A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências
8º ano – Modalidade EJA Sistema Digestivo Aline Belmonte Leal

2 DIGESTÃO O processo digestivo compreende processos mecânicos e químicos. Processos mecânicos: Trata-se do ato de mastigar, fragmentar, misturar à saliva e engolir. Após, inicia o processo de deglutição através de contrações musculares da parede do esôfago, estômago, e dos intestinos delgado e grosso, possibilitando o deslocamento deste alimento ao longo do tubo digestivo.

3 Processos Químicos: Trata-se do ato de transformar moléculas grandes em moléculas menores. Permitindo que as enzimas digestivas possam absorver os nutrientes e excretar o que não puder ser absorvido. Enzimas Digestivas: São agentes fundamentais no processo da digestão. Trata-se de células especificadas em digerir diferentes tipos de alimentos. Ex: Amilases, atuam sobre o amido. Lipases, sobre lipídios e assim por diante.

4 SISTEMA DIGESTIVO HUMANO

5 Órgãos do Sistema Digestivo
BOCA: Trata-se da primeira estrutura do sistema digestivo; Serve de ligação do sistema digestivo com o meio externo; É por ela que entram os alimentos; Anexos à ela estão três pares de glândulas salivares, responsáveis por liberar saliva para auxiliar na mastigação e começar o processo de digestão.

6 DENTES: São os responsáveis por cortar, prender e triturar os alimentos;
FARINGE: É um órgão alongado, em forma de funil. Tem ligação com a boca e com o esôfago. A Faringe é responsável por empurrar o alimento para o esôfago através de contrações musculares. Nela estão as amígdalas, que são órgãos de defesa do corpo. ESÔFAGO: Esôfago é um órgão em forma de tubo com paredes flexíveis, mede cerca de 25 cm de comprimento. Na parte superior se comunica com a faringe e na parte inferior com o estômago.

7

8 Estômago: É um órgão muscular em forma de saco
Estômago: É um órgão muscular em forma de saco. Tem como função: armazenar o alimento até liberar substâncias gástricas que darão início ao processo de digestão. Após, o alimento é transportado para o intestino delgado.

9 Intestino Delgado: mede cerca de 6 metros de comprimento
Intestino Delgado: mede cerca de 6 metros de comprimento. É dividido em três partes: Duodeno, Jejuno e Íleo. Nele são liberados o suco pancreático (produzido pelo pâncreas) e a bile (produzida pelo fígado). A digestão no intestino delgado ocorre pela ação conjunta do suco pancreático e a bile. Intestino Grosso: Mede aproximadamente 1,5 metros de comprimento. Também é dividido em três partes, sendo elas: Ceco, colo e reto. Em sua parte final o I.G se comunica com o ânus. É responsável por absorver a água do bolo alimentar, pois este praticamente não contem substâncias aproveitáveis.

10 Intestino Grosso Intestino Delgado

11 REFERÊNCIAS BARROS C., PAULINO W. Ciências, O Corpo Humano. Volume 3º. Ed. Ática – São Paulo, ª Ed.


Carregar ppt "EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google