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DESENVOLVIMENTO DE JOGOS 2D UTILIZANDO O FRAMEWORK

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DE JOGOS 2D UTILIZANDO O FRAMEWORK"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO DE JOGOS 2D UTILIZANDO O FRAMEWORK
MICROSOFT XNA Emanuel Maués

2 Quem sou eu Bacharelando em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA) Linha de Pesquisa do TCC voltada para o desenvolvimento de jogos utilizando o framework XNA Programador Java e C#

3 Quem sou eu Pesquisador do Laboratório de Computação Natural do CESUPA (LCN), especificamente na área de desenvolvimento de jogos

4 Quem sou eu Colaborador do Núcleo de Educação à Distância do CESUPA (NEAD), atuando como Game Designer

5 Agenda Introdução Apresentando o XNA Objetivos Motivações Definição
Histórico Comparativo entre versões

6 Agenda Preparando o ambiente de desenvolvimento
Requisitos Mínimos Microsoft Visual Studio Microsoft XNA Framework Requisitos Opcionais O quê XNA pode fazer por você Mecânica Interação do Jogador Gráficos

7 Agenda Exemplos de jogos desenvolvidos Casos de Sucesso do XNA
O futuro do XNA O seu futuro

8 INTRODUÇÃO Objetivos

9 Introdução Objetivos Demonstrar as motivações para utilizar essa ferramenta Demonstrar o que o XNA é Demonstrar o que o XNA pode fazer por você

10 Introdução Objetivos Dar os primeiros passos na utilização do framework para desenvolvimento de jogos

11 Introdução Objetivos Demonstrar como os próximos passos os quais podem ser dados para o desenvolvimento de jogos

12 Introdução Objetivos Demonstrar alguns casos de sucesso

13 INTRODUÇÃO Motivações

14 Introdução Motivações
Crescimento do desenvolvimento independente

15 Introdução Motivações
Distribuição de conteúdo online por “qualquer” pessoa

16 Introdução Motivações
Percepção das vantagens do videogame sobre outras mídias

17 Introdução Motivações
Competições de desenvolvimento de games

18 Introdução Motivações
Incentivos nacionais

19 Apresentando o XNA Definição

20 Apresentando o XNA Definição
É um conjunto de ferramentas (um framework) o qual permite desenvolver, compilar e executar jogos

21 Apresentando o XNA Definição
O problema O desenvolvimento de games estando limitado às grandes empresas

22 Apresentando o XNA Definição
Soluções baratas, perfeitas para neófitos, porém complexas demais

23 Apresentando o XNA Definição
Ferramentas robustas, porém caras demais

24 Apresentando o XNA Definição
A Solução Liberdade para desenvolver sem qualquer encargo (exceto para Xbox)

25 Apresentando o XNA Definição
Abstrai conceitos enjoativos do desenvolvimento (threads)

26 Apresentando o XNA Definição
IDE “gratuita” Facilidade de desenvolvimento

27 Apresentando o XNA Histórico
2004 Microsoft anuncia o lançamento do XNA 1.0 durante Game Developers Conference 2009

28 Apresentando o XNA Histórico
“O coração do XNA é a escolha. Nenhum jogo atual é construído com apenas uma ferramenta, nem qualquer outro jogo futuro será. Ao criar um ambiente onde as inovações do software florescem e trabalham juntas, o XNA permitirá aos desenvolvedores redefinir o que é possível criar em games e dar aos jogadores a liberdade de buscar seus próprios caminhos.” J Allard no GDC 2004

29 Apresentando o XNA Histórico

30 Apresentando o XNA Histórico
2006 Em uma apresentação no Gamefest, é lançado o XNA Game Studio Express

31 Apresentando o XNA Histórico
2007 Novamente no Gamefest, é anunciado o XNA 2.0

32 Apresentando o XNA Histórico
2008 Surge a versão 3.0 do XNA

33 Apresentando o XNA Histórico
2009 É lançada a versão XNA 3.1

34 PREPARANDO O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
Requisitos Mínimos

35 PREPARANDO O AMBIENTE Requisitos Mínimos
Microsoft Visual C# Express & Microsoft XNA Framework XNA Game Studio Express

