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PublicouTerezinha Palha Corte-Real Alterado mais de 8 anos atrás
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Seis Sigma Edwir Marcelo – Josué Nunes
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1- Histórico: O programa Seis Sigma foi criado na empresa Motorola na década de 80 com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. Dizia-se querer melhorar 10 vezes os indicadores de desempenho da empresa em 5 anos.
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1- Histórico Após ser verificada a eficiência desta metodologia logo empresas como General Eletric, Polaroid, Asea Brown e Kodak passaram a adotá-la. As empresas brasileiras a partir de 1997 começam a adotar a metodologia Seis sigmas: Ambev, Carbocloro, Hospital do Câncer, Grupo Brasmotor, etc.
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1- Histórico
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1- Histórico
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È uma estratégia de negócios e uma metodologia sistemática de controle
2- Conceito È uma estratégia de negócios e uma metodologia sistemática de controle Objetivos: Aumentar os lucros Diminuir os custos
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2- Conceito Foco: No cliente
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2- Conceito A escolha da letra grega sigma é oriunda da estatística, onde representa o desvio padrão, que é uma medida do grau de variabilidade de um grupo de dados. Um processo com variabilidade de seis desvios possui uma probabilidade de acerto de 99,99966% ou 0,00034% de erro.
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2- Conceito Estreitar os desvios
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2- Conceito
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2- Conceito
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2- Conceito EXEMPLO
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Seis Sigma 3- Modos de Significação: O programa Seis Sigma pode representar vários significados dentro de uma empresa, como: Benchmark Meta Medida Filosofia Estatística Estratégia
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Seis Sigma 3.1 - 6 Sigma como Benchmark:
O seis sigma é utilizado como um parâmetro para comparar o nível de qualidade de processos, operações, produtos características, equipamentos, departamentos, entre outros, busca-se o nível de excelência em todos os aspectos.
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Seis Sigma 3.2 - 6 Sigma como Meta:
O Seis Sigma é também uma meta de qualidade. A meta dos Seis Sigma é chegar muito próximo de Zero Defeitos. Em verdade estatisticamente seria 0,002 falhas por milhão (termos teóricos), ou em conceitos práticos admitindo-se falhas acidentais seria até no máximo 3,4 partes por milhão.
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Seis Sigma 3.3 - 6 Sigma como Medida:
O seis sigma é uma medida para determinado nível de qualidade. Quando o número de sigmas é baixo, implica em uma quantidade de defeitos ou falhas bastante alto. Por exemplo, em um processo com +/- 2 Sigmas dentro das especificações teríamos partes por milhão de peças defeituosas.
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Seis Sigma 3.4 - Como Filosofia :
O seis sigma é uma filosofia de melhoria perpétua dos processos, produtos, materiais, metrologia, ambiente, serviços. Retrata a busca do homem em direção à perfeição, a busca interminável do zero defeito.
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Seis Sigma 3.5 - 6 Sigma como Estatística:
O seis sigma é uma estatística calculada para cada característica crítica à qualidade, avalia o impacto na performance do produto em relação às suas especificações e tolerâncias.
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Seis Sigma 3.6 - 6 Sigma como Estratégia:
O seis sigma é uma estratégia baseada na Inter-relação que existe entre o projeto de um produto, sua fabricação, sua qualidade final e sua confiabilidade. Verifica também a relação com inventários reparos, assistência técnica, geração de desperdícios. O Seis sigma verifica toda a interface em um processo produtivo ou de serviço até chegar ao ponto mais significativo que é a satisfação total do cliente.
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Seis Sigma 4- “Metodologias”: identificação da variáveis críticas do processo. E tem por enfoques: I- melhorar a satisfação do cliente; II- reduzir os tempos de ciclos; III- reduzir os defeitos; IV- resolver problemas.
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Seis Sigma 1 - “Metodo” DMAIC: O DMAIC é constituída em 4 etapas e são elas: Define - Definir o problema; Measure – Medir a situação atual; Analyse – Analisar o problema; Improve – Melhorar a situação atual; Control – Controlar a situação;
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5- Estrutura: Sponsor Comitê-guia do Seis Sigmas
Representante da alta administração, que deve demonstrar o alto comprometimento da empresa com o processo de implementação. 5- Estrutura: Especialista em estatística com conhecimento do negócio, e que oferece consultoria interna aos líderes do projeto, os Black Belt. É o líder dos projetos. É um funcionário de grande experiência e de dedicação exclusiva ao projeto. São os membros da equipe multifuncionais, com dedicação não integral aos projetos. São funcionários especializados em suas tarefas e que são treinados em técnicas estatísticas “chão de fábrica”, são treinados nos fundamentos do Seis Sigmas.
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Seis Sigma o sucesso: Envolvimento e comprometimento da alta administração; Habilidades de gestão de projetos; Priorização e seleção de projetos mais bem estruturados e elaborados; Revisões de toda a documentação; Foco no vível de satisfação do cliente;
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Seis Sigma Exemplo de aplicação Situação de Atendimento a Clientes:
Quantidade média de ligações diárias não atendidas pelo SAC = 96 Total médio de chamadas ao dia = 320 - Significando: ppm (30%) = variação de dois Sigma.
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Seis Sigma Situação de Acompanhamento de Cotações:
Quantidade de cotações não concluídas no prazo = 2 Total de cotações = 20 ; ppm (10%) = 2,8 Sigmas - Objetivo: Máximo de 3 em para atingir Seis Sigma.
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