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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.

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Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias Digitais Facebook e Orkut Cecília Melo Diogo Oliveira Eduarda Andrade Albergaria João Vitor Domingues Vinícius Barreto Silva

2 Internet Brasileira 90% de penetração na classe AB
Previsão para 2013: 113 MM usuários 78 MM de Brasileiros conectados 8º pais que mais acessa a web no mundo Principal fonte de informação da classe AAA 61% dos jovens assistem TV com Internet ligada 20 MM de Smartphones 205 MM de celulares ativos 31 Bilhões de buscas no Google por mês 23 MM de e-consumidores. 53% Classe C Tiket-medio: R$ 370,00 35% da população brasileira (70MM) consulta a web antes de uma compra

3 O Brasil é o país que mais usa redes sociais
23% comentam de marcas nas Redes Sociais 23% adicionam conteúdo em suas páginas 34% postam opinião de marcas 78% confiam em RS + que na mídia 40% tweets são sobre marcas

4 Quem usa redes sociais no Brasil?
74% preferem seguir amigos e família no Twitter; 60% preferem seguir celebridades no Twitter 69% ficam felizes quando amigos “curtem” ou comentam seus posts 45% começam a substituir os portais de notícias pelas redes para se informar 18% seguem marcas que consomem no Twitter “Marca que fazem ações nas redes são bem vistas pelos usuários” Usuários entendem que as empresas podem usar as redes para divulgar produtos, analisar comportamento e se comunicar com consumidores = RELACIONAMENTO

5 Quem usa redes sociais no Brasil?
60% acreditam que os sites de relacionamento fornecem toda a informação que precisam 25% tomam decisão de compras via redes. Críticas de outros usuários, indicações de amigos, buscam alternativas para compras 60% usam redes a mais de 3 anos e ficam em média 1h conectado/dia 70% acessam as redes de casa 37% de Lan Houses 22% casa de amigos 13% do trabalho 8% escola/faculdade

6 Quem usa redes sociais no Brasil?
56% dos jovens preferem usar as redes para se comunicar ao invés de ou SMS 20% mudam de plano de celular para acessar as Redes Sociais mais facilmente 54% que acessam sites de relacionamento não se sentem mais sozinhos Fonte: Ibope Mídia / Jornal Propaganda e Marketing – Pesquisa realizada em Set/2010 com pessoas 10 anos + em 11 capitais nacionais

7 Maiores acessos no mundo
21,5 bilhões páginas/mês são acessadas no Orkut 550 milhões scraps/dia 200 milhões de fotos postadas por semana 87 milhões no mundo no Brasil, somos 43 milhões Crescimento apoiado em Aplicativos Classe AB maior penetração 726 milhões no mundo no Brasil, somos 25 milhões

8 FACEBOOK 10% da população mundial está no Facebook.
Provavelmente seu cliente também está.

9 Entenda sobre o Facebook
O Facebook foi lançado no início de 2004. Inicialmente , a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. A partir de 2006 a utilização se expandiu ao público. No site Ad Planner Top 1000 sites que registra os sites mais acessados no mundo pelo Google, mostra o Facebook como primeiro colocado superando ate mesmo o Youtube.

10 Entenda sobre o Facebook

11 A “cara” do Facebook

12 Como aproveitar esse nicho então?
Sabendo dessas informações podemos tanto utilizar o facebook como uma “ Rede Social” ou como uma ferramenta de fazer ótimos negócios e/ou prosperar o seu negócio. Além da própria função básica do facebook que pode gerar bons resultados para seu negocio, o mesmo tem inúmeras ferramentas para o mundo corporativo.

13 F-COMMERCE F Commerce é uma maneira de e-commerce(comercio eletrônico), que vem crescendo devido a expansão das redes sociais. Essa maneira de comercio acontece dentro do Facebook, referindo-se especificamente à aquisição de bens e serviços reais real dentro do Facebook com um cartão de crédito.