36 PREPARANDO O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
Requisitos Opcionais

37 PREPARANDO O AMBIENTE Requisitos Opcionais
Ferramentas de edição de imagens

38 PREPARANDO O AMBIENTE Requisitos Opcionais
Ferramentas de edição sonora

39 PREPARANDO O AMBIENTE Requisitos Opcionais
Ferramentas de edição de vídeo

40 O QUÊ XNA PODE FAZER POR VOCÊ
Mecânica

41 O quê XNA pode fazer por você Mecânica
GameComponent Uma interface que serve de modelo para criar componentes lógicos dentro de um jogo Exemplos: Colisão

42 O quê XNA pode fazer por você Mecânica
Ciclo de Vida de um GameComponent

43 O quê XNA pode fazer por você Mecânica
Drawable GameComponent Uma interface que serve de modelo para criar componentes gráficos dentro de um jogo Exemplo: sprites, fontes, etc.

44 O quê XNA pode fazer por você Mecânica
Ciclo de Vida de um DrawableGameComponent

45 O quê XNA pode fazer por você Mecânica
GameComponent Collection Uma classe que agrupa em um array várias instâncias da classe GameComponent ou Drawable GameComponent Exemplo: uma nave, um personagem, etc.

46 O quê XNA pode fazer por você Mecânica
GameTime Classe responsável por computar o tempo do jogo Atributos úteis: EllapsedGameTime : TimeSpan EllapsedRealTime : TimeSpan TotalEllapsedGameTime : TimeSpan TotalEllapsedRealTime: TimeSpan

47 O quê XNA pode fazer por você
Gráficos

48 O quê XNA pode fazer por você Gráficos
Rectangle Forma geométrica multi-uso do XNA Exemplo de utilização: Frameskip

49 O quê XNA pode fazer por você Gráficos
Vector2 Abstrai o conceito de vetores dentro do XNA Exemplo de utilização: Balística

50 O quê XNA pode fazer por você Gráficos
Texture Permite ao usuário carregar uma textura para dentro do ambiente de desenvolvimento Exemplo de utilização: Personagens Cenários

51 O quê XNA pode fazer por você Gráficos
Color Classe usada para colorir texturas. Exemplos de utilização: Transparência Fade-in; Fade-out Colisão pixel-a-pixel

52 O QUÊ XNA PODE FAZER POR VOCÊ
Interação do Jogador

53 O quê XNA pode fazer por você Interação do Jogador
Keyboard Classe responsável por gerenciar todos os métodos e atributos que envolvem o teclado de um computador Métodos úteis: GetState() : KeyboardState

54 O quê XNA pode fazer por você Interação do Jogador
KeyboardState Classe que gerencia a interação do usuário com o teclado. Métodos úteis: GetPressedKeys() : Keys[] IsKeyDown(Keys key) : bool IsKeyUp(Keys key) : bool

55 O quê XNA pode fazer por você Interação do Jogador
Keys Classe que representa uma tecla específica do teclado Atributos úteis: Keys : enum KeyState : bool

56 O quê XNA pode fazer por você Interação do Jogador
GamePad GamePadState GamePadButtons

57 EXEMPLOS DE JOGOS DESENVOLVIDOS
Projeto Hydra

58 EXEMPLOS DE JOGOS DESENVOLVIDOS
getPong

59 EXEMPLOS DE JOGOS DESENVOLVIDOS
Platformer Starter Kit

60 CASOS DE SUCESSO DO XNA

61 Casos de Sucesso City Rain Colosseum Megachile Pluto
Carneyvale Showtime Dust: An Elysian Tail

62 O FUTURO DO XNA

63 O SEU FUTURO


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