A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficinas: Notícias de jornais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficinas: Notícias de jornais"— Transcrição da apresentação:

1 Oficinas: Notícias de jornais
Sequência didática Oficinas: Notícias de jornais

2 A notícia é um gênero textual jornalístico que trata de um acontecimento ou fato desconhecido do público. No contexto de uma sociedade ávida por informação. Notícia, tudo aquilo que ainda não foi divulgado.

3 Mercado de notícia Nem toda informação, mesmo desconhecida do público, é notícia. (ônibus) As empresas de comunicação travam uma disputa pela preferência do público. Diferença entre informação e notícia.

4 Notícia e Objetividade.
Mesmo quando tenta ser objetivo, o pensamento e as emoções do redator se manifestam nas entrelinhas.

5 Lide- Informações complementares- Informações menos importantes
Como se escreve uma Notícia? A pirâmide invertida ilustra a técnica tradicional de redação de notícias, que começa pelas informações mais importantes e segue com os complementos: Lide- Informações complementares- Informações menos importantes

6 Fontes de Informação na Comunidade.
Uma notícia da comunidade só tem chances de sair no jornal da cidade, se tiver potencial para interessar moradores de outros bairros, na avaliação dos editores da publicação.

7 Outros Gêneros Jornalísticos Informativos
Entrevista A entrevista só é considerada um gênero jornalístico quando é apresentada isoladamente, ou quando é parte essencial de uma peça jornalística. Enquanto gênero jornalístico, a entrevista é redigida em formato de pergunta e resposta.

8 Reportagem A reportagem é considerada o gênero nobre do jornalismo. Tal como nas notícias, o seu principal objetivo é informar, mas neste caso de forma mais extensa e profunda, utilizando um estilo narrativo e humanizado. Para conseguir aproximar os leitores da realidade tratada, a reportagem usa, com frequência, elementos de outros gêneros jornalísticos como: entrevista, crônica e opinião.

9 O desafio da Ética A ética é o conjunto de princípios ou padrões de conduta que guiam o comportamento das pessoas e das instituições do ponto de vista dos valores. Nesse sentido, é difícil distinguir a ética da moral. (escravidão, mulheres). Os princípios éticos podem não ser os mesmos para todas as pessoas. Falar sobre ética é um ato fundamentalmente político.

10 Código de Ética do Jornalismo Escolar.
O jornal escolar promove os direitos humanos em toda sua extensão e tem uma visão respeitosa das diferenças culturais, de gênero, sexuais, étnicas, religiosas e outras. Ele é pluralista; não censura nem oculta informações. O jornal não faz promoção pessoal ou partidária. Em época de eleições, não favorece nenhum candidato (mesmo em eleições escolares). O jornal não publica textos que atinjam a dignidade das pessoas. Os textos que contêm críticas são publicados junto à versão da parte criticada, para que ela possa se defender (Direito de Resposta na mesma edição). Todas as produções publicadas no jornal (textos e ilustrações) são assinadas pelos autores.

11 Sequência Didática Texto Informativo
Uma infinidade de situações e fenômenos de ordem natural e social ocorrem no ambiente ao nosso redor e no mundo. Dispor de informações sobre eles nos permite tomar atitudes conscientes para aproveitar oportunidades, minimizar os fenômenos que trazem prejuízo a nós mesmos e a os outros, propagar os que trazem benefícios etc. (alimento)

12 Plano individual para o social
Reconhecemos na informação uma das bases da cidadania. As pessoas que não têm informações sobre seus direitos, dificilmente irão reclamar por eles. Por outro lado, nos debates de opinião, ganha força de argumentação quem se sustenta em informações pertinentes.

13 Proposta do trabalho A escola é um espaço de comunicação, de acesso à informação e de construção de saberes que propiciam a posição ativa frente à realidade. A proposta é no fazer pedagógico, utilizar instrumentos que funcionem como mediadores da ação dos alunos e da comunidade sobre seu meio social e natural.

