A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática Financeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática Financeira"— Transcrição da apresentação:

1 Matemática Financeira
Fácil Antônio Arnot Crespo Capa da Obra 14ª edição |2009|

2 Matemática Financeira Fácil
Capa da Obra Matemática Financeira Fácil Antônio Arnot Crespo Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Andradina; licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Rui Barbosa, de Andradina, e licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá, de Pereira Barreto. É professor efetivo de Matemática, por concurso público, da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Contato com o autor:

3 Matemática Financeira Fácil
Capa da Obra Matemática Financeira Fácil Seguindo a proposta da já consagrada Série Fácil de tratar os temas de forma didática e gradual, a 14ª edição de Matemática financeira fácil chega totalmente reformulada, com atualização de textos e de assuntos. Voltada para alunos de cursos técnicos e de cursos superiores que necessitam de um estudo introdutório da Matemática Financeira, a obra apresenta os principais tópicos da matéria dentro de um esquema de ensino prático e objetivo, sem fugir ao necessário rigor matemático. Além disso, há uma grande quantidade de exercícios, colocados em pontos estratégicos de cada capítulo, que procuram trazer situações práticas, o que facilita o aprendizado por parte do aluno e facilita a fixação do tema. Essencial para todos os que necessitam de conhecimentos de Matemática Financeira, a 14ª edição consolida o sucesso alcançado não só pela obra, mas também pela Série Fácil. Este livro pode ser utilizado por alunos de cursos técnicos e superiores, além de profissionais de diversas áreas que necessitam de conhecimentos em Matemática financeira.

4 Capítulo 8 Juro Simples

5 Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Juro É a remuneração, a qualquer título, atribuída ao capital. Para se determinar o valor do juro cobrado ou recebido usamos a taxa de juro.

6 Taxa de juro pode ser: Forma percentual: representada pelo símbolo %.
Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Taxa de juro pode ser: Forma percentual: representada pelo símbolo %. Exemplo: 10% ao ano (dez por cento ao ano). Forma unitária: representada por um valor decimal. Exemplo: 0,10 ao ano.

7 Regimes de capitalização
Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Regimes de capitalização É o processo de formação do juro, com dois regimes de capitalização: Regime de Capitalização a juro composto: o juro do fim do período é adicionado ao capital do início do período. Também conhecido como juros capitalizados. Regime de capitalização a juro simples: por convenção, apenas o capital inicial rende juro. Nesse caso dizemos que os juros não são capitalizados.

8 Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Juro simples É aquele calculado unicamente sobre o capital inicial. Por definição é proporcional ao capital inicial e ao tempo de aplicação. C — o capital inicial ou principal; j — o juro simples; n — o tempo de aplicação i — a taxa de juro unitária; j = C X i X n

9 As taxas i e i’ devem ser ambas percentuais ou unitárias.
Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Taxas proporcionais São consideradas proporcionais quando seus valores formam uma proporção com os tempos a elas referidos, reduzidos à mesma unidade. Exemplo: duas taxas (i e i’) relativas aos tempos n e n’; i = n i’ n’ As taxas i e i’ devem ser ambas percentuais ou unitárias.

10 Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Taxas equivalentes São aquelas aplicadas a um mesmo capital, durante o mesmo período, produzindo os mesmos juros. Exemplo: Taxa de 4% ao mês, por 6 meses; Taxa de 12% ao trimestre, durante 2 trimestres.

11 Juro simples comercial
Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Juro simples comercial É calculado com a base de 1 ano (360 dias). A técnica mais usada é a de juro simples comercial para o número exato de dias, que proporciona o juro máximo em qualquer transação.

12 Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Juro simples exato É calculado usando o número exato de dias do ano (365, ou 366, se o ano for bissexto).

13 Determinação do número exato de dias entre duas datas
Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Determinação do número exato de dias entre duas datas Há 3 formas de calcular o número exato de dias entre duas datas: Pela contagem direta dos dias em um calendário; Considerando o número exato dias de cada mês; Pelo uso da Tabela para Contagem de Dias (pág. 229).

14 Montante ou Valor Nominal montante = capital inicial + juro
Capítulo 8 Juro Simples Capa da Obra Montante ou Valor Nominal É igual a soma do capital inicial (ou valor atual) com o juro relativo ao período de aplicação: montante = capital inicial + juro Assim, designamos o montante por M: M = C+j


Carregar ppt "Matemática Financeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google