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Introdução ao projeto de produto

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Apresentação em tema: "Introdução ao projeto de produto"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao projeto de produto

2 Metodologia do Projeto
Material desenvolvido por José Abramovitz e Luiza Helena Boueri Rebello -UFRN

3 Planejamento Escolha do tema. Identificação do contexto do projeto.
Delimitar o problema. Primeira abordagem para compreensão da necessidade não satisfeita ou que não está sendo adequadamente atendida. Texto corrido respondendo as seguintes questões: O que é? Para o que? ou quem? Por que? Registro através de fotos e/ou desenhos do problema. Apresentação de dados que demonstrem sinteticamente o conteúdo da problematização

4 Formulação de proposta
Introdução Descrição do(s) problema(s) ou problematização. Objetivo(s) Meta a que se pretende atingir no projeto (enunciado sucinto). Requisitos e restrições: Reconhecidos ainda na fase da problematização ou são impostos pelo solicitante. Programa de trabalho Listagem das atividades planejadas (fases e etapas) Cronograma Estabelecimento de prazos para a realização das etapas do desenvolvimento do projeto. Instrumento de grande utilidade para o controle de tempo de todas as atividades do projeto.

5 O gráfico de barras é mais indicado porque permite uma visualização imediata das etapas realizadas e a realizar.

6 Fase Analítica Sendo responsável pela forma final do produto, o designer tem um compromisso com a estética, a funcionalidade e com o usuário. Considerando os aspectos formais, técnicos e de uso como uma interseção de conjuntos, o designer desenvolve alternativas para solucionar o problema. Os aspectos formais/funcionais estão diretamente ligados à percepção estética e funcionalidade. Os aspectos de uso estão relacionados com o público-alvo e a ergonomia com as características do usuário (fatores físicos, cognitivos e psíquicos do homem ) em seu contexto socio-cultural. Os aspectos técnicos estão relacionados com os materiais, processos de fabricação, impressão, acabamento, etc...

7 Levantamento de dados Quanto aos aspectos formais/funcionais.
A forma dos produtos têm uma série de propriedades como peso, tamanho, dureza, cor... Normalmente as propriedades são descritas através de: Similares: soluções existentes no mercado para o problema; Coleta de dados em banco de patentes (INPI), catálogos, periódicos, livros, revistas e artigos disponíveis na Internet; Visitas à fábricas, lojas e documentação fotográfica de produtos e/ou situações existentes; Observação do mercado circulação e distribuição.

8 Quanto aos aspectos de uso
Levantamento das características do usuário – aspectos cognitivos, antropométricos e biomecânicos. Estudo das condições sociais, econômicas e culturais do público-alvo. Elaboração e execução de entrevistas ou enquetes - técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obter dados que interessem a investigação.

9 As entrevistas ou enquetes podem ser:
Não diretivas: são as menos estruturadas possíveis, só se distinguem de uma conversação por terem um objetivo básico. Utiliza-se informações de especialistas qualificados. Focalizadas: a partir de hipóteses e de determinados temas, o entrevistado descreve livremente sua experiência pessoal e respeito do assunto investigado. São tão livres quanto as entrevistas informais, no entanto o tema é determinado. Semi-Estruturadas: apresentam um certo grau de estruturação, e o trabalho é guiado por pontos de interesse. Compreendem um pequeno número de perguntas abertas. Estruturadas: desenvolvem-se a partir de uma relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanece invariável para todos os entrevistados. Vantagens: maior agilidade e pouca preparação do entrevistador.

10 Quanto aos aspectos técnicos
Levantamento de materiais e processos passíveis de serem utilizados no projeto; visita à fábricas, lojas, representações técnicas e serviços de manutenção. Levantamento de normas e legislações existentes, revistas técnicas, livros específicos de materiais e catálogos de indústrias.

11 Análise dos dados levantados
Uma vez de posse do material de documentação devidamente organizado passa-se a etapa de análise. Análise quanto aos aspectos formais Deve-se inicialmente analisar as soluções existentes ou similares e compará-las entre si em relação às vantagens e desvantagens intrínsecas. Análise quanto aos aspectos de uso Quanto às características de uso, referem-se a uma série de análises quanto aos dados ergonômicos, segurança do operador ou usuário, de manipulação dos dispositivos de controle, de legibilidade, de facilidade de limpeza, etc. Análise quanto aos aspectos técnico A análise dos dados técnicos refere-se à matérias-prima, tecnologia, processos de fabricação, complexidade e custos em relação à viabilidade de produção e de manutenção.

12 Formulação de síntese A síntese é a conclusão do levantamento e análise dos dados. Essa conclusão é um conceito da solução em forma de um enunciado com exigências que devem ser cumpridas. É o conjunto de parâmetros projetuais nos quais se baseará o desenvolvimento de alternativas e a seleção da melhor. Em outras palavras, é a modelagem verbal da solução hipotética “deve ser” da situação problema. Podemos representar gráficamente: A finalidade de um projeto é chegar a uma solução do problema a mais próxima possível da situação idealizada “deve ser” ou exigências do contexto.

13 Fase de desenvolvimento

14 Geração de alternativas
Concepção de idéias de configurações através do uso de técnicas de representação bi-dimendionais – esboços, layout, rendering. A geração de alternativas utiliza o processo criativo. Em cada etapa do desenvolvimento deve-se pensar em todas as alternativas possíveis. Enfatiza-se que é necessário o desenvolvimento de muitas alternativas para se chegar a melhor solução.

15 Procedimentos para a produção de alternativas:
- criação de idéias pelo desenvolvimento intuitivo, através de observações e experimentos; - criação de idéias pelas técnicas lógico-sistemáticas. Deve-se utilizar métodos sistemáticos disponíveis para estimular o processo criativo, como: Brainstorm Método 635 a biônica

16 Seleção da melhor alternativa
Para a escolha da solução a ser executada, utiliza-se a síntese com as exigências para avaliação das vantagens e desvantagens das alternativas geradas.

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18 Hierarquização através de peso (de1 a 5)
Notas também de 1 a Tentativa de quantificar a qualificação. Multiplica-se a nota pelo peso. O resultado da soma total das colunas define a escolha da melhor alternativa.

19 Apresentação do ante-projeto
Nesta etapa é apresentado modelo tridimensional para aprovação pelo solicitante do projeto. São maquetes (escala reduzida) ou mock-ups (escala 1:1) que simulam o produto industrializado ou protótipos de testes. Deve-se também apresentar rendering ou fotomontagens do produto em uso, visualizando-se suas proporções dimensionais e sua relação com a escala humana.

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22 Detalhamento técnico. Execução de desenhos técnicos.
Iniciar desenhando o conjunto com as principais vistas e cortes. Numerar os sub-conjuntos ou as peças. Depois, desenhar as vistas de cada peça numerada, com todas as cotas e especificações. Especificações em conformidade com a ABNT Execução de protótipo final Execução de testes: através da utilização de protótipos, a fim de que seja feita a avaliação do produto. Avaliação do produto.

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24 Registro e comunicação do projeto.
Relatório Bibliografia


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