14 Repórter mirim Esse gênero textual serve tanto para a criança alargar sua experiência comunicativa, como para levar conhecimento às famílias. Desse modo, o jornal escolar transforma-se também no jornal da comunidade. Os alunos terão como situação de comunicação a de informar aos leitores sobre fenômenos considerados importantes. Um aspecto crucial da proposta educativa é a conversa inicial com os alunos, para escolher os temas sobre os quais se irá trabalhar. Essa escuta permite fazer a transição do aluno-que-faz-redação-escolar para o repórter mirim, que vai interagir com o mundo.

15 Estrutura do texto informativo
Na introdução, é feita a apresentação do assunto, para captar a atenção do leitor. No desenvolvimento, apresentam-se as informações. Na conclusão, resume-se o assunto, focando os pontos mais importantes; procura-se envolver o leitor.

16 Função do texto informativo
O texto informativo não tem a função de emitir juízos de valor; apenas de informar e fazer o leitor compreender e conhecer. O texto se apresenta com uma linguagem objetiva, simples, com uso de um vocabulário preciso e construções impessoais na 3ª pessoa.

17 Grupos dos textos informativos
Podemos dividir os textos informativos em dois grupos: jornalísticos e técnicos. Entre os primeiros estão a notícia (que trata de um fato acontecido recentemente) e a reportagem (que aprofunda a informação, tendo os fatos como ponto de partida). Bulas de remédios, manuais de instrução, livros didáticos, resenhas, dicionários e até receitas são exemplos de textos informativos técnicos.

18 Resultado e autoavaliação
Resultado: Os alunos conhecem o texto informativo e sua utilidade. Autoavaliação: Consegui que os alunos entendam a importância e a função do texto informativo?

19 Aula 1 Escreva na lousa as palavras: EROSÃO, DESMATAMENTO (se for usar o material didático Desertificação) ou AQUECIMENTO GLOBAL, EFEITO ESTUFA (outro material). Os alunos relatam o que sabem sobre esses fenômenos (conhecimento prévio). Distribua o material didático, para os alunos colarem no caderno. Leitura individual.

20 Continuação aula 1 Coloque em um saco ou uma caixa, perguntas como as que seguem ou outras que poderá criar: Sobre o que fala o texto? Qual é o objetivo do texto (para que foi escrito)? O que é desertificação (ou aquecimento global)? Quem produz a desertificação (ou aquecimento global)? Quais regiões estão mais ameaçadas? Por quê?

21 Os alunos sentam-se em círculo. Coloque uma garrafa pet para girar
Os alunos sentam-se em círculo. Coloque uma garrafa pet para girar. O aluno para o qual a garrafa apontar ao se deter retira um dos papéis e responde. O restante da turma complementa. Após a atividade pergunte aos alunos se acham que estão mais informados sobre o assunto tratado e o que aprenderam (conversa para validar a importância do texto informativo). Explique a função desse gênero.

22 Sugestão da turma Explorar imagens de desertificação e aquecimento global. Dar oportunidade os alunos para trocarem informações e desenvolver a oralidade para ampliação de ideias na construção do texto informativo.

23 Aula 2 Resultado: Os alunos aprendem a cooperar, escolhendo de forma participativa os assuntos sobre o qual vão escrever. Aprendizagem e interiorização de práticas democráticas. Autoavaliação: Conseguir envolver os alunos mais retraídos? Conseguir me manter neutral?

24 Provoque uma reflexão sobre as pessoas que leem o jornal. Quem são eles?
Quais são os assuntos importantes sobre os quais gostaríamos de dar informações a esses leitores? O que está acontecendo de importante na escola, na comunidade, no mundo? Peça para os alunos darem sugestões e escreva no quadro. Vale qualquer assunto. Provoque a participação dos alunos calados. Neste momento você poderá incluir na lista temas que a turma tenha trabalhado recentemente.

25 Explique a que a turma deverá escolher só dois assuntos
Explique a que a turma deverá escolher só dois assuntos. Pergunte se alguém quer defender algum assunto. Promova uma votação a mão levantada (peça votos tema por tema e anote no quadro).

