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RENASCIMENTO.

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Apresentação em tema: "RENASCIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO

2 RENASCENÇA: Termo utilizado pela primeira vez em meados do século XIX, para denominar um processo histórico ocorridos nos séculos XV e XVI. Movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa).

3 CONTEXTO HISTÓRICO Desenvolvimento do comércio. Aumento populacional Expansão das cidades Surgimento de universidades O progresso econômico foi de fundamental importância.

4 Acumulo de riquezas. Patrocínio: mecenas Familias: Médici, Sforza, D’Este, papas.

5 Universidades: Humanismo, programa secular, preocupado com o homem, sua natureza e seus dons. Gramática, retórica, história, poesia, moral e filosofia. Valorizavam a Antiguidade Clássica (mundo greco-romano)

6 Para os renascentistas, o período que ia do século V (queda do Império Romano), até a época que viviam tinha sido “uma longa e tenebrosa noite de mil anos”, um período que “mediou”, ou seja uma IDADE MÉDIA. Já o século XV seria uma Renascença dos valores clássicos.

7 Ocorre um processo de desvalorização do homem e suas obras referente ao período anterior.
EX: Arte Gótica, uma arte de Godos, barbáros. O surgimento do papel e o desenvolvimento da prensa de Gutemberg.

8 Características principais do Renascimento:
Humanismo Antropocentrismo Individualismo Racionalismo Naturalismo Hedonismo Cientificismo Empirismo Experimentalismo Inspiração na cultura clássica (mundo greco-romano).

9 Humanismo: Valorização do homem. Os retratos e as assinaturas nas obras
Racionalismo: Razão, ceticismo. Hedonismo: Auto-satisfação e realização espiritual

10 Antropocentrismo: Homem como medida de todas as coisas
Antropocentrismo: Homem como medida de todas as coisas. Uma religiosidade diferente do misticismo ingênua que predominava na Idade Média. Naturalismo: Homem/Natureza Realismo: Traço marcante de desenhos e pinturas.

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13 Fases do Renascimento italiano:
TRECENTO (séc XIV): transição da cultura teocêntrica para a antropocêntrica; Dante – Literatura – A Divina Comédia Petrarca – Literatura – Ad Itália, Lírica do Cancioneiro Boccaccio – Literatura - Decameron Giotto – Pintura – figuras com aspecto humano e traços de individualidade. Destaque para suas representações de São Francisco de Assis.

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15 QUATROCENTO (séc XV): família Médici (mecenas); Florença (principal centro); pintura com maior destaque (técnica da pintura a óleo); Masaccio – geometria em perspectiva. “A Expulsão de Adão e Eva do Paraíso”, “Tributo”, Distribuição de esmolas por São Pedro”; Botticelli – figuras leves, delicadeza, inocência. “Nascimento de Vênus”, “Alegoria da Primavera” Da Vinci – maior nome do renascimento. Pintor, escultor, urbanista, engenheiro, músico, físico, botânico... “Gioconda” (Mona Lisa), “Santa Ceia”, Virgens das Rochas”.

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18 CINQUECENTO (séc XVI):
Papas (mecenas); Roma (principal centro); Ariosto – Literatura – “Orlando Furioso”; Torquato Tasso – Literatura – “Jerusalém Libertada” Nicolau Maquiavel – Literatura – “O Príncipe”; Rafael – Pintura – conhecido como o pintor das madonas. “Madona Sistina”, “Escola de Atenas”, “A Sagrada Família”; Michelângelo – Pintura e Escultura – “Moisés”, “Davi” e “Pietá” (esculturas), afrescos da Capela Sistina (pintura

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22 EXPANSÃO DO RENASCIMENTO
Não atingiu no resto da Europa o mesmo grau de desenvolvimento, pois a maioria dos países era baixo o grau de desenvolvimento das forças produtivas. Ou seja, não havia recursos para serem investidos. Contava ainda com as guerras religiosas em muitos países.

23 O Renascimento fora da Itália:
INGLATERRA: Thomas Morus – Utopia; William Shakespeare – Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo, Sonhos de Uma Noite de Verão, entre outras. FRANÇA: Rabelais – Gargântua e Pantagruel; Montaigne – Ensaios.

24 PORTUGAL: Gil Vicente – Teatro – Auto da Visitação e Auto dos Reis Magos; Camões – Literatura – Os Lusíadas ESPANHA: El Greco – Pintura – Vista de Toledo sob a tempestade e O Enterro do conde Orgaz; Cervantes – Literatura - Dom Quixote de la Mancha

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26 PAÍSES BAIXOS (Holanda e Bélgica):
Irmãos Hubert e Jan Van Eyck – Pintura – Adoração do Cordeiro; Hieronymus Bosh – Pintura – Carroça de Feno, Jardins das Delícias e As tentações de Santo Antão; Pieter Brueghel – Pintura – O Alquimista, Banquete Nupcial, Os Cegos; Erasmo de Roterdam – Literatura - Elogio da Loucura. ALEMANHA: Albrecht Dürer – Pintura – Auto-retrato, Natividade; Hans Holbein – Pintura – Cristo na sepultura.

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30 RENASCIMENTO CIENTÍFICO

31 RENÉ DESCARTES (1596 – 1650) “Cogito, ergo sum”. (Penso, logo existo)
RACIONALISMO Nunca aceitar qualquer coisa como verdade, se esta coisa não pode ser vista como tal. Conduzir os pensamentos em ordem, começando pelos mais simples e fáceis de saber aos mais complexos.

32 Copérnico ( ) astrônomo polonês, autor da Teoria Heliocêntrica.

33 Galileu Galilei (1564 – 1642) O movimento natural / experimentação.
Confirmação da Teoria de Copérnico.

34 Decadência Deslocamento do eixo comercial Diminuição das encomendas
Sucessivas guerras e invasões Reforma Luterana Mudanças de mentalidades.


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