A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGRAS DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGRAS DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 REGRAS DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
1. OBJETIVO Esta norma fixa as condições de segurança para o desempenho das atividades no ambiente de trabalho relacionadas as funções da área de manutenção mecânica, adotadas pelo depto. de Colheita e Reflorestamento inclusive prestadores de serviço a trabalho da empresa. 2. DEFINIÇÕES A fim de contemplar disposições regulamentares contidas no item 1.7 b, NR-01, Portaria 3214/78 – Lei 6514 de – Capítulo V do titulo II da CLT – MTE segue instruções com objetivo básico de prevenir Acidentes, instruir para disciplinar seu cumprimento, alertar para punição na sua não adoção, e complementar as tentativas de controle de riscos, principalmente os operacionais nas condições inseguras, considerando os controles já implantados pelas proteções coletivas – EPC, individuais – EPI. 2.2. Equipamento de Proteção Individual - EPI Considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, podendo este somente ser utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho.

2 3. ATIVIDADES DO PROCESSO
3.1. Serviço com macaco hidráulico Para utilização do macaco hidráulico, o funcionário deve observar o limite de peso recomendado pelo fabricante do equipamento; O macaco hidráulico deve estar apoiado em uma base uniforme (madeira), e não utilizar a rosca do equipamento até o final; Todo equipamento suspenso por macaco hidráulico, deve ser apoiado por calços antes do inicio do serviço; Não colocar membros superiores e inferiores sob cargas suspensas por macacos hidráulicos sem o mesmo estar devidamente calçado. 3.1.1 Equipamento de Proteção Individual Calçado de segurança com biqueira de aço; · Luva de vaqueta / raspa; · Perneira de couro quando a atividade for executada dentro do talhão; · Capacete de segurança; · Creme protetor de pele contra agentes químicos. 3.2. Serviço com prensa Na utilização da prensa, a peça deve estar fixada corretamente, com apoio adequado para realização do serviço; Verificar as condições das tubulações antes do uso do equipamento; Nunca exceder o limite de pressão do equipamento.

3 3.2.1 Equipamento de Proteção Individual
· Calçado de segurança com biqueira de aço; · Luva de vaqueta na existência de rebarbas e partes cortantes na peça manuseada; · Óculos de segurança; · Creme protetor de pele contra agentes químicos. 3.3. Serviço corte e solda O conjunto de oxi- acetileno e oxi-glp devem ser inspecionados, observando o que segue: a. Válvula de retrocesso de gases no maçarico; b. Válvula corta chama no cilindro de acetileno, GLP P45 e oxigênio; c. Condições das mangueiras; d. A mangueira do conjunto não deve ser emendada, para evitar a entrada de materiais que entrem em reação com o acetileno; e. Nas oficinas de manutenção, o conjunto oxi-acetileno deverá ser mantido sobre carrinho três rodas, amarrados com corrente ou similar, deixando sempre o cilindro oxigênio mais deitado em relação ao acetileno que devera ser mantido na posição vertical. f. Não lubrificar a válvula do cilindro de oxigênio com graxa ou derivados de petróleo, pois o oxigênio é altamente explosivo com essa mistura.

4 g. O cilindro de oxigênio deverá ser armazenado nas frentes de trabalho ou em
oficinas sob gaiolas, amarrados com correntes, mantido na posição vertical com capacete protetor de válvula e afastados de lubrificantes/graxas e separado de cilindros de acetileno. h. O cilindro de acetileno deverá ser armazenado nas frentes de trabalhos ou em oficinas sob gaiolas, amarradas com correntes, mantido na posição vertical com capacete protetor de válvulas, em locais ventilados e sinalizado “Proibido Fumar” e separados de cilindros de oxigênio. i. Nos caminhões oficinas, o conjunto Oxi-Acetileno ou Oxi-GLP deverá ser mantido em um ambiente ventilado, na posição vertical, amarrados com correntes, separado um cilindro do outro por uma chapa de ferro e isolado dos demais equipamentos dos caminhões. j. Antes do inicio de trabalhos ou reparos com serviço a quente (solda, corte com maçarico ou lixadeira), devem ser inspecionados e certificados de que o ambiente não apresenta nenhum risco de incêndio/explosão; k. Os cabos deverão ser compativel com a distância e a tensão elétrica, a máquina deverá ter a tomada tipo macho femêa e o cabo terra com uma garra de fixação na peça a ser soldada. l. Ventilação adequada do local de trabalho; m. Todo funcionário, deve ter participado de curso específico, ministrado por empresa qualificada; n. Somente utilizar acendedor “saci” para acender o conjunto maçarico; o. Fica terminantemente realizar serviço de solda elétrica em locais alagados, úmidos e molhados.