26 Sugestão da turma Interiorização de práticas democráticas na cooperação participativa sobre a construção de acróstico com as palavras chaves: deserto e desmatamento.

27 AULA 3 Resultado: Valorização dos conhecimentos prévios dos alunos.
Promoção do trabalho colaborativo para formar lista de informações. Autoavaliação: Conseguir envolver os alunos na pesquisa de informações, colocando materiais à disposição deles?

28 Escreva em um canto do quadro os dois assuntos escolhidos na aula anterior, em coluna (ficará até aula 5). Peça para os alunos falarem o que sabem sobre os assuntos escolhidos (conhecimentos prévios). Anote. Forme trios de alunos para pesquisar mais informações em livros didáticos, dicionários e outros materiais (se possível, traga revistas e outros livros e utilize internet). Complete a lista com as novas informações.

29 Organize as informações, juntando aquelas que se completam (esta atividade ajuda a prefigurar parágrafos). Os alunos copiam as listas no caderno. Deixe no quadro. Tarefa de casa: Conversar sobre os temas escolhidos com pessoas da família ou do bairro. Prepare essa tarefa marcando na lista as informações que as pessoas poderiam completar, contando coisas que elas viveram ou sabem.

30 Sugestão da Turma Cartaz ( Banco de palavras) Atividades práticas
Rodízio de textos Pesquisa em revistas, textos e imagens. Criação de uma cruzadinha com as palavras novas, troca das cruzadinhas com os colegas. Sugestão da turma

31 Aula 4 Resultado: Os alunos percebem a importância de conquistar o interesse dos leitores. Autoavaliação: Conseguir, através de minhas provocações (perguntas) fazer que os alunos entendessem a importância de chamar a atenção do leitor? Conseguir envolver os alunos?

32 Complete as listas com as informações que os alunos pesquisaram na tarefa de casa.
Explique que o texto informativo começa com uma introdução, onde se apresenta o assunto de uma maneira geral. É um “gancho” para interessar os leitores, de modo que leiam o restante do texto.

33 Cada aluno escolhe o tema que prefere, dentre os dois que estão sendo trabalhados, e escreve uma introdução em folha solta (A4 cortadas ao meio). Apoie os alunos com mais dificuldades. Peça aos alunos que leiam em voz alta as introduções que escreveram. Faça comentários e solicite opiniões: Chamou a atenção do leitor? Se possível, escreva uma delas no quadro para um aperfeiçoamento coletivo.

34 Todos reescrevem suas introduções em folhas soltas (pedir para deixar um espaço livre na parte de cima). Trabalho com títulos. Reler o título do texto informativo do material didático. O que acharam? Qual foi a intenção do autor ao escolher esse título? Chamou a atenção? Fazer notar que o título tem essa função: “capturar” o interesse do leitor.

35 Os alunos sugerem títulos criativos para os dois assuntos que estão sendo trabalhados. Escreva no quadro, livremente, e aperfeiçoe, com a ajuda de todos. Garanta a participação dos alunos mais retraídos. Cada aluno escolhe o título que gostou mais e escreve acima da sua introdução.

36 Sugestão da Turma Levar para sala introdução de outros textos para os alunos lerem e conversarem sobre a antecipação dos conhecimentos e sobre sugestões de títulos para essa introdução. Após lerem os títulos e as introduções ler na integra a introdução com os títulos. Fazer análise do trabalho desenvolvido.

37 Fazer um desenho expressando seu pensamento da introdução.
Levar para a sala de aula, introduções de textos informativos (fatiados) para que os alunos possam comparar com os seus.

38 Aula 5 Resultado: Os alunos aperfeiçoam seus textos e aprendem a cooperar. Autoavaliação: Formar duplas considerando a personalidade dos alunos, de modo a otimizar a cooperação?

