A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO"— Transcrição da apresentação:

1 MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO
FECUNDIDADE MORTALIDADE MIGRAÇÕES (imigração e emigração)

2 DEFINIÇÕES (IBGE) OFERTA DA FORÇA DE TRABALHO (PEA): pessoas ocupadas mais aquelas que estão à procura de emprego. PEA IBGE > 10 anos de idade (Por quê?) LEGISLAÇÃO (CF e CLT) > 16 anos de idade

3 Objetivo dessa estatística: produzir indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitam avaliar as flutuações e tendências do mercado de trabalho. POLÍTICAS PÚBLICAS

4 DESEMPENHO RECENTE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
DETERMINANTES DA OFERTA E DEMANDA DE TRABALHO: - INSTITUIÇÕES: regulamentações, intervenções, cultura. - CONDIÇÕES MACROECONÔMICAS: crescimento, crise, inflação, etc... - QUANTIDADE E QUALIDADE DA FORÇA DE TRABALHO: oferta de trabalho e nível educacional.

5 RAIS e CAGED (MTE): informações prestadas pelas empresas. Setor formal
FONTES DE INFORMAÇÃO: PNAD E PME (IBGE): seleção aleatória de indivíduos que prestam informações. Setor formal + setor informal. RAIS e CAGED (MTE): informações prestadas pelas empresas. Setor formal

6 CONCEITOS IBGE PIA: população com 10 anos ou mais.
PEA: população com 10 anos ou mais que trabalha ou procura emprego no mês da pesquisa. PNEA: desocupados ou desempregados Taxa de desemprego = desempregados/PEA (indicador mais utilizado para análise do mercado de trabalho)

7 Evolução da taxa de desemprego
- Brasil anos 90 até o momento atual.

8 Fases da economia brasileira:
Até 1993: crise, inflação, abertura comercial. 1994 a 1998: reestruturação pós Plano Real, câmbio valorizado, aumento de importações... (1996 a 1999: desemprego estrutural) 1999 a 2008: câmbio flutuante, metas de inflação, estabilidade.

9 ANOS 90: proliferação de práticas informais.
EMPREGO INFORMAL ANOS 90: proliferação de práticas informais. Malefícios: evasão de recursos, gerador de emprego de baixa qualidade e remuneração, expansão de firmas menos produtivas, aumento de tributos para firmas legais. Atrativos: absorção de contingentes de mão de obra menos qualificada, reduzindo a taxa de desemprego.

10 TIPOS DE DESEMPREGO FRICCIONAL: dado à mobilidade da mão de obra entre um emprego e outro. CONJUNTURAL OU CÍCLICO: decorre de uma crise, por exemplo. ESTRUTURAL: gerado em um setor específico. Pode se transformar num desemprego conjuntural se afetar toda a economia.


Carregar ppt "MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google