A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Os Nervos Espinhais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Os Nervos Espinhais"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Os Nervos Espinhais
Discentes: Bianca Oliveira Silva Crislen Daniele S. R. da Silva Lisandra Lima Rosimeire Proni Maioli Fontes Docente: Profa. Dra. Rosicleire Veríssimo Silveira

2 Os Nervos Espinhais São aqueles que fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela inervação do tronco dos membros superiores e partes da cabeça.

3 Os nervos espinhais típicos da maioria dos vertebrados;
são estruturas pares em cada segmento do corpo;

4

5 O nervo espinhal contendo fibras mistas (sensitivas e motoras) divide-se em:
ramo dorsal para inervar estruturas de origem epiaxial, ramo ventral (bem maior) que inerva os apêndices e às estruturas de origem hipoaxial ramo visceral que inerva as estruturas do hipômero (glândulas e músculos braquiais e viscerais).

6

7 Em determinadas regiões ocorre o entrelaçamento de ramos sucessivos cuja formação é denominada plexo (caso dos plexos braquial e lombossacral). Os nervos derivados desses plexos são chamados : Plurissegmentares Unissegmentares

8 O Encéfalo e os Nervos Cranianos

9 Região tubo neural Telencéfalo – origina hemisférios cerebrais
Prosencéfalo (encéfalo anterior) Diencéfalo Região tubo neural Mesencéfalo (encéfalo médio) *Não sofre divisões Metencéfalo - no adulto torna-se o cerebelo Rombencéfalo (encéfalo posterior) Mielencéfalo - que origina o bulbo

10

11 bloganatomiahumana.blogspot.com/2009/04/siste...

12 De acordo com o desenvolvimento embrionário o encéfalo pode ser dividido nessas cinco regiões ou em três: tronco encefálico, cérebro e cerebelo.

13 O tronco encefálico No bulbo e no mesencéfalo estão os núcleos motores e sensoriais, vários circuitos de integração sensorial e motora e os que regulam as funções viscerais e muitas fibras de passagens que integram reciprocamente o cérebro e a medula. A ponte e o cerebelo principais derivados do metencéfalo e juntos estão envolvidos com a coordenação motora.

14

15 No tronco encefálico está a formação reticular (FOR) que atua regulando os estados de consciência ou o ritmo sono-vigília. Através de fibras que