39 Os alunos escrevem, abaixo de introdução feita na aula anterior, a parte informativa do texto (Desenvolvimento), usando as listas confeccionadas anteriormente. Acompanhe os alunos que têm mais dificuldades. Organize duplas. Os alunos trocam seus textos e analisam, seguindo um Guia de Revisão. Segue uma sugestão (poderá adaptar, conforme o nível do grupo e seus objetivos de aprendizagem):

40 Sublinhe as palavras que estão escritas com algum erro.
Faça um x nas palavras repetidas na mesma frase (explicar, se necessário: uma frase começa com uma maiúscula e termina no ponto). Faça um círculo nas palavras que se repetem em duas frases diferentes do mesmo parágrafo (explicar, se necessário: um parágrafo inicia sempre uma nova linha; ele pode ter mais de uma frase). Que informação ficaria bem agregar ao texto do colega? (momento de conversa).

41 Os alunos recebem de volta suas folhas e reescrevem seus textos em folhas soltas. Disponibilizar dicionários.

42 Sugestão da Turma Desenvolver uma técnica na qual os colegas possam ajudar seus colegas sem ter conhecimento de quem é o autor do texto. Desenvolver uma dinâmica que os alunos possam compreender sobre as diferenças do grupo. Ler para a turma o texto observado e “corrigido”, conforme a dupla.

43 Leitura individual, possibilitando aos alunos uma correção referente a pontuação, tendo uma visão quanto a estrutura do texto criado. Propor aos alunos que digitassem seus textos, corrigindo as palavras que foram sublinhadas pelo computador, tentando descobrir onde está o erro.

44 AULA 6 Resultado: Os alunos percebem que a escola valoriza e respeita suas opiniões. Eles compreendem que selecionar textos para o jornal é importante e deve ser feito de forma cooperativa. Eles aumentam sua capacidade de argumentar e respeitar diferenças de gostos e opiniões.

45 Autoavaliação: Conseguir prevenir a seleção de textos por influência de alunos centralizadores?

46 Estratégia: serão selecionados apenas dois textos (um por assunto)
Estratégia: serão selecionados apenas dois textos (um por assunto). Em aulas posteriores, esses textos serão aprimorados coletivamente e completadas com uma conclusão. Primeiro momento: Organize grupos com até cinco alunos que escreveram sobre o mesmo tema. Esses alunos trocam seus textos com os colegas de outro grupo e selecionam um deles. Retire os textos não selecionados.

47 Segundo momento: Junte os grupos que trabalharam, no momento anterior, com textos sobre o mesmo tema, e peça que façam uma nova seleção, ficando com apenas um finalista para publicação no jornal. Opções para esta atividade: Pedir, ao final do primeiro momento, que cada grupo escolha um representante para fazer a seleção final.

48 Expor em um mural os textos selecionados para que todos possam ter acesso antes de publicar.
Não poderão ser escolhidos alunos que tiveram textos selecionados. Esse grupo faz seu trabalho enquanto professor encaminha a produção de desenhos para ilustrar os temas abordados.

49 Sugestão da Turma O grupo tenta integrar as boas ideias do grupo no texto do colega. Destacando os pontos positivos que mais chamaram a atenção. Cada um do grupo apresentará o seu texto. Tentando convencer os outros que o seu texto é o melhor. Como se fosse uma apresentação. Criar um júri simulado, onde serão escolhidos dois representantes, um de cada grupo, para defender as idéias apresentadas nos textos convencendo os demais que seu texto deve ser o escolhido.

50 Expor em um mural os textos selecionados para que todos possam ter acesso antes de publicar.
Fazer tirinhas ou charge sobre o tema. Representar para os alunos as ideias individuais de cada texto para melhor entendimento.

51 Representar para os alunos as ideias individuais de cada texto para melhor entendimento.
Todas as regras para a seleção dos textos deverão ser reforçada aos alunos pela coordenadora Pedagógica da escola. Assim os alunos teriam mais consciência da responsabilidade do que estão fazendo.

52 Aula 7 Resultado: Os alunos desenvolvem uma atitude positiva em relação ao aperfeiçoamento de suas produções. Escreva no quadro o título do primeiro texto selecionado. Faça uma leitura exemplar em voz alta. A seguir leitura coletiva. Proponha escrever uma conclusão para esse texto. Explique que a função da conclusão é expressar um pensamento final, seja um resumo, seja um alerta.