14 F-COMMERCE Algumas empresas disponibilizaram um balanço das vendas através do Facebook. As três principais marcas no Facebook em faturamento dentro do Facebook são: Coca-Cola (24 milhões de dólares por ano), Starbucks (20 milhões de dólares por ano), Disney (19 milhões de dólares por ano). Outro número importante de fcommerce é o disponibilizado pela P & G, que vende atualmente cerca de fraldas em menos de uma hora em sua página no Facebook.

15 F-COMMERCE – Como funciona?

16 F-COMMERCE – Casos de Sucesso

17 F-COMMERCE – Exemplo

18 Ferramentas do F- Commerce

19 Deals on Facebook

20 F- Stores

21 F- Stores – Como montar uma?
Vídeo

22 Facebook Credits

23 F-Comerce Fora do Facebook – Exemplo Elike

24 Página no Facebook

25 Perfil Pessoal ≠ Grupo ≠ Negócios

26 Vantagens das Páginas no Facebook
Fácil contato com os consumidores Definição do seu publico alvo Utiliza um link fácil no Facebook, por exemplo, Consolidação da marca.  Atingir o público-alvo de maneira moderna e eficaz, sem causar aborrecimentos.  Fidelização e lembrança de marca através do contato constante com os consumidores.  Aumento em vendas e visitas ao website / landing page.

27 Exemplos de Páginas no Facebook

28 ORKUT Vocês acham que existe alguma marca que não está aqui?
Que nenhum fã ou funcionário criou uma comunidade desde 2004?

29 ORKUT X FACEBOOK

30 Sobre o Orkut Rede social filiada ao Google
Criada em 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Nome originado do projetista chefe, Orkut Büyükkökten. 2009 > Novo Orkut 24 de janeiro de 2004

31 Será o fim? Orkut ainda é líder, mas vem caindo sua popularidade
Sem dúvida, para empresas, o Facebook apresenta mais vantagens, mais recursos. Mas ainda há como utilizar o orkut.

32 Primeira Transação Comercial no Brasil
Em 2007 comunidade Eu AMO Floripa foi "adquirida" pela RBS por R$ 2 mil Utilizada para promover o festival do verão "Floripa Tem” Nome alterado para "Eu Amo Floripa! Floripa Tem!". Em 16 de Janeiro de 2007, a comunidade do Orkut Eu AMO Floripa foi alvo da primeira transação comercial de que se teve notícia na rede no Brasil[26] quando foi "adquirida" pela RBS, que pagou R$ 2 mil a um jovem carioca para se tornar mediadora do fórum de discussão. A página da comunidade foi utilizada para promover o festival do verão "Floripa Tem", e seu nome foi alterado, logo em seguida, para "Eu Amo Floripa! Floripa Tem!". Na época a comunidade totalizava quase setenta e cinco mil membros, e foi escolhida para a transação por sua maior popularidade entre os usuários da rede de relacionamento, comparada a outras com o mesmo tema.

33 Como aproveitar o Orkut?
Relacionamento Monitoramento Duas ações básicas Relacionar-se de forma mais próxima com o cliente e monitorar o perfil de seus consumidores trabalho intensivo para estabelecer e divulgar seus valores A Coca-Cola, empresa com diversas campanhas na internet, diz ter uma política de não-interferência daquilo que seus consumidores debatem na rede. "Mas acompanhamos de perto suas opiniões, somos espectadores. Dessa forma, podemos usar a internet para aprender com nossos clientes", afirmou o diretor de marketing Ricardo Fort.

34 Ferramentas

35 Comunidades maneira de as pessoas identificarem-se com outros membros que possuam gostos semelhantes e discutir assuntos pertinentes ao assunto ao qual ela é relacionada. Monitoramento e relacionamento por mais que os usuários “entrassem” nas comunidades, eles não participavam da mesma, ou seja, a influência era pouca. Isso acontece porque, de acordo com pesquisas, os usuários preferem ver em ordem: álbum de foto, scrapbook, homepage do perfil do usuário, lista de álbuns, lista de amigos, mensagens e, por fim, checam as comunidades.

