A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em Assuntos Educacionais: Karolina Carvalho de Farias

2 SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Finalidades: - Melhoria da qualidade do ensino - Orientação da expansão da oferta - Aumento da eficácia Institucional e efetividade acadêmica e social É formado por três componentes principais: - Avaliação Institucional - Avaliação de Curso - Avaliação de Estudantes Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004

3 PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO -Auto avaliação (Comissão Própria de Avaliação - CPA) - Avaliação Externa (INEP – Comissões de Avaliação) - ENADE ( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Instrumentos de Informações (CENSO E Cadastro) Avaliação do Curso: Será realizada através de três dimensões: 1-Organização Didático Pedagógica 2- Corpo Docente 3- Infraestrutura

4 REUNIÕES COM A COMISSÃO - Dirigentes da IES (Reitoria, Centro e Departamento) - Coordenador de Curso - Comissão Própria de Avaliação - CPA - Discentes - Docentes A Comissão Avaliadora irá se reunir com os diversos grupos que constituem o curso:

5 SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR QUAL O PAPEL DO DOCENTE NO PROCESSO AVALIATIVO?

6 O PAPEL DO DOCENTE NA AVALIAÇÃO Os docentes que estão cadastrados no e-MEC deverão entregar os seguintes documentos: - Cópia de certificados/diplomas dos docentes contendo suas titulações acadêmicas. -Cópia da carteira profissional para comprovar experiência docente ou profissional, em áreas afins, anterior à UFPE e/ou atualmente, se for o caso. - Cópia das produções científicas dos últimos 3 (três) anos (2009 - 2010 e 2011). O docente que se omitir na entrega deste material estará potencialmente prejudicando a avaliação do curso, podendo responder a inquérito administrativo na UFPE.

7 O PAPEL DO DOCENTE NA AVALIAÇÃO Durante a visita da Comissão, serão realizadas entrevistas com os docentes, assim, é recomendado que aqueles cadastrados para avaliação, se atualizem sobre as informações do curso. Documentos e instância para conhecimento: 1.PPC – Projeto Pedagógico do Curso 2. PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 3. Regulamento do Colegiado de Curso 4. Regimento da IES 5. CPA – Comissão Própria de Avaliação 6. NDE – Núcleo Docente Estruturante

8 O PAPEL DO DOCENTE NA AVALIAÇÃO Finalidades da entrevista: - Verificar as percepções dos docentes acerca do PPC. - Identificar as políticas voltadas aos docentes. - Observar suas atividades desenvolvidas. - Colher opiniões sobre a IES e o Curso. Todas as atividades da Comissão são agendadas previamente permitindo que os envolvidos no processo possam se organizar e o docente deverá estar disponível na data e horário agendados.

9 PERGUNTAS FRENQUENTES NAS ENTREVISTAS - Como se dá a participação dos docentes no planejamento e gestão do curso? - Como se operacionaliza, na prática pedagógica, a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade e a articulação da teoria com a prática? - Como são trabalhadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto do curso? - Qual a percepção dos docentes em relação às políticas de capacitação docente e participação em eventos?

10 PERGUNTAS FRENQUENTES NAS ENTREVISTAS - Qual a apreciação dos docentes sobre a funcionalidade do sistema de registro e controle acadêmico (SIG@)? - Qual a apreciação dos docentes em relação à infraestrutura e apoio às atividades acadêmicas? - Qual a percepção sobre a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão? - Como é elaborado e como ocorre a divulgação das políticas institucionais constantes no PDI?

11 INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS PPC – Projeto Pedagógico do Curso: É o documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais com base nas DCNs. Entre outros elementos, é composto pelos conhecimentos e saberes necessários à formação das competências estabelecidas a partir de perfil do egresso; estrutura e conteúdo curricular; ementário; bibliografia básica e complementar; estratégias de ensino; docentes; recursos materiais; laboratórios e infraestrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso.

12 INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS CPA – Comissão Própria de Avaliação: Foi instituída pela LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. Possui atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

13 INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional: É o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da IES, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho; à missão a que se propõe; às estratégias para atingir suas metas e objetivos; à sua estrutura organizacional e ao Projeto Pedagógico Institucional com as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.

14 INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS NDE – Núcleo Docente Estruturante: Conjunto de professores, composto por pelo menos cinco docentes do curso, de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral ou parcial, que respondem mais diretamente pela concepção, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (Resolução CONAES N° 1, de 17/06/2010). Colegiado de Curso: Instância de tomada de decisões administrativas e acadêmicas constituída por representação discentes e docentes.

15 INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS Recife, Setembro de 2012. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS. OBRIGADO!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google