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Cantos e Encantos da Inclusão

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Apresentação em tema: "Cantos e Encantos da Inclusão"— Transcrição da apresentação:

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2 Cantos e Encantos da Inclusão

3 O mundo vive a era da globalização, ou pode-se até dizer da pós-globalização, a cada dia que se passa mais e mais teorias são criadas e velhas são derrubadas. Há novas descobertas, mudanças ocorrem no clima, na política, na sociedade, no convívio das pessoas e mais particularmente na forma como se vê o mundo e como ele nos vê.

4 Fases dos Direitos Humanos
Era dos Direitos Fases dos Direitos Humanos Positivação – conversão do valor da pessoa humana e do reconhecimento em direito positivo . Generalização – princípio da igualdade e a não discriminação em geral; Internacionalização – proteção dos direitos humanos requer o apoio da comunidade internacional e normas de direito internacional público; Especificação – aprofundamento dos direitos, deixando de tratar os destinatários genéricos para considerar o ser com todas as particularidades de sua situação ou condição, visibilizando-os. (Norberto Bobbio) 4

5 Mas afinal, o que é Inclusão?

6 É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção (M.T.E. Mantoan)

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8 Realidade mundial Constituem os “grupos sociais vulneráveis ou grupos de risco”: Crianças ou jovens que vivem nas ruas; Crianças que sofrem maus-tratos e violência doméstica; Crianças ou jovens com deficiência Crianças que são levadas a se prostituírem Crianças e jovens com vírus HIV/AIDS, câncer ou outra doença terminal; Crianças e jovens em conflito com a lei; Crianças negras, indígenas e outros grupos que sejam produto de desigualdades social e econômica e, principalmente, sejam objeto de discriminação e preconceito dentro e fora da escola.

9 Não é porque as coisas são difíceis que nós não nos atrevemos; é porque nós não nos atrevemos que elas se tornam difíceis. (Sêneca)

10 Cantos da Inclusão

11 E cada qual no seu canto, e em cada canto uma dor
.E cada qual no seu canto, e em cada canto uma dor... A Banda, Chico Buarque de Holanda

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13 A escola é o espaço para tornar visível o que o olhar normalizador oculta, ajudando a interrogar, a questionar, a compreender os fatores que contribuíram para a negação dos direitos humanos e sociais mais elementares, nomeando aquilo que se disfarça nos discursos e contribuindo na luta contra a exploração (GENTILI, 2001)

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15 Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior
Ç Ã O S P I L Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Ed. de Jovens e Adultos Educação Indígena Educação do Campo Educação Quilombola

16 OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, NA PERSPECTIVA da EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades /superdotação, orientando os sistemas de ensino para: garantir o acesso de todos os alunos ao ensino regular (com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino); oferecer o AEE( Atendimento Educacional Especializado)

17 Comunicação alternativa
AEE nas escolas comuns Treinamento de recurso óptico Informática acessível Comunicação alternativa Sistema Braille na máquina de escrever Língua Portuguesa na modalidade escrita para pessoas com surdez AEE Atendimento Educacional Especializado (2008)

18 AEE - produção de materiais
Jogo cara a cara com texturas e contraste de cores Tesoura adaptada Livros didáticos e de literatura adaptados Revisão do texto transcrito para o Braille Pasta de comunicação Material pedagógico para o ensino da Libras

19 Modelo Médico x Modelo Social
A deficiência quando analisada sob o modelo médico pode se tornar: A deficiência quando analisada sob o modelo social pode se tornar: Um incidente isolado, individual e, no máximo, familiar Um tema de diretos humanos e de desenvolvimento inclusivo sustentável Um caso médico e funcional a ser tratado, curado ou resolvido Um assunto de interesse público universal Uma interferência capaz de prejudicar a eficácia do trabalho dos professores das escolas de ensino regular Um valor agregado ao trabalho desenvolvido pelos professores da escolas de ensino regular Algo que vitimiza pessoas impedindo-as de sobreviver e de se manter como adultas por outros meios além do assistencialismo governamental ou não-governamental Um desafio a mais para que uma pessoa adulta conquiste autonomia e se torne um sujeito de todo e qualquer direito, participando ativamente das decisões de sua comunidade e nação Uma “doença” que infelizmente atinge certas pessoas Um indicador imprescindível na avaliação do impacto social dos programas para reduzir pobreza, garantir educação básica e bons níveis de empregabilidade para a população Um número a ser considerado em programas de reabilitação e ou campanhas de prevenção de deficiência Uma estratégia para se lidar com qualquer forma de diversidade: regional, lingüística, cultural, entre outras

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24 Encantos da Inclusão

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26 Currículo Funcional Os objetivos (habilidades) educacionais devem centrar-se no aluno ,com a preocupação em saber se o que vai ser ensinado (mediado) terá utilidade para sua vida a curto ou médio prazo, pois as habilidades aprendidas serão utilizadas em sua própria vida, no ambiente familiar ou social.

27 Avaliação Relacionada as necessidades do aluno deve focalizar:
os aspectos do desenvolvimento (biológico, intelectual, motor, emocional, social, comunicação e linguagem); o nível de competência curricular (capacidade do aluno em relação aos conteúdos curriculares anteriores e os a serem desenvolvidos); o estilo de aprendizagem ( motivação, capacidade de atenção, interesses, ritmo próprio de aprendizagem, condições físico ambientais mais favoráveis, tipos preferenciais de agrupamentos

28 Avaliação direcionada ao contexto familiar:
as atitudes e expectativas com relação ao aluno; A participação na escola; O apoio propiciado ao aluno e à sua família; as condições sócio-econômicas; A dinâmica familiar.

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30 Educação Líquida. Para Zygmunt Bauman nada mais é permanente, pelo contrário, tudo é permanentemente desmontado e reconstruído e, mesmo a reconstrução já é feita com a perspectiva da transitoriedade

31 Neurociências. A aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. A aprendizagem é resultante do desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, bem como da transferência destes para novas situações.

32 Regiões e Funções do Cérebro

33 E ainda: As Novas Tecnologias

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35 "Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos
"Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir” José Saramago

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