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PublicouJosé Casado Bandeira Alterado mais de 8 anos atrás
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Fundamentos teórico-metodológicos da inclusão escolar centralizam-se numa concepção de educação de qualidade para todos, no respeito à diversidade dos educandos. Sucesso da autuação do professor em classes inclusivas – implementação de amplas mudanças nas nas práticas pedagógicas: Adoção de novos conceitos e estratégias; Adaptação ou (re)construção de currículos; Uso de novas técnicas e recursos específicos para esta clientela; Estabelecimento de novas formas de avaliação; Estímulo à participação de pais e da comunidade nessa nova realidade social e educacional; Atitudes positivas frente à inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular.
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Educação inclusiva implica um ensino adaptado às diferenças e às necessidades individuais – educadores precisam estar habilitados para atuar de forma competente junto aos alunos inseridos, nos vários níveis de ensino. Dificuldades na implantação da educação inclusiva: Falta de formação dos professores para atender às necessidades educativas especiais; Infra-estrutura e condições materiais inadequadas para o trabalho pedagógico. Universidade deve envolver-se em pesquisas sobre o ensino aos portadores de necessidades especiais, desenvolvendo instrumentos e recursos que facilitem-lhe a vida. (Gotti, 1998)
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Formação docente não pode restringir-se à participação em cursos eventuais – precisa abranger programas de capacitação, supervisão e avaliação que sejam realizados de forma integrada e permanente – professor precisa ser ajudado a refletir sobre a sua prática. É necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática da inclusão educacional.
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Providências de caráter administrativo correspondentes e essenciais para efetivação da construção do projeto de inclusão: Reuniões pedagógicas; Desenvolvimento de ações voltadas aos temas relativos à acessibilidade universal; Adaptações curriculares; Convocação de profissionais para dar suporte aos docentes e às atividades programadas.
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O administrador deve ter uma liderança ativa, incentivar o desenvolvimento profissional docente e favorecer a relação entre escola e comunidade. Sua atuação pode ser de grande valia na tarefa de construir uma escola pronta a atender todos os indivíduos, sem discriminação. Prática muitas vezes dificultada por exigência de atividades burocráticas e administrativas.
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Castro (1997): Descrição do processo de implantação de uma proposta de educação inclusiva na rede pública de uma capital da região nordeste do Brasil. Entrevista com 30 pessoas (professores, diretores, supervisores e técnicos); Entre as dificuldades encontradas, estão as mesmas existentes em qualquer escola pública brasileira: Formação insuficiente de professores; Baixos salários; Falta de apoio pedagógico; Infra-estrutura e condições de trabalho precárias.
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Estudo buscou investigar como professores e diretores entendem a inclusão escolar e necessidades apontadas pelos profissionais no contexto da inserção da criança com deficiência no ensino comum. Participantes: 10 professores; 06 Gestores (3 diretores e 3 vice-diretores). Vínculo com 03 instituições educacionais abertas à inclusão.
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Material: Questionário de identificação para docentes e diretores; Roteiro de questões orientadoras para entrevista semi-estruturada: Concepção sobre educação inclusiva; Desenvolvimento do processo de inclusão; Condições necessárias à efetivação da educação inclusiva. Gravador portátil e fitas para o registro de entrevistas.
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Resultados e Discussão:
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Considerações finais: Educação inclusiva foi vista sobre diferentes enfoques; Maioria dos participantes possui uma posição favorável à inclusão ; Docentes e diretores parecem crer que a educação inclusiva é uma proposta viável, mas necessita de profundas transformações na política e no sistema de ensino vigentes; Professores estão cientes de não estarem preparados para a inclusão; Participantes reconhecem a importância de uma educação democrática, que atende à totalidade dos educandos.
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Considerações finais: As necessidades mencionadas pelos entrevistados, em sua maioria, não são exclusivas ao ensino de alunos com necessidades especiais, existem há várias décadas na estrutura educacional do país; Principal obstáculo à proposta de inclusão: falta de preparo de professores para atuar com estes alunos; Dados obtidos reafirmam a necessidade de que agentes e gestores educacionais sejam consultados e participem ativamente das mudanças e transformações ocorridas no âmbito escolar.
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7º Período – Psicologia - 2010
Bianca C. Pontes Camila Baratieri Daniele Carnelossi Luiz Eduardo Dietzel Rosângela Vianna 7º Período – Psicologia
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