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REQUISITOS PARA IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL

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Apresentação em tema: "REQUISITOS PARA IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL"— Transcrição da apresentação:

1 REQUISITOS PARA IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL

2 REQUISITOS: Compromisso: foco nos objetivos da qualidade; envolvimento da alta direção. Envolvimento: todas as pessoas, em todas as atividades, o tempo todo. Recursos: necessários para as mudanças culturais, estratégicas e técnicas necessárias.

3 Requisitos: Estrutura física, instalações e ambiente: espaço adequado, limpeza, apresentação, funcionamento dos equipamentos, armazenamento e garantia da integridade das amostras, descarte de resíduos, fontes de energia, iluminação, aquecimento, ventilação, suprimentos, supervisão e fontes orçamentárias. Atenção: níveis de esterilização biológica, poeira, interferência eletromagnética, umidade, tensão de rede, temperatura, ruído e vibração.

4 Requisitos: Equipamentos, instrumentos e sistemas analíticos: manutenção preventiva e corretiva. Recursos humanos: formação técnica e teórica, educação continuada. Processos técnicos de boa qualidade: pré-analíticos, analíticos e pós analíticos. Mecanismos para a solução de problemas: sistema de “vigilância” para prevenção e detecção de erros e ferramentas para correção.

5 Requisitos: Equipes de melhoria da qualidade: treinamento dos funcionários em ferramentas de melhoria da qualidade, tais como análises de fluxo de processo, compilação de dados e gráficos.

6 CICLO PDCA Ciclo PDCA (Ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming) é um método de Gestão pela Qualidade Total utilizado para controlar os processos.

7 Fases do ciclo PDCA P (Plan): planejar levando em conta os recursos disponíveis. Exemplo: META: tempo de espera para a coleta de sangue igual ou inferior a 15 minutos. MÉTODOS NECESSÁRIOS: procedimentos padronizados, treinamento de técnicos e atendentes, suprimento de material, supervisão contínua da atividade.

8 Fases do ciclo PDCA D (Do): desempenhar
Execução das tarefas como previsto no plano: melhorias, atividades e rotinas, educação e treinamento de pessoal, coleta de dados para posterior análise. tempo real que os pacientes esperam pela coleta.

9 Fases do ciclo PDCA C (Check): conferir
Comparação dos resultados com as metas previamente estabelecidas. Estabelecimento de indicadores, relatórios de controle, sistemas de informações, informações de desempenho, informações de satisfação, análise de processos, auditoria/avaliação. Os pacientes estão realmente esperando no máximo 15 minutos para a coleta de sangue?

10 Fases do ciclo PDCA A (Act): agir
É a atuação em relação a todo o processo. Eliminação dos sintomas Implantar ações corretivas no caso de desvios (existem pacientes esperando mais do que 15 minutos) Padronizar caso a meta tenha sido alcançada (os pacientes estão esperando 15 minutos ou menos) Eliminação das causas

11 O PDCA é um método gerencial utilizado na Gestão pela Qualidade Total nas três atividades fundamentais do controle de qualidade: Planejamento da qualidade de um determinado processo; Garantia da qualidade do processo; Solução de problemas quando o processo produzir resultados indesejáveis.

12 Ciclo de Melhoria Se as metas estão sendo atingidas, após um tempo prolongado, deve-se adicionar o ciclo de Melhoria. Alteração de padrões que se tornarão rotina, até que um novo ciclo de melhoria seja implantado

13 Ciclo de Melhoria Planejar uma melhoria considerando meta, plano e recursos, estabelecendo um padrão superior àquele até então desempenhado. Desempenhar: cada subordinado tem o papel de executar e gerenciar a execução do plano.

14 Ciclo de Melhoria Conferir: acompanhar cada projeto e o plano global. Caso o cronograma não esteja sendo seguido, adotar medidas corretivas. Agir: acertar os desvios na execução do projeto ou alterar o plano.

15 PROGRAMA 5S Proporciona um ambiente favorável no ambiente de trabalho para a instalação da Qualidade Total. Japonês Tradução Seiri Senso de utilização, seleção, descarte Seiton Senso de ordenação, arrumação, organização Seiso Senso de limpeza Seiketsu Senso de padronização/conservação Shitsuke Senso de autodisciplina, ordem mantida.

16 PROGRAMA 5S Senso é o mesmo que sentir. No 5S é preciso sentir necessidade para realizar. O 5S é a prática de “bons hábitos” As pessoas tendem a evoluir em seus hábitos e atitudes, influenciadas por projetos bem sucedidos de comportamento grupal pelas condições ambientais que os cercam.

17 Objetivos do Programa 5S
Eliminação de desperdício com redução de custos; Aumento de produtividade; Conservação de energia; Melhor ambiente de trabalho e aproveitamento de espaço; Prevenção de acidentes; Maior espírito de equipe com melhoria das relações humanas; Ações de conservação ambiental Incentivo à criatividade; Ênfase no processo de comunicação entre os colegas; Desenvolvimento de elementos básicos da Qualidade Total

18 Ações a serem implementadas antes do 5S
Fotografar e/ou filmar todos os setores antes de iniciar as ações; Reunir as equipes setoriais para apresentação de fotos/vídeo da situação atual; Elaborar um cronograma com as equipes setoriais para a realização da campanha de Descarte, Arrumação, Limpeza, Criação de Hábitos de Higiene e Disciplina.

