A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇAO PSICOLÓGICA NA CIRURGIA BARIATRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇAO PSICOLÓGICA NA CIRURGIA BARIATRICA"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇAO PSICOLÓGICA NA CIRURGIA BARIATRICA
Psicóloga Ms Cristina Di Benedetto Maringá janeiro 2013

2 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA:
VERIFICAR O REPERTÓRIO EMOCIONAL DO CLIENTE PARA LIDAR COM A CIRURGIA EM SI E COM AS MUDANÇAS PÓS-CIRÚRGICAS

3 (DI BENEDETTO, 2008,2006). AP: ABORDAGEM ESPECÍFICA PARA CADA CLIENTE.
NÃO REALIZAR AVALIAÇÕES “EM MASSA” GENÉTICOS AVALIAÇÃO FATORES DE PERSONALIDADE DA DO SISTEMA AMBIENTAL OBESO DO

4 PSICOLÓGICA AVALIAÇÃO COLETA DADOS DE PRÉ-OPERATÓRIA PREPARAÇÃO a)DEVOLUTIVA PARA O CLIENTE b)ATESTADO MÉDICO PARA O ORAL

5 Avaliação Psicológica Pré-Cirurgica
SISTEMATIZAÇÃO DAS ETAPAS DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA COM ADOLESCENTES OBESOS (Di Benedetto, 2006) Avaliação Psicológica Pré-Cirurgica Grupos de Apoio e familiares pacientes acompanhamento psicológico individual

6 AS ETAPAS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (COM ADULTOS E ADOLESCENTES)
Entrevista psicológica Entrevista psicológica com os pais e/ou responsável Testes: Critérios para escolha dos testes Psicológicos e Embasamento Teórico. Devolutivas Laudo.

7 ENTREVISTA PSICOLÓGICA:
COLETA DE DADOS (MEYER, 2002, MATOS, M.A., 1999 e TORÓS, D., 1997;SILVARES e GONGORA, 1998). ENTREVISTA PSICOLÓGICA: Coleta de Dados

8 NA LINHA COMPORTAMENTAL
COLETA DE DADOS (MEYER, 2002, MATOS, M.A., 1999 e TORÓS, D., 1997;SILVARES e GONGORA, 1998). ENTREVISTA PSICOLÓGICA: ANÁLISE FUNCIONAL: FORMA DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NA LINHA COMPORTAMENTAL

9 ENTREVISTA PSICOLÓGICA
Histórico da obesidade (época de surgimento e tratamentos realizados com sucesso ou não); Verificar o papel da obesidade como queixa primária ou secundária; Verificar qual a perspectiva e demanda para o emagrecimento; Avaliar se a pessoa tem alguma psicopatologia impeditiva para a realização da cirurgia; Identificar as funções emocionais do comer.

10 Ver modelo em anexo

11 INSTRUMENTOS PSICOLÓGICOS
Uso de testes gráficos Inventário de Habilidades Sociais (identifica repertório de Assertividade, Agressividade, Comportamento Passivo) Atividades de expressividade emocional relativas à vivência da obesidade.

12 QUANDO UM CLIENTE É CONTRA INDICADO PARA A CIRURGIA. (TRAVADO et al
NÃO APRESENTAR psicose, alcoolismo, atraso mental e a bulimia nervosa; Situações em que paciente não esteja plenamente de acordo com a cirurgia ou não seja capaz de apreciar as mudanças que ocorrerão após a operação, por incapacidade cognitiva ou psicológica/psiquiátrica.

13 PREPARATÓRIO PARA O ENFRENTAMENTO DA CIRURGIA
PRÉ OPERATÓRIO OPERATÓRIO IMEDIATO

14 ENTREVISTA DEVOLUTIVA
ENTREVISTA INFORMATIVA E PREPARATÓRIA: SINALIZA PARA O CLIENTE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, BEM COMO INSTRUÇÕES E INFORMAÇÕES SOBRE O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO.

15 LAUDO PSICOLÓGICO  Protocolo: aprovado e regulamentado pelo Conselho de Medicina, requer o laudo como sendo indispensável.  Psicólogo descreve as condições atuais do cliente, a fim de propiciar diagnóstico e prognóstico para decidir sobre o encaminhamento do cliente à cirurgia, ou mesmo à psicoterapia (CFP, 2003; ARENALES-LOLI, M. S. e PRETO, C. R. de S., 2006).  Laudo serve inclusive para liberação das cirurgias em instituições públicas e também para liberação por parte dos convênios de saúde.

16 ORIENTAÇÃO INFORMAÇÃO E APOIO
Contato com a psicologia se faz importante para: ORIENTAÇÃO INFORMAÇÃO E APOIO


Carregar ppt "AVALIAÇAO PSICOLÓGICA NA CIRURGIA BARIATRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google