A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Organização de Computadores PROF: REGINALDO A. ANDRADE reginaldogyn@hotmail.com TURMA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Organização de Computadores PROF: REGINALDO A. ANDRADE reginaldogyn@hotmail.com TURMA:"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Organização de Computadores PROF: REGINALDO A. ANDRADE TURMA: 1º Período

2 CIÊNCIA DA COMPUTAÃO Disciplina: Arquitetura de Computadores PROF: REGINALDO A. ANDRADE TURMA: 5º Período

3 Aula 10 - 13/05/2011 Avaliação (NP2 )Org de Comp 27/05 – E/S e CPU
Estudo 2/3 – Exercícios 2 Listas Estudo 1/3 – Entrega dia 20/05 Controlador de memória, Interfaces IDE, PCI Bridge, Real-time Clock, Controlador de DMA, Controlador do Teclado, Controlador PS/2, Controlador de cache, Controlador Super I/O, AGP, USB, Pontes Norte e Ponte Sul (Northbridge e Southbridge) e Suporte por parte do BIOS. Entrada e Saída – Conclusão Estudo 3/3 2B – Para 16/05 Trabalho sobre Transistores de nanotubos de carbono e/ou Transistores de Grafeno Avaliação (NP2 )Org de Comp 27/05 – E/S e CPU

4 Estudo 1/3 Exercícios 1ª LIsta
O que é o Módulo de E/S? Quais as principais técnicas de E/S? Quais são os tipos de periféricos? Quais as funções do Módulo de E/S? Quais são as comunicações feitas com a CPU? Quais os tipos de transferências de dados?

5 Entrada e Saída Conclusão

6 Memória Principal (MP)
Maquina de Von Neumann Unidade Central de Processamento Unidade Lógica e Aritmética (ULA) Unidade de Controle (UC) Módulo de Entrada e Saída Registradores Memória Principal (MP)

7 Barramentos de E/S e DMA

8 Técnicas de E/S Sem Interrupções Com Interrupções
Transferência entre memória e E/S por meio do processador E/S Programada E/S dirigida por interrupção Transferência direta entre memória e E/S Acesso direto à Memória (DMA)

9 E/S dirigida por interrupção
O programa envia um comando de E/S e então continua a execução de instruções até que ocorra uma interrupção gerada pelo hardware de E/S, que sinaliza o término da operação de E/S requerida.

10 E/S Programada

11 DMA (Direct Memory access)
A E/S é controlada por um processador de E/S, que se encarrega de transferir os blocos de dados.

12 Barramento único – DMA separado

13 Barramento único – DMA – E/S integrados

14 DMA – Barramento de E/S

15 Processadores de E/S Canal de seleção

16 Processadores de E/S Canal Multiplexador

17 Interfaces Externas SCSI e Firewire
Conexões Podem ser: ponto-a-ponto – teclado, mouse, impressoras, modens etc. Multiponto – memória secundária, terciária.(HD, CD-ROM’s, vídeo, áudio)

18 Configuração SCSI Configuração FireWare

19 Interfaces Paralelas e Seriais
 Paralelos  SCSI Seriais FireWire Obs: Área de armazenamento temporário (buffer), utilizado para compensar a diferenças de velocidade do barramento do sistema e barramento do periférico.

20 E/S – Armazenamento temporário de dados

21 CPU – Próxima aula.


Carregar ppt "TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Organização de Computadores PROF: REGINALDO A. ANDRADE reginaldogyn@hotmail.com TURMA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google