5 3.3.1 Equipamento de Proteção Individual
· Calçado de segurança com biqueira de aço; · Óculos maçariqueiro para corte com maçarico, lente tonalidade 6 ; · Blusão de raspa; · Luva de raspa; · Avental de raspa; · Máscara em Polipropileno com lente escura para solda tonalidade 10, 11 ou 12; · Máscara descartável para proteção respiratória PFF2 para fumos de solda; · Protetor facial para cortes com lixadeiras; · Creme protetor de pele contra agentes químicos; · Perneira de raspa para soldador; · Protetor auricular. 3.4. Uso de talha O equipamento deve ser inspecionado quanto: · Engate da peça; · Cabo de aço ou corrente sem sinais de ruptura; · Capacidade da talha compatível com o peso a ser levantado; Condição da talha; · Isolamento de área compatível com a altura de içamento da peça, verificando a inexistência de pessoas nos limites internos desta; · Os ganchos devem possuir lingüeta de segurança; · Deve-se seguir as recomendações dos fabricante quanto a manutenção dos cabos e equipamentos.

6 3.4.1 Equipamento de Proteção Individual /
· Calçado de segurança com biqueira de aço; · Luvas de vaqueta; · Capacete de segurança; · Fita zebrada para isolamento; · Creme protetor de pele contra agentes químicos. 3.5. Lavagem de peças, máquinas e implementos Não fumar ou usar dispositivos provocadores de chamas; Não utilizar solda elétrica ou serviços à quente, próximo a recipientes com solventes ou combustíveis; Sempre lavar as mãos, após lavagem das peças; 3.5.1 Equipamento de Proteção Individual · Luva nitrilica ou látex; · Blusão e calça de trevira para lavagem de máquinas e implementos; · Máscara descartável para proteção respiratória PFF2 névoas químicas.

7 3.6. Esmeris e rebolos Montado o rebolo, colocar a proteção e nunca retirá-la, a não ser para reparos ou substituição do esmeril; Não usar esmeris em motores com velocidade (rpm) superior a indicada pelo fabricante; Não usar rebolos e esmeril rachados, defeituosos, gastos ou que estejam fora de centro; Usar o esmeril adequado a cada tipo de trabalho; Antes de usar o esmeril, faça-o girar até atingir plena velocidade; O apoio de encosto (espera), para apoiar a peça a ser esmerilhada, deve ser fixado no máximo a 3 mm do disco abrasivo; Não ajustar a posição do apoio com o disco em movimento; Segurar firmemente a peça a ser esmerilhada, exercendo com ela sobre a superfície do esmeril pressão moderada, continua e uniforme, evitando esforços laterais; Não deixar o motor ligado ao terminar o serviço, nem abandonar o esmeril enquanto estiver girando; Ao colocar o rebolo, verificar se ele ajusta ao eixo. Em nenhum caso deve ficar folgado ou apertado; Não esmerilhar alumínio, latão, cobre, e madeiras em um esmeril destinado a aço ou ferramentas; Não utilizar a lateral do rebolo em hipótese alguma; Não usar luvas quando operar o esmeril.