19 SELEÇÃO ORDENAÇÃO AUTO-DISCIPLINA LIMPEZA BEM-ESTAR

20 Seiri – Senso de utilização, seleção, descarte
Sentido amplo: utilizar os recursos disponíveis de acordo com a necessidade, evitando excessos. Sentido restrito: manter somente os objetos e dados estritamente necessários no local de trabalho.

21 Seiri Implantação: levantamento minucioso e completo do que é desnecessário. Retirar o inútil da área. Classificar o material. Separar o que pode ser aproveitado (ex.: recicláveis), o que pode ser recuperado e o que deve ir para o lixo.

22 Seiri Apresentar os resultados da ação: valor do que foi vendido, custo dos recuperados e remoção do lixo. Aplicar o princípio um como o melhor: uma cópia, uma hora de reunião, uma caneta, um dia para providências.

23 Seiton – Senso de ordenação, arrumação, organização
Sentido amplo: dispor os itens necessários de forma ordenada para acesso rápido. Sentido restrito: colocar cada coisa em seu devido lugar, estabelecendo sistema de comunicação visual.

24 Seiton Implantação: Definir o melhor arranjo físico para cada ambiente para torná-lo prático e funcional. Levar em conta: redução de esforços e energia, localização dos equipamentos/reagentes próximos de quem os opera.

25 Seiton 3) Instalações de quadros de avisos e instruções em local visível e de fácil acesso. 4) Padronização dos nomes dos equipamentos e demais objetos. 5) Sinalizar as áreas de trabalho e de estocagem, corredores, extintores, etc. 6) Reaproveitar espaços para obter maior produtividade de pessoas e equipamentos.

26 Seiton 7) Motivar para criar e manter a ordem, lembrando que:
Depois de usar tudo deve voltar para seu lugar; Proibir a colocação de materiais em cima de armários, arquivos, beiral de janelas, bancadas; Limpar as mesas e bancadas após o expediente;

27 Seiton Restringir ao mínimo necessário o material retirado do almoxarifado; Reduzir ao mínimo indispensável as vias de documentos: cópias, impressos, relatórios, etc.

28 Seiso – senso de limpeza
Sentido amplo: compromisso de se responsabilizar pelos instrumentos de trabalho para garantir que sejam mantidos em plenas condições. Sentido restrito: eliminar todo e qualquer traço de sujeira e agir na “causa fundamental”.

29 Seiso Implantação: Conscientizar a todos sobres as vantagens da máxima limpeza; Deixar os equipamentos, mesas, bancadas e utensílios limpos após o uso; Jogar o lixo nas lixeiras; Retirar periodicamente o pó ou sujeira de pisos, paredes, janelas, portas, armários, mesas, cadeiras, cortinas, etc.

30 Seiso Estabelecer hábitos e rotinas de limpeza em todos os locais, inclusive o ambiente externo como estacionamentos, toldos, jardins, fachadas, etc.

31 Seiketsu – padronização/conservação
Sentido amplo: manter o estado ideal alcançado e a melhoria das condições físicas e mentais. Sentido restrito: manter os três primeiros sensos implantados.

32 Seiketsu Implantação:
Reunir os funcionários e explicar a importância da higiene local e pessoal. Evitar soluções e consertos provisórios. Manter pisos, paredes e tetos em boas condições. Verificar as instalações de água e elétrica, bem como banheiros, laboratórios, refeitórios, lavatórios e cozinhas.

33 Seiketsu 3) Estimular a auto-fiscalização dos funcionários no uso de roupas adequadas e sempre limpas (jalecos, uniformes, etc), estimular a organização dos armários coletivos e individuais. 4) Evitar qualquer tipo de poluição, não reutilizar materiais descartáveis (copos, seringas, etc). 5) Realizar manutenção de equipamentos.

34 Shitsuke – autodisciplina, ordem mantida
Sentido amplo: ter o compromentimento com os padrões éticos, morais e técnicos da organização. Sentido restrito: obedecer às normas e respeitá-las, cumprindo cada tarefa conforme foi padronizada.

35 Shitsuke Implantação:
Manter a ordem estabelecida com os sensos de descarte, organização, limpeza e higiene. Manter compromissos com horário, prazos de entrega, normas de segurança, regulamento, especificações de produtos, etc.

36 Avaliação É necessário treinar auditores para avaliar a manutenção do Programa 5S. O ideal é fazer a auditoria de 2 em 2 meses. A avaliação tem caráter educativo e motivacional.

37 TOTAL DE PONTOS: 5S Nº Itens de verificação 1 2 3 4 5
1 2 3 4 5 Objetos sobre as mesas/bancadas Material nos armários/estantes Local destinado ao material de reciclagem Registro do que foi descartado Registro do que foi doado 6 Registro do que foi trocado 7 Arquivos e livros com identificação 8 Sinalização de locais perigosos 9 Local para avisos 10 Controle de entrada e saída 11 Móveis padronizados 12 Mobiliário 13 Piso 14 Teto 15 Paredes 16 Vidros 17 Frequência de limpeza 18 Trabalho em equipe SELEÇÃO ORDENAÇÃO LIMPEZA TOTAL DE PONTOS:


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