A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conduzir Guiar Estimular e Influenciar!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conduzir Guiar Estimular e Influenciar!"— Transcrição da apresentação:

1 Conduzir Guiar Estimular e Influenciar!
LIDERANÇA Conduzir Guiar Estimular e Influenciar!

2 O que é isso? Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, conseguindo os melhores resultados delas e, através delas. As pessoas são, sem dúvida, o mais importante recurso de uma organização, tanto que pequenas, médias e grandes empresas têm um setor desenvolvido somente em sua função: o departamento de R.H.. Pois elas são o capital intelectual, a inteligência.

3 O que é isso? Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, a liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo

4 3 grandes importâncias da liderança
Liderança envolve outras pessoas Onde houver mais de uma pessoa, haverá a necessidade de um líder, o que contribuirá na organização de um trabalho, tarefa ou até mesmo no convívio familiar.

5 3 grandes importâncias da liderança
Liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre o líder e os demais A distribuição de poder dentro de uma empresa é sem dúvidas sua ponte para crescimento.

6 3 grandes importâncias da liderança
Liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos seus seguidores Pode até faltar os recursos, só não pode faltar a criatividade para criá-los. Um líder é sempre lembrado pela inovação.

7 Lição Prática O líder é o termômetro do grupo, isto é, indica o estado atual, das condições físicas, morais e espirituais dos seus comandados. Reflete a situação do momento do grupo. Tal líder, tal grupo... Um líder deve ser uma pessoa entusiasta, que gere estimulo e exemplo para os seus comandados. Afinal, “As palavras comovem, os exemplos arrastam...”

8 Poder e Liderança Não é líder quem se impõe pela força e poder, mas quem usa o poder da liderança, isto é, o poder da persuasão e a capacidade de influenciar, sabendo mostrar como um guia, o caminho que ele vê e conhece melhor. É incrível e lamentável, constatar que ainda existam empresários e executivos de alto nível que confundem liderança com uso arbitrário do poder. Autoritários, inacessíveis e distantes, emocionalmente descontrolados, donos da verdade, pois não aceitam qualquer tipo de questionamento.

9 Poder e Liderança Essas pessoas são, no fundo, muito inseguras, por isso não conseguem ouvir, são excessivamente transparentes para expressar o que sentem, mas não admitem nos outros essa mesma transparência, embora paguem um preço muito alto por isso, apesar de não o perceberem ou de não quererem percebê-lo.

10 Mas... Qual a Real importância do líder na organização?
A linha histórica da humanidade demonstra que as transformações a as evoluções acontecem desde que o homem desenvolveu os conhecimentos e habilidades necessárias para trabalhar o meio físico, simplificá-lo e transformá-lo segundo suas carências. Isto nos leva a crer que a mudança é um fenômeno que vem acompanhando o homem desde os seus primórdios. Por isso, as mudanças já não nos surpreendem, o que nos causa espanto é a velocidade e a profundidade com que elas acontecem. Aumentando cada vez mais a importância de um líder, para se adequar à elas e preparar todo o seu grupo para enfrentá-las.

11 Líder, como eu chego nesse patamar?
Como muitos se tornaram líderes? Como é possível chegar a este patamar? Será que liderança é para todos? Há 3 formas de atingir esse nível: Buscando a liderança: Aquele que se faz líder, é no momento de necessidade que sabemos quem realmente é líder (Auto-determinação). Contando com o acaso: Não há opção, é feito pelo fato de não haver outro melhor. (imposição). Nascendo assim: O que é líder por natureza (inato).

12 Tipos de líderes Autoritário
Aquele que determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro do grupo. Conduta condenável. É uma pessoa ditadora e soberana, que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as idéias de outro membro do grupo , é uma pessoa déspota que subestima e diminui o grupo. Conseqüência: A reação do grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo.

13 Tipos de líderes Indeciso
Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão “ deixa como esta ,para ver como é que fica”. Conseqüência: A reação do grupo é ficar desorganizado, gera insegurança e atritos, é como um barco sem leme, não sabe para onde vai.

14 Tipos de líderes Democrático
É o líder do povo e pelo povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir.É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático é de suma importância para o progresso e sucesso de uma organização.  Conseqüência: A reação do grupo é de interação, participação, colaboração e entusiasmo.

15 Tipos de líderes Liberal Aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes. Apresenta apenas alternativas ao grupo. Conseqüência: A reação do grupo geralmente é ficar perdido, não ficando coeso.

16 Tipos de líderes Situacional
É aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota diante das diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação. Conseqüência: A reação do grupo é de segurança e motivação por certo tempo.

17 Tipos de líderes Emergente
Diz respeito aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação especifica. Por exemplo, num caso extraordinário, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato. Conseqüência: O grupo reage bem, participa, colabora, sabendo que se houver emergência, o líder saberá o que fazer.

18 A conduta do líder A conduta do líder deve ser única e definida, sem oscilações e posições contraditórias. Deve o líder portar-se de forma idêntica em todos os campos de atuação.

19 Requisitos para uma boa Liderança
Não seja Pedantista : demonstração ostensiva de que sempre sabe mais que os outros. Não seja Megalomaníaco : mania de grandeza. Não seja Paroleiro : falar exageradamente. Isso é forma disfarçada de mentir. Não seja Reclamador : Nunca esta satisfeito. Nada satisfaz. Não seja Inconstante : mudando de atitude a toda hora. Não seja Egoísta : pensar somente em si , cuidar só de si. Não seja Precipitado : tomar atitudes imprudentemente. Não seja Antipático : personalidade indesejável.

20 Chefe X Líder Tem a visão curta Administra recursos humanos Precisa ganhar sempre Tem todo o poder conflitos são aborrecimentos crises são riscos Tem a visão panorâmica Lidera pessoas mais do que perder Tem competência conflitos são lições crises são oportunidades

21 O líder e seu futuro As pessoas que se destacam como líderes, estarão projetando sua posição para um nível mais elevado, alcançando uma nova etapa e fazendo mudanças no meio em que vivem, ou seja, atingindo a auto-realização.

22 Equipe


Carregar ppt "Conduzir Guiar Estimular e Influenciar!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google