8 3.6.1 Equipamento de Proteção Individual
· Calçado de segurança com biqueira de aço; · Avental de raspa; · Protetor facial; · Óculos de segurança. · Creme protetor de pele contra agentes químicos. 3.7. Uso de ferramentas elétricas Usar ferramenta adequada ao tipo de serviço; Verificar a voltagem da ferramenta antes de ligar; Examinar a ferramenta antes da utilização, não usar se estiver com fios partidos, cabos emendados ou sem o plug; Não usar ferramentas elétricas molhadas, ou com as mãos ou piso/terreno molhados/alagadas ; Não utilizar ferramentas elétricas onde houver gases ou vapores, explosivos ou inflamáveis; A lixadeira não poderá ser utilizada com o disco trincado ou que sofreram quedas ou impactos; O disco da lixadeira deve ser compatível com a velocidade em RPM do equipamento; Funcionários que auxiliarem outro funcionário durante o uso da lixadeira, deverão também utilizar proteção facial, óculos de segurança e protetor auricular.

9 3.7.1 Equipamento de Proteção Individual
· Calçado de segurança com biqueira de aço; · Óculos de segurança; · Protetor facial para trabalho com lixadeira; · Protetor auricular para trabalho com lixadeira; · Creme protetor de pele contra agentes químicos. 3.8. Máquinas de Furar / Usar brocas/ferramentas adequadas e devidamente afiadas; Prender firmemente a peça sobre a mesa com grampos apropriados, ou na morsa adequada; Na eventualidade da peça girar presa a broca/ferramenta, parar a máquina imediatamente e não usar as mãos para segurar a peça em movimento; Remover a chave do mandril após o uso; Não usar as mãos, nem mesmo protegidas com luvas para remover cavacos ou limalha, para isso usar escova, gancho ou pincel; Não aproximar as mãos das partes móveis da máquina; Não ajustar a mesa com a máquina em movimento; 3.8.1 Equipamento de Proteção Individual · Protetor facial; · Uso de protetor auricular no trabalho com a retificadora;

10 3.9. Policorte Não usar discos rachados, defeituosos, gastos ou que estejam fora de centro; Não utilizar a lateral do disco do policorte em hipótese alguma. Nunca utilizar o policorte para afiar ferramentas ou retirar rebarbas de peças Utilizar o equipamento somente para sua função principal; Nunca trabalhar com o equipamento sem a proteção do disco. 3.9.1 Equipamento de Proteção Individual · Calçado de segurança com biqueira de aço; · Avental de raspa; · Protetor facial; · Protetor auricular; · Óculos de segurança. · Creme protetor de pele contra agentes químicos. 3.10. Uso de ferramentas manuais Não usar ferramentas improvisadas, defeituosas, gasta ou deformadas; Inspecionar as ferramentas antes e depois de sua utilização; Não abandonar as ferramentas em lugares inadequados; Não carregar ferramentas em lugares inadequados; Não carregar ferramentas nos bolsos e sempre transportar as ferramentas em caixas ou bolsas adequadas, guardá-las em gavetas ou quadros; As ferramentas cortantes deverão ser transportadas e guardadas com bainha de proteção do corte; Não jogar ou arremessar ferramentas; Não utilizar ferramentas com as mãos com excesso de graxa.

11 Martelos a. Não utilizar-las com cabo rachado ou lascado; b. Assegurar-se que a ferramenta esteje firme no cabo; c. Não usar ferramenta deformada ou com rebarbas; d. Não bater estas ferramentas de aço ou de ferro fundido em materiais temperados (brocas, limas, etc.). Talhadeiras, punções e formões: a. Não usar talhadeira ou punção com a cabeça deformada ou com excesso de rebarbas; b. Segurar firmemente a ferramenta de maneira a poder guiá-la- Usar talhadeira, punção ou formão afiado; c. Não utilizar talhadeira ou punção destemperada; d. A peça a ser trabalhada deve estar firmemente presa. Limas: a. Não usar lima sem cabo, verificar se o cabo da lima esta firmemente colocado; b. Não usar lima como alavanca, talhadeira ou formão; c. Ao usar lima bastarda, segurá-la pelo cabo, com uma das mãos, e ter a outra devidamente protegida com luva; Chaves de boca (Fixa, estrela, etc.): a. Usar somente chaves em bom estado de conservação; b. Certificar-se que as chaves são apropriadas ao tipo de trabalho; c. Não usar chaves de boca em porcas gastas, para isso usar o grifo; d. Não usar chave com chave para aumentar o cabo da chave;

