A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coqueluche.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coqueluche."— Transcrição da apresentação:

1 Coqueluche

2 Nome da patologia Pertússis, coqueluche ou tosse convulsa.

3 Público Alvo Principalmente lactentes e crianças.

4 Agente Etiológico Bactéria Bordetella pertussis.

5 Bactéria Bordetella pertussis
A B. pertussis é transmitida pela inalação de gotas expulsas pela tosse de um doente. As bactérias aderem fortemente ao epitélio ciliado dos brônquios sem invadir as células, permanecendo sempre no lúmen.

6 Modo de transmissão Transmitida pela inalação de gotas contaminadas expulsas pela tosse de um doente.

7 Tratamento O tratamento com antibióticos como macrolídeos é mais eficaz se administrado durante a fase catarral. Na fase paroxistica já há pouco a fazer. Se não for tratada, a coqueluche pode provocar complicações respiratórias graves como broncopneumonia, enfisema, dispnéia, ruptura do diafragma, inflamação nos ouvidos, convulsões, coma e morte.

8 Formas clínicas Após uma incubação que dura de sete a dez dias, surgem os primeiros sintomas que apresentam-se sob a forma de tosse com catarro, coriza, ligeiro mal-estar e, raramente, febre baixa, o que não permite diferenciar a coqueluche de qualquer gripe comum.

9 Epidemiologia B. pertussis existe em todo o mundo e só infecta seres humanos. Estima-se que ocorram cerca de 30 a 50 milhões de casos por ano que terminam em mortes. Em termos gerais, os pacientes são crianças com menos de um ano de idade, 90% dos casos ocorrendo em países em vias de desenvolvimento.

10 Profilaxia A forma mais segura e efetiva de prevenir a coqueluche é a vacinação das crianças de dois meses até quatro anos e onze meses com a vacina Tríplice (DTP - difteria, tétano e coqueluche ou pertussis). No calendário de vacinações do Ministério da Saúde as doses devem ser feitas aos dois, quatro e seis meses de idade , com uma dose de reforço aos quinze meses.

11 AIDS

12 Nome da patologia HIV - Human Immunodeficiency Vírus

13 Público alvo No começo da epidemia, pelo fato da AIDS atingir, principalmente, os homens homossexuais, os usuários de drogas injetáveis e os hemofílicos, eles eram, à época, considerados grupos de risco. Atualmente, fala-se em comportamento de risco e não mais em grupo de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma geral, não mais se concentrando apenas nesses grupos específicos.

14 Agente etiológico O HIV é um retrovírus, ou seja é um vírus com genoma de RNA, que infecta as células e, através da sua enzima transcriptase reversa, produz uma cópia do seu genoma em DNA e incorpora o seu próprio genoma no genoma humano, localizado no núcleo da célula infectada.

15 Modo de Transmissão Nas relações sexuais;
Nas transfusões de sangue, quando o sangue estiver contaminado. Nas práticas de compartilhar agulhas e seringas (duas ou mais pessoas usarem uma só), especialmente no uso de drogas injetáveis; Materiais de acupuntura, tatuagens e outros objetos perfurantes e cortantes também podem representar perigo. Da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação, se a mãe estiver contaminada.

16 Modo de Transmissão No beijo social, abraços e apertos de mão.
Onde não há risco de se pegar AIDS: No beijo social, abraços e apertos de mão. No convívio familiar. No local de trabalho. Nos transportes coletivos. Nos aparelhos sanitários, pias e piscinas. No uso comum de pratos, talheres e copos. Nas picadas de insetos. Na doação de sangue.

17 Tratamento Medicamentos usados no tratamento da infecção por HIV interferem nas funções do vírus que são suficientemente diferentes de funções de células humanas. Existem inibidores da enzima transcriptase reversa que o vírus usa para se reproduzir e que não existem nas células humanas , por exemplo, AZT, Nevirapina, Raltegravir , entre outros.

18 Formas clínicas As doenças oportunistas são doenças causadas por agentes, como outros vírus, bactérias e parasitas, que são comuns mas normalmente não causam doença ou causam apenas doenças moderadas, devido à resposta imunitária eficiente. No doente com SIDA/AIDS, manifestam-se como doenças potencialmente mortais.

19 Formas clínicas ESTÁGIO 1 - Tempo aproximado: de semanas a 6 meses;
ESTÁGIO 2 - Geralmente pode levar de 1 ano a 5 anos (ou mais); ESTÁGIO 3 - Não tem tempo determinado: pode aparecer em meses ou anos; Neste estágio alguns sinais e sintomas podem sugerir a contaminação pelo HIV; ESTÁGIO 4 - Pode ocorrer no período de meses ou anos.

20 Epidemiologia Estima-se que mais de pessoas sejam infectadas por dia em todo o mundo (dados de 1999); 33 milhões estão atualmente infectadas, e 3 milhões morrem a cada ano. A maioria dos casos ocorre na África. Regiões com alto crescimento de novas infecções são a o leste da Europa , a Índia e o Sudeste Asiático. No Brasil estima-se que mais de 650 000 pessoas com idades entre 15 e 49 anos sejam portadoras de HIV (estimativa da Organização Mundial da Saúde). A taxa de infecção de consumidores de heroína ronda os 80% em muitas cidades européias e americanas.

21 Profilaxia O mais importante para prevenir esta doença é fazer campanhas de informação e sensibilização, sobretudo junto aos jovens. Por exemplo, deve-se comunicar que a prevenção é feita utilizando preservativos nas relações sexuais concomitantemente com a redução do número de parceiros. E algumas leis chegam a obrigar que hotéis e motéis disponibilizem gratuitamente preservativos para os seus consumidores.

22 Referências www.saude.mg.gov.br


Carregar ppt "Coqueluche."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google