53 Qual seria a mensagem final da turma para
os leitores? Faça uma escrita coletiva, partindo da primeira contribuição dada por um aluno, que registrará no quadro e irá sendo completada (a conclusão pode ser feita em apenas um parágrafo). Repita o procedimento com o segundo texto.

54 Peça aos alunos que tiveram seus textos selecionados que registrem as conclusões criadas coletivamente. Encaminhe com eles uma última revisão, sobre aspectos de ortografia e gramaticais em trabalho individual (poderá, se achar útil, chamar outros alunos para participar).

55 Os outros alunos fazem desenhos para os textos escolhidos
Os outros alunos fazem desenhos para os textos escolhidos. Forme uma comissão para selecionar os que serão publicados, no horário do recreio. Montar um mural na sala com os desenhos não selecionados. ENTREGUE AS PRODUÇÕES AO COORDENADOR DO JORNAL, NUMERADAS POR ORDEM DE PREFERÊNCIA DE IMPRESSÃO. DESENHOS DEVEM SER FEITOS COM CANETA PRETA.

56 Os outros alunos fazem desenhos para os textos escolhidos
Os outros alunos fazem desenhos para os textos escolhidos. Forme uma comissão para selecionar os que serão publicados, no horário do recreio. Montar um mural na sala com os desenhos não selecionados. ENTREGUE AS PRODUÇÕES AO COORDENADOR DO JORNAL, NUMERADAS POR ORDEM DE PREFERÊNCIA DE IMPRESSÃO. DESENHOS DEVEM SER FEITOS COM CANETA PRETA.

57 Sugestão da Turma Levar as conclusões dos textos lidos da introdução para que todos possam lerem e discutir sobre as ideias ajudando a criar seu texto. Observar os desenhos dos colegas enfatizando as diferenças. Fixar no mural os textos selecionados. Elaboração da primeira página do jornal para que todos possam apreciar.

58 Nomear com os alunos as funções de cada um para que todos tenham sua contribuição valorizada. Os alunos devem sentir que fizeram parte de todo o processo. Nomear todos os participantes do projeto na página principal do jornal. Criar também a capa do jornal.

59 Aula 8 Resultado: Alunos aprendem a avaliar criticamente o jornal que ajudaram a produzir. Autoavaliação: Os alunos ficaram com a vontade de “fazer melhor” na próxima edição do jornal?

60 Distribua o jornal para os alunos e solicite que façam a leitura silenciosa. Organize um debate:
A turma se saiu bem? Os textos que publicou são interessantes para os leitores? E o restante do jornal? O que gostamos mais? O que gostamos menos? Como foi trabalhar com o jornal? Onde temos de melhorar? O que sentimos?

61 Pede opiniões sobre esse texto.
Tarefa de casa: Alunos leem um dos textos produzidos pela turma para alguém da família ou comunidade. Pede opiniões sobre esse texto.

62 Sugestão da Turma Incentivá-los a continuarem a escrever, trocando sempre ideias com outras pessoas. Listar as opiniões colhidas como forma de estudá-las e corrigi-las, melhorando-as. Distribuir todos os jornais para que os alunos tenham o conhecimento e possam divulgar para maior número possível.

63 Aula 9 Resultado: Os alunos percebem melhor a dimensão social do jornal. Autoavaliação: Soube lidar com a frustração de quem não conseguiu ter um retorno dos leitores?

64 Provoque uma conversa: Como foi a acolhida do jornal
Provoque uma conversa: Como foi a acolhida do jornal? O que as pessoas acharam? Fomos criticados? A crítica é justa? Temos de acolhê-la?

65 Sugestão da Turma De posse com as listas das críticas, procurar conversar sobre elas, observando o que está certo ou não de acordo com as opiniões, lembrando de jamais desvalorizar o trabalho do aluno e sim valorizá-lo. Divulgar o jornal para o maior número de pessoas, a fim de analisar o impacto causado nos demais leitores.


Carregar ppt "Oficinas: Notícias de jornais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google