12 Chaves de fenda: a. Não usar chave de fenda com o cabo quebrado ou rachado; b. A lâmina da chave de fenda deve estar em boas condições; c. Não usar como talhadeira, sacador ou alavanca; d. Usar a chave de fenda somente para colocar ou retirar parafusos; e. Escolher a chave adequada ao tamanho do parafuso; f. Não usar a mão para segurar a peça a ser trabalhado, usar a bancada; g. Chaves de fenda automática devem ser equipadas com pino de segurança; h. Em equipamentos elétricos, usar sempre chave de fenda com cabo de material isolante; Alicates: a. Não manusear o alicate segurando próximo da junta; b. Manter o rosto sempre acima no nível de trabalho; c. Ao cortar fios ou arame segurar firmemente de modo que os pedaços a serem cortados fiquem voltados para o chão; d. Não utilizar o alicate como chave ou martelo; Serras de mão: a. Manter a serra sempre limpa e em condições de trabalho; b. Não usar serra que esteja com o cabo rachado ou lascado; c. Manter os dentes da lamina voltados para frente, de maneira que o corte se faça nesta direção; d. Serrar perto do ponto em que a peça estiver presa, evitando oscilação e ruptura.

13 Chaves inglesas e grifos:
a. Usar somente chaves inglesas e grifos que estejam com as mandíbulas em boas condições; b. Não usar calço para adaptar a chave ou grifo à porca; c. Puxar a chave ou grifo é mais seguro que empurrá-lo. Se for necessário empurrá-la, manter os pés firmemente apoiados. Equipamento de Proteção Individual · Calçado de segurança com biqueira de aço; · Luva de vaqueta ou de raspa; · Óculos de segurança; · Creme protetor de pele contra agentes químicos. 3.11. Levantamento, transporte e disposição de pesos Estar posicionado durante o procedimento, com os pés bem apoiados de forma a obter posição estável; Dobrar os joelhos, segurar firmemente a carga na posição apropriada, de forma a favorecer a estabilidade durante o levantamento; Manter as costas retas e a parte frontal do rosto na posição vertical; Levantar a carga, elevando medianamente suas pernas; Não girar o corpo durante o levantamento, transporte e depósito do peso; Manter sempre a carga perto do seu corpo; Não levantar peças acima de seus limites, peso maximo 25kg dividido por pessoa e caso necessite de içamento acima deste, utilizar-se de talhas ou munk.

14 3.12. Outras recomendações de segurança
Não é permitido transitar com ferramentas no bolso; Não improvisar ferramentas para execução do serviço, utilizar sempre ferramentas adequadas; Na execução de atividades em sistemas hidráulicos, o executante deve despressurizar a linha ou equipamento, e certificar-se através de testes; Ande, jamais corra dentro da oficina, caminhe sempre observando as condições do piso/terreno; Não inicie serviço algum para o qual não esteja devidamente orientado pela sua supervisão, quanto às determinações de segurança; Obedeça todos os avisos, advertências e sinalizações de segurança destinados a sua proteção; É proibida a ligação simultânea de mais de um aparelho à mesma tomada de corrente com o emprego de acessórios que aumentem o número de saídas, salvo se a instalação for projetada com esta finalidade; Não abrir painéis elétricos 110 e 220 volts e não utilizar ligações improvisadas; É obrigatório o uso de cintos de segurança tipo pára-quedista talabarte duplo em todas os serviços que envolverem altura, e este deve ser fixado em local dimensionado para este fim; Garantir que os equipamentos motorizados e ferramentas em geral atendam aos padrões operacionais e de segurança exigidos, bem como estabelecer critérios para a realização das inspeções.

15


Carregar ppt "REGRAS DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google