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Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha

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Apresentação em tema: "Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha"— Transcrição da apresentação:

1 Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha
JOGOS INTERATIVOS RICARDO VALVERDE PROFESSOR DE TEATRO APAE-SP Setor de Apoio ao Envelhecimento – Zequinha

2 JOGO DAS CORES REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO: QUAL A COR DESTE CARTÃO.
NÃO FALE, ESCREVA EM UM PEDAÇO DE PAPEL E GUARDE SEGREDO. CONCLUSÃO: ACREDITE EM SEU POTENCIAL MESMO QUE ESTEJA SÓ. NÃO É POR QUE A MAIORIA VÊ O MUNDO DE UMA CERTA MANEIRA, QUE VOCÊ PRECISA VER DA MESMA FORMA.

3 JOGO DAS CARTAS REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO:
VIRE A CARTA E VEJA QUE ANIMAL É VOCÊ. EM SEGUIDA ESCREVA EM UM PAPEL PARA ONDE VOCÊ IRIA. CONCLUSÃO: SOMOS TODOS PÁSSAROS = SOMOS IGUAIS... VOAMOS PARA LUGARES DIFERENTES _SOMOS DIFERENTES. ISSO FAZ ALGUMA DIFERENÇA PARA VOCÊ?

4 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
POR DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ENTENDE-SE: O ESTADO DE REDUÇÃO NOTÁVEL DO FUNCIONAMENTO INTELECTUAL SIGNIFICATIVAMENTE INFERIOR À MÉDIA, ASSOCIADO A LIMITAÇÕES EM PELO MENOS DOIS ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO : COMUNICAÇÃO, CUIDADOS PESSOAIS, COMPETÊNCIAS DOMÉSTICAS, HABILIDADES SOCIAIS, UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS COMUNITÁRIOS, AUTONOMIA, SAÚDE E SEGURANÇA, APTIDÕES ESCOLARES, LAZER E TRABALHO. SEGUNDO A AAMR ( ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DEFICIÊNCIA MENTAL) E DSM- IV (MANUAL DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS).

5 Segundo o Dr. Drauzio Varella,
APRENDER X MEMORIZAR Segundo o Dr. Drauzio Varella, APRENDER MEMORIZAR REFORÇAR UMA CONEXÃO JÁ EXISTENTE POR MEIO DA REPETIÇÃO. ESTABELECER UMA NOVA CONEXÃO ENTRE NEURÔNIOS.

6 INTERAÇÃO AÇÃO QUE SE EXERCE MUTUAMENTE ENTRE DUAS OU MAIS COISAS, OU DUAS OU MAIS PESSOAS; AÇÃO RECÍPROCA; AÇÃO MÚTUA ENTRE DUAS PARTÍCULAS OU DOIS CORPOS; FORÇA QUE DUAS PARTÍCULAS EXERCEM UMA SOBRE A OUTRA, QUANDO ESTÃO SUFICIENTEMENTE PRÓXIMAS; MÉDIO DICIONÁRIO AURÉLIO, PAG. 957.

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8 PARTE 1 – JOGOS RECREATIVOS A IMPORTÂNCIA DO LAZER E DA RECREAÇÃO

9 FINALIDADE DA RECREAÇÃO
ATUALMENTE RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS, COM O OBJETIVO DE PASSAR O TEMPO RECREAÇÃO PARA TODAS AS IDADES, COMO UM MEIO E NÃO UM FIM ANTIGAMENTE

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11 ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

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17 VAMOS LER O TEXTO ABAIXO

18 VAMOS LER O TEXTO ABAIXO

19 MEMÓRIA

20 A MEMÓRIA HUMANA APRESENTA BAIXÍSSIMA TOLERÂNCIA À INCOERÊNCIA, E MOSTRA-SE, POR OUTRO LADO, EXTREMAMENTE SENSÍVEL A EMOÇÃO. (CELSO ANTUNES)

21 MEMÓRIA GUARDAMOS OU RETEMOS NA MEMÓRIA: 10% DO QUE LEMOS
20% DO QUE OUVIMOS 30% DO QUE VEMOS 50% DO QUE OUVIMOS E VEMOS 70% DO QUE DIZEMOS 90% DO QUE FAZEMOS Gunther Beyer. Programa de Treinamento para memória. Edit Tecnoprint, 1979.

22 MEMORIZE A FRASE DANKE FÜR DIESES HIER. ICH LIEBE IHR
OBRIGADO POR ESTAREM AQUI. EU AMO VOCÊS

23 CONTE A HISTÓRIA NOVAMENTE
PAI E FILHO FORAM AO SUPERMERCADO E COMPRARAM: ARROZ, LARANJA, ABACATE, CEREJA, MELANCIA E UM COMPUTADOR. CHEGARAM EM CASA E NOTARAM QUE ESQUECERAM DE COMPRAR FEIJÃO. PAI E FILHO FORAM AO SUPERMERCADO E AO CHEGAREM NA PORTA VIRAM UM GATINHO COM A PATINHA MACHUCADA. DECIDIRAM CUIDÁ-LO. DUAS SEMANAS DEPOIS, O GATO ESTAVA CURADO E A FAMÍLIA MAIS FELIZ DO QUE NUNCA.

24 O QUE É FUNDAMENTAL OPORTUNIZAR...
PASSEIOS VIAGENS LER, RELER E CONTAR HISTÓRIAS CONHECER NOVAS CULTURAS

25 O QUE PROPORCIONAM... MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA
MELHORA NOS RELACIONAMENTOS ENRIQUECIMENTO E COERÊNCIA DE CONTEÚDOS E VOCABULÁRIOS FACILITADOR DA INCLUSÃO MINIMIZAR PERDAS NA FASE DO ENVELHECIMENTO

26 RECICLAR MATERIAIS ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E RESPONSABILIDADE
ECONOMIA CONSTRUIR TAMBÉM É PARTE DO LAZER IMPORTÂNCIA AO MEIO AMBIENTE

27 ESCOLHA UM LUGAR... PRAIA FAZENDA CIDADE PARQUE

28 ESCOLHA UM TRANSPORTE... AVIÃO TOPIC NAVIO TREM

29 O QUE FIZERAM? ACAMPAR GOLF CAIAQUE FOTOGRAFIA BIKE

30 INVENTE... O QUE ACONTECEU??? LEMBREM-SE: COERÊNCIA E EMOÇÃO. TENTE...

31 JOGO DA ÁGUA REGRA ÚNICA: CONCLUSÃO:
O GRUPO TEM QUE PEGAR UM COPO DE ÁGUA MAS CADA INTEGRANTE TEM QUE FICAR COM O OMBRO COLADO AO OMBRO DO COMPANHEIRO. CONCLUSÃO: AQUI TEMOS UM JOGO DE COOPERAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO. “EU E VOCÊ SOMOS MUITO MELHORES DO QUE SÓ EU OU SÓ VOCÊ”

32 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AAMR – Associação Americana de Deficiência mental; DSM – IV – Manual Diagnóstico de Transtornos mentais; Beyer, Gunther – Programa de Treinamento para memória. Editora Tecnoprint, 1979; Vilela, Virgílio Vasconcelos – Inteligências Múltiplas definidas por Howard Gardner. Versão 1, 20/09/02.


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