguística e acrescenta conhecimentos aos adquiridos na observação cotidiana.

13 A comunicação de sucesso deve considerar alguns quesitos essenciais, como: conhecimento do assunto (o quê?), objetivo (para quê?), público alvo (para quem?), ambiente (onde?) e modo de transmissão da mensagem (como?).

14 Redação Comercial e Empresarial
Por que modernizar a linguagem e o estilo? Será que isso é realmente necessário? Documentos mal escritos causam: leitores desmotivados, o que gera a famosa troca oral de informações. Além do mais, devemos nos lembrar que “quem conta um conto, acrescenta um ponto”. falta de credibilidade, pois passa a impressão de que “querem nos enrolar”. mensagens deformadas, o que gera mais trabalho, conflito interno e falta de confiança do cliente.

15 Em termos de mercado e luta por sobrevivência na era da globalização, não basta investir em tecnologia, mas sim naquilo que numa sociedade humana é valor de troca: a comunicação.  

16 A eficácia de um bom texto
Na empresa, sabemos quando o texto é bom e, por conseguinte, eficaz, quando a resposta a ele é rápida e correta. Para obter a melhor resposta, o texto empresarial moderno deve ser persuasivo, convincente.

17 Qualidades do texto empresarial
Concisão: máximo de informações com o mínimo de palavras. O texto bem escrito e que pretende ser conciso será aquele em que todas as palavras e informações utilizadas tenham uma função significativa. Objetividade: quando se fala em objetividade, é saber definir quais as informações relevantes que desejamos transmitir naquele momento.

18 Clareza: é uma das características mais difíceis de ser obtida, pois para quem escreve, a ideia já está clara em sua mente. Assim, ele não percebe as falhas ou lacunas de sentido que possa haver entre o que pensa e o que escreve. Exemplo: Vou te mandar um porco pelo teu irmão, que está bem gordo.

19 Coerência: é o encadeamento lógico entre as ideias, que se faz principalmente mediante as relações de tempo, espaço, causa e consequência. Linguagem formal: o texto empresarial privilegiará a linguagem formal escrita – a que tem a preocupação com a norma gramatical vigente – porque ao contrário de todas as variantes, só ela evitará: > o uso de termos compreendidos por apenas uma das partes envolvidas na comunicação; > o uso de expressões informais, adequadas ao contexto familiar ou situações emocionais, cujo uso acarreta na possibilidade de descrédito da mensagem.  

20 Exercitando...


Carregar ppt "Lojas de Informática & eletrônicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google