36 Perfil Todo usuário possui Interação mais direta com o cliente
Uso de outros recursos

37 “Promova” Pré-visualizar a promoção
Ver quantas pessoas clicaram, viram (para vídeos), promoveram ou enviaram a promoção para o lixo Ver quem promoveu a promoção Monitorizar o percurso da promoção (desde amigos, a amigos de amigos e por aí adiante) Interromper ou eliminar a promoção

38 “Aprenda a usar o Orkut Promova”
Vídeo

39 Selo para Empresas Função direcionada especificamente para empresas
Link entre Google Maps e Orkut Ao visitar um perfil do Orkut que pertença ao dono de uma pequena empresa, você talvez veja um selo que indica que o estabelecimento dele está no Google Maps. Para encontrar o estabelecimento no mapa, basta clicar no selo:

40 Todas as empresas precisam estar no orkut?

41 Não precisam estar: Comunicação de empresas para empresas
Não há comunidades relacionadas à empresa Não há tempo para acessar a rede O objetivo é promoção e não relacionamento 1. Se sua comunicação é B2B, de empresas para empresas, o Orkut pode não ser uma boa ideia, pois a maior parte desse público não participa da rede. Talvez seja melhor tentar outro site como Facebook ouLinked in. 2. Não há nenhuma comunidade ou tópicos que falam sobre seu setor de atuação. Isso significa que assuntos relacionados a sua marca não são discutidos nessa rede, é melhor continuar buscando por outras. 3. Uma das dificuldades do Orkut é não contar com muitos aplicativos ou plugins que facilitam a atualização e personalização da página, como o Facebook e o Twitter. Para a empresa estar no Orkut, é necessário tempo para acessar a rede, buscar comunidades, interagir com outros perfis, participar e moderar discussões.  Se sua empresa não disponibiliza desse tempo, é melhor não entrar do que deixar um perfil oucomunidade abandonados. 4. Se seu principal objetivo é promoção e não relacionamento. É claro que você pode usar o Orkut para promover sua marca, porém uma das principais funções da rede é o relacionamento, tanto entre perfis quanto por meio das discussões em comunidades.

42 Podem estar: Já há comunidades ou discussões sobre a marca
Público-alvo de jovens entre 15 e 24 anos Ações focadas no Nordeste O objetivo é relacionamento 1. O Orkut é bastante indicado quando já há comunidades ou discussões a respeito da sua marca, seu mercado ou produto na rede, só é necessário saber como aproveitar essas oportunidades. 2. Se seu público-alvo são jovens entre 15 e 24 anos, eles fazem parte da maioria dos usuários do Orkut, talvez seja uma boa oportunidade para falar diretamente com eles. De acordo com o ComScore, essa faixa etária está diminuindo cada vez mais. 3. Ainda falando sobre o público da rede, apesar do Sudeste ter mais usuários cadastrados, são os nordestinos que passam o maior tempo na rede, cerca de 26 horas. Então, se pretende fazer alguma ação mais regional focada no Nordeste, o Orkut pode ser uma boa ideia. 4. Se sua empresa busca relacionamento, o Orkut pode ser usado como ferramenta. O site conta com diversos itens que permitem uma grande interação, principalmente por meio de comunidades, que inclusive, podem servir como um termômetro para verificar se sua empresa tem espaço na rede. Verifique secomunidades relacionadas a sua marca ou setor de atuação são movimentadas, se há discussões ou compartilhamento de informações, assim já poderá ter uma ideia se há ou não espaço para você no Orkut. Coloquei apenas algumas situações mais gerais, algumas vezes, a maior parte do seu público pode não estar no Orkut, mas você consegue planejar uma ação para uma pequena parcela desses usuários e conseguir algum retorno. O monitoramento antes de qualquer ação é essencial.

43 É importante saber usar

44 Dicas Estabelecer objetivos: qual a nossa função e o que queremos da nossa participação nas mídias sociais: vendas? marketing? interação? Onde estão nossos consumidores e o que eles querem? Como podemos influenciar nossos consumidores, o que os afeta e o que os interessa?

45 Dicas Quais as nossas responsabilidades?
Através de quais canais e meios iremos nos comunicar com nossos consumidores, Facebook, Twitter, Orkut, LinkedIn, Foursquare Qual será nossa estratégia? Qual a nossa efetividade e eficácia da nossas intervenções nas mídias sociais?

46 FIM


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