A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercado de Capitais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercado de Capitais."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Capitais

2 O que é Mercado de Capitais
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

3 Importância Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, o mercado acionário também se constitui em uma importante opção de investimento para pessoas e instituições. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.

4 Função Facilitar a transferência de recursos e a conversão de ativos líquidos em investimento com a vantagem de não gerar massa monetária através de qualquer efeito multiplicador, evitando, portanto, tensões inflacionistas por esta via.

5 No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico. É constituído pelas bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

6 Tipos de Mercado Mercado de crédito
Os contratos são feitos de forma individualizadas entre as duas partes e as obrigações resultantes em geral não são transferíveis. Há intermediação financeira, no caso o banco comercial é o intermediador entre o tomador do empréstimo e o proprietário do recurso. Podem ser divididos em: curto prazo longo prazo

7 Mercado de títulos Os contratos são mais genéricos e padronizados de forma que podem ser transferíveis a terceiros, ou seja, tais contratos podem ser negociáveis em mercados secundários, ganhando liquidez. Não há intermediação financeira, o banco apenas promove o encontro entre investidores e tomadores com a cobrança de uma taxa de corretagem. Divide-se em: Títulos de Propriedade (Ações) Títulos de Dívidas (Debêntures, Commercial Papers, bônus-bonds)

8 Principais valores mobiliários
Ações; Debêntures simples ou conversíveis; Notas Promissórias; Quotas de Fundos de Investimento; Derivativos; Contratos de investimento coletivo; Certificados de Recebíveis e de Audiovisual; Recibos de Depósito; Bonds e Commercial Papers

9

10 Componentes do mercado de capitais
Mercado Primário compreende os ativos financeiros que iniciam a sua circulação no mercado através de emissões (públicas ou privadas). Mercado secundário compreende os ativos financeiros que já estão em circulação no mercado e que são objeto de transações nas Bolsas de Valores ou fora delas, procurando assim, assegurar a liquidez dos valores mobiliários.

11 Poupança É a parcela da renda, de pessoas, empresas ou instituições superavitárias, que não é gasta no período em que é recebida, e por conseqüência é guardada para ser usada num momento futuro.

12 SEGURANÇA; RENTABILIDADE; VALORIZAÇÃO; PROTEÇÃO; DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; LIQUIDEZ

13 Situação da Poupança no Brasil
No Brasil, as contas de poupança que também são chamadas de "cadernetas de poupança", são destinadas à pequenos depositantes e investidores financeiros. A Caixa Econômica Federal é o maior depositário e incentivador desse tipo de investimento, havendo ganhado pelo terceiro ano consecutivo o prêmio Top of Mind no segmento poupança.

14 Investimento É a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).

15 investimento bruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital e formação de estoques. investimento líquido : exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, á ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

16 Tipos de investimento público
Investimento a fundo perdido É um investimento realizado sem expectativa de retorno de montante investido. Esse tipo de investimento é realizado geralmente pelo Estado no sentido de melhorar as condições de existência de setores de baixa renda, como a construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras de infra-estrutura como estradas, que estimulam os investimentos privados através da oferta de um produto ou serviço antes inexistente.

17 Investimento autônomo
É um investimentos que acontece em função de avanços tecnológicos , ou aqueles que se realizam sem expectativa de obtenção de uma taxa média de lucro, ou mesmo são realizados a fundo perdido.

18 Investimento induzido
São os investimentos destinados a atender à demanda gerada pelo aumento da renda pois é realizado em decorrência de um aumento da renda Investimento Financeiro São as operações de compra e venda de títulos financeiros como letras de câmbio, ações

19 Investimento estrangeiro
É a aquisição de empresas, equipamentos, instalações, estoques ou interesses financeiros de um país por empresas, governos, ou indivíduos de outros países. O investimento estrangeiro pode ser: Direto: quando aplicado na criação de novas empresas ou na participação acionária em empresas já existentes. indireto: quando assume a forma de empréstimos e financiamentos a longo prazo.

20 Por que Investir ? À medida que cresce o nível de poupança, maior é a disponibilidade para investir. A poupança individual e a poupança das empresas constituem a fonte principal do financiamento dos investimentos de um país. Tais investimentos são o motor do crescimento econômico e este, por sua vez, gera aumento de renda, com conseqüente aumento da poupança e do investimento, e assim por diante. Esse é o esquema da circulação de capital, presente no processo de desenvolvimento econômico. As empresas, à medida que se expandem, carecem de mais e mais recursos, que podem ser obtidos por meio de: empréstimos de terceiros; reinvestimentos de lucros; participação de acionistas.

21 Onde investir ? Investimentos Imobiliários
Envolvem a aquisição de bens imóveis, como terrenos e habitações.  Investimento em Títulos Abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro, que apresentam características básicas com referência a: renda - variável ou fixa;  prazo - variável ou fixo; emissão - particular ou pública;

22 Como Investir ? Para operar no mercado secundário de ações, é necessário que o investidor se dirija a uma sociedade corretora membro de uma bolsa de valores, na qual funcionários especializados poderão fornecer os mais diversos esclarecimentos e orientação na seleção do investimento, de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador. Se pretender adquirir ações de emissão nova, ou seja, no mercado primário, o investidor deverá procurar um banco, uma corretora ou uma distribuidora de valores mobiliários, que participem do lançamento das ações pretendidas.


Carregar ppt "Mercado de Capitais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google