A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Notícia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Notícia."— Transcrição da apresentação:

1 Notícia

2 Conceito de Notícia Relato de um fato novo, ou de uma série de fatos novos relacionados ao mesmo evento, começando pelo acontecimento ou aspecto mais relevante.

3 Manchete Reproduzir a informação fielmente
A manchete é o que desperta o interesse dos leitores. Ela deve ser muito atraente e instigante para despertar o desejo de ler a notícia completa. Deve reunir as seguintes características: Reproduzir a informação fielmente Realçar a novidade da notícia Ser concisa; alguns elementos lingüísticos podem ser omitidos: artigos, verbos ser e estar, além de tudo que possa ser subentendido Os verbos devem ser substituídos por substantivos Evitar sinais de pontuação e a divisão silábica das palavras Trazer os verbos no tempo presente e no modo afirmativo

4 Lead Lead é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso.
A origem do lead está relacionada ao uso oral, isto é, à maneira como, numa conversação, alguém relata algo a que assistiu.

5 O lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem a frente".

6 Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria; São elas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre.

7 Exemplo de lead “João da Silva, bancário de 32 anos, matou, ontem de madrugada, com dois tiros de revólver, sua mulher, Maria das Dores Silva, enfermeira, de 34 anos, de quem estava separado há dois meses. O crime ocorreu no antigo apartamento do casal, na Avenida Central do Kobrasol, onde Maria continuava morando. “

8 Desenvolvimento da notícia
Após o lead, no jornalismo brasileiro, é costume redigir um segundo parágrafo, com informações adicionais, formando um lead secundário, ou sublead.

9 “O assassino vinha ameaçando a mulher há semanas, mas ela não chegou a se queixar na polícia: limitou-se a comentar o assunto no hospital em que trabalhava, mas sem levar muito a sério as ameaças. Ele buscava reconciliação, mas Maria das Dores não estava interessada.”

10 “Ao que tudo indica, o crime foi premeditado
“Ao que tudo indica, o crime foi premeditado. João comprou a arma segunda-feira passada, numa loja do centro, alegando que suas funções no banco o obrigavam a transportar documentos e valores”

11 Linguagem da notícia Deve ser, ao mesmo tempo, simples e correta, isto é, aceitável no registro formal da língua. Palavras técnicas, de jargão ou regionalismos, quando indispensáveis, devem ser definidas ou explicadas brevemente (para que o leitor seja esclarecido). Embora em jornalismo impresso admitam-se períodos relativamente longos, com orações intercaladas, subordinadas, etc; o importante é que o texto, no final, não apresente dificuldades de leitura.

12 Perguntas do lead O quê? O que aconteceu? O que foi dito? Quais são os fatos? É a pergunta mais importante. Sem ela, não há notícia e nada aconteceu. Quem? Quem fez isso? Quem veio? Quem disse isso? Quem está nessa situação? Aqui se pergunta pelo protagonista, o autor do fato noticioso. Como? Como se desenvolveu o fato? Em que circunstâncias? Com que meios? O como engloba dados com mais detalhes, fala do processo, põe as “cores” no fato.

13 Quando. Em que dia. Em que hora. Antes ou depois de quê
Quando? Em que dia? Em que hora? Antes ou depois de quê? Para o leitor ou ouvinte popular é mais fácil entender quando a notícia se relaciona com uma data conhecida. Ex.: Ontem, amanhã, semana passada, após o culto... Onde? Em que lugar? Em que local? Em que cidade? Aqui também é melhor buscar um “onde” que se relaciona com um lugar conhecido (especialmente quando for uma notícia para veiculação local). Ex.: Nesta mesma região, na cidade vizinha, a três quadras da prefeitura... Por quê? O que motivou o fato? Qual a justificativa? Qual a alegação? O leitor, curioso, busca os detalhes da ocorrência.

14 Aposentado entra em ação contra Souza Cruz
Lead “O jornalista aposentado José Carlos Gomes, de 62 anos, residente em Taubaté, tabagista desde os 14 anos, entrou ontem com ação na Justiça paulista contra a fábrica de cigarros Souza Cruz, exigindo indenização por danos morais. Gomes alega que o vício provocou vários danos à sua saúde. Ele teve dois derrames cerebrais e uma obstrução arterial que levou à amputação das pernas. (O Estado de S. Paulo, 23/10/98)

15 O quê. Ação na justiça contra a Souza Cruz
O quê? Ação na justiça contra a Souza Cruz. Exigência de indenização por danos morais. Quando? Ontem. Quem? Jornalista aposentado José Carlos Gomes, de 62 anos. Tabagista desde os 14. Onde? Taubaté. Como? Deu entrada ao processo de indenização. Por quê? Gomes alega que o vício provocou danos à sua saúde. Teve dois derrames e uma obstrução arterial que levou à amputação das pernas.

16 Resumindo O lead deve, em outras palavras, fornecer as respostas às perguntas que o leitor faria (ou mesmo as que ele nem imaginou), dando a ele um vislumbre inicial e conciso do assunto em pauta.

17 Liminar obriga governos a tratar pacientes com suspeita de dengue
Liminar, conseguida pelo MPE, obriga internação de pacientes até em rede particular. Conta será paga pelos governos estadual e municipal em até 20 dias. O Ministério Público estadual conseguiu uma liminar nesta sexta-feira (28) que obriga o estado e o município do Rio a socorrer prontamente pacientes com suspeita de dengue, encaminhando-os a unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou a hospitais e clínicas particulares. A medida deverá ser tomada quando a demanda ultrapassar a capacidade de atendimento da rede pública. A decisão da juíza Patrícia Cogliatti de Carvalho garante a qualquer pessoa com suspeita de dengue o primeiro atendimento, o tratamento ambulatorial, exames e internação, e outras providências necessárias ao diagnóstico e ao tratamento. Caso o hospital público - estadual ou municipal - esteja lotado, o paciente será encaminhado para um particular. Nestas oportunidades, as clínicas e os hospitais privados serão pagos no máximo em 20 dias, com base na tabela do SUS.

18 O governo - estado ou município - responsável pelo hospital lotado vai arcar com os custos. Se desobedecerem à ordem judicial, os governos terão suspensa a verba orçamentária destinada a políticas públicas não prioritárias, como a realização de shows e patrocínio publicitário. 'Negligência e descaso‘ A juíza ressaltou em sua decisão que diante da “negligência e descaso do estado e do município, que até a presente data não adotaram medidas eficazes à prevenção e agora à repressão da epidemia, que obrigam os pacientes a passar por angústias e constrangimentos indescritíveis, fazendo cidadãos, inclusive crianças e idosos, aguardar horas para receber atendimento, correndo risco de perder a vida, a outra conclusão não se pode chegar senão a de uma flagrante violação aos princípios constitucionais, mormente o da dignidade da pessoa humana”. A Procuradoria Geral do município disse que não foi notificada e por isso, não vai comentar o assunto. Já o estado informou que vai cumprir toda liminar que determine a internação de pacientes.

19 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 01 - A notícia, assim como a entrevista, a reportagem e o editorial, é um gênero jornalístico. a. Qual o objetivo de uma notícia? b. Em que veículos são transmitidas as notícias? Da notícia em estudo, informe: a. O fato principal. b. As pessoas envolvidas c. Quando ocorreu o fato d. O lugar onde ocorreu o fato e. Como ocorreu o fato f. Por que o fato aconteceu O corpo da notícia é parte que apresenta o detalhamento do lead, fornecendo ao leitor novas informações, em ordem cronológica ou de importância. Na notícia em estudo, que parágrafos constituem o corpo?

20 04 - Para ampliar o enfoque sobre o fato relatado, os jornalistas costumam entrevistar pessoas envolvidas com ele. Depois, ao redigir a notícia, é comum citarem o discurso de algumas dessas pessoas. Na notícia em estudo: a. Identifique uma dessas citações e dê o nome da pessoa citada. b. Como o leitor pode identificar esses discursos na notícia? c. Que tipo de notícia é empregado nos trechos citados: o direto ou indireto? 05 - Que características a linguagem empregada no texto utiliza?

21 06 - Que variedade lingüística ela adota?
07 - Observe as formas verbais empregadas na notícia em estudo: a. Que tempo verbal predomina? b. Na sua opinião, porque há domínio desse tempo verbal? 08 - Observe o título da notícia em estudo: a. Em que tempo e modo verbal encontra-se o verbo empregado no título? b. Por que, na sua opinião, costuma-se empregar esse tempo verbal nos títulos das notícias?


Carregar ppt "Notícia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google