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PublicouAlana Amaro Ramires Alterado mais de 8 anos atrás
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DESENVOLVIMENTO DE JOGOS 2D UTILIZANDO O FRAMEWORK
MICROSOFT XNA Emanuel Maués
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Quem sou eu Bacharelando em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA) Linha de Pesquisa do TCC voltada para o desenvolvimento de jogos utilizando o framework XNA Programador Java e C#
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Quem sou eu Pesquisador do Laboratório de Computação Natural do CESUPA (LCN), especificamente na área de desenvolvimento de jogos
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Quem sou eu Colaborador do Núcleo de Educação à Distância do CESUPA (NEAD), atuando como Game Designer
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Agenda Introdução Apresentando o XNA Objetivos Motivações Definição
Histórico Comparativo entre versões
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Agenda Preparando o ambiente de desenvolvimento
Requisitos Mínimos Microsoft Visual Studio Microsoft XNA Framework Requisitos Opcionais O quê XNA pode fazer por você Mecânica Interação do Jogador Gráficos
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Agenda Exemplos de jogos desenvolvidos Casos de Sucesso do XNA
O futuro do XNA O seu futuro
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INTRODUÇÃO Objetivos
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Introdução Objetivos Demonstrar as motivações para utilizar essa ferramenta Demonstrar o que o XNA é Demonstrar o que o XNA pode fazer por você
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Introdução Objetivos Dar os primeiros passos na utilização do framework para desenvolvimento de jogos
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Introdução Objetivos Demonstrar como os próximos passos os quais podem ser dados para o desenvolvimento de jogos
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Introdução Objetivos Demonstrar alguns casos de sucesso
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INTRODUÇÃO Motivações
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Introdução Motivações
Crescimento do desenvolvimento independente
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Introdução Motivações
Distribuição de conteúdo online por “qualquer” pessoa
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Introdução Motivações
Percepção das vantagens do videogame sobre outras mídias
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Introdução Motivações
Competições de desenvolvimento de games
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Introdução Motivações
Incentivos nacionais
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Apresentando o XNA Definição
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Apresentando o XNA Definição
É um conjunto de ferramentas (um framework) o qual permite desenvolver, compilar e executar jogos
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Apresentando o XNA Definição
O problema O desenvolvimento de games estando limitado às grandes empresas
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Apresentando o XNA Definição
Soluções baratas, perfeitas para neófitos, porém complexas demais
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Apresentando o XNA Definição
Ferramentas robustas, porém caras demais
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Apresentando o XNA Definição
A Solução Liberdade para desenvolver sem qualquer encargo (exceto para Xbox)
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Apresentando o XNA Definição
Abstrai conceitos enjoativos do desenvolvimento (threads)
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Apresentando o XNA Definição
IDE “gratuita” Facilidade de desenvolvimento
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Apresentando o XNA Histórico
2004 Microsoft anuncia o lançamento do XNA 1.0 durante Game Developers Conference 2009
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Apresentando o XNA Histórico
“O coração do XNA é a escolha. Nenhum jogo atual é construído com apenas uma ferramenta, nem qualquer outro jogo futuro será. Ao criar um ambiente onde as inovações do software florescem e trabalham juntas, o XNA permitirá aos desenvolvedores redefinir o que é possível criar em games e dar aos jogadores a liberdade de buscar seus próprios caminhos.” J Allard no GDC 2004
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Apresentando o XNA Histórico
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Apresentando o XNA Histórico
2006 Em uma apresentação no Gamefest, é lançado o XNA Game Studio Express
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Apresentando o XNA Histórico
2007 Novamente no Gamefest, é anunciado o XNA 2.0
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Apresentando o XNA Histórico
2008 Surge a versão 3.0 do XNA
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Apresentando o XNA Histórico
2009 É lançada a versão XNA 3.1
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PREPARANDO O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
Requisitos Mínimos
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PREPARANDO O AMBIENTE Requisitos Mínimos
Microsoft Visual C# Express & Microsoft XNA Framework XNA Game Studio Express
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PREPARANDO O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
Requisitos Opcionais
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PREPARANDO O AMBIENTE Requisitos Opcionais
Ferramentas de edição de imagens
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PREPARANDO O AMBIENTE Requisitos Opcionais
Ferramentas de edição sonora
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PREPARANDO O AMBIENTE Requisitos Opcionais
Ferramentas de edição de vídeo
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O QUÊ XNA PODE FAZER POR VOCÊ
Mecânica
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O quê XNA pode fazer por você Mecânica
GameComponent Uma interface que serve de modelo para criar componentes lógicos dentro de um jogo Exemplos: Colisão
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O quê XNA pode fazer por você Mecânica
Ciclo de Vida de um GameComponent
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O quê XNA pode fazer por você Mecânica
Drawable GameComponent Uma interface que serve de modelo para criar componentes gráficos dentro de um jogo Exemplo: sprites, fontes, etc.
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O quê XNA pode fazer por você Mecânica
Ciclo de Vida de um DrawableGameComponent
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O quê XNA pode fazer por você Mecânica
GameComponent Collection Uma classe que agrupa em um array várias instâncias da classe GameComponent ou Drawable GameComponent Exemplo: uma nave, um personagem, etc.
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O quê XNA pode fazer por você Mecânica
GameTime Classe responsável por computar o tempo do jogo Atributos úteis: EllapsedGameTime : TimeSpan EllapsedRealTime : TimeSpan TotalEllapsedGameTime : TimeSpan TotalEllapsedRealTime: TimeSpan
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O quê XNA pode fazer por você
Gráficos
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O quê XNA pode fazer por você Gráficos
Rectangle Forma geométrica multi-uso do XNA Exemplo de utilização: Frameskip
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O quê XNA pode fazer por você Gráficos
Vector2 Abstrai o conceito de vetores dentro do XNA Exemplo de utilização: Balística
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O quê XNA pode fazer por você Gráficos
Texture Permite ao usuário carregar uma textura para dentro do ambiente de desenvolvimento Exemplo de utilização: Personagens Cenários
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O quê XNA pode fazer por você Gráficos
Color Classe usada para colorir texturas. Exemplos de utilização: Transparência Fade-in; Fade-out Colisão pixel-a-pixel
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O QUÊ XNA PODE FAZER POR VOCÊ
Interação do Jogador
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O quê XNA pode fazer por você Interação do Jogador
Keyboard Classe responsável por gerenciar todos os métodos e atributos que envolvem o teclado de um computador Métodos úteis: GetState() : KeyboardState
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O quê XNA pode fazer por você Interação do Jogador
KeyboardState Classe que gerencia a interação do usuário com o teclado. Métodos úteis: GetPressedKeys() : Keys[] IsKeyDown(Keys key) : bool IsKeyUp(Keys key) : bool
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O quê XNA pode fazer por você Interação do Jogador
Keys Classe que representa uma tecla específica do teclado Atributos úteis: Keys : enum KeyState : bool
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O quê XNA pode fazer por você Interação do Jogador
GamePad GamePadState GamePadButtons
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EXEMPLOS DE JOGOS DESENVOLVIDOS
Projeto Hydra
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EXEMPLOS DE JOGOS DESENVOLVIDOS
getPong
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EXEMPLOS DE JOGOS DESENVOLVIDOS
Platformer Starter Kit
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CASOS DE SUCESSO DO XNA
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Casos de Sucesso City Rain Colosseum Megachile Pluto
Carneyvale Showtime Dust: An Elysian Tail
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O FUTURO DO XNA
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O SEU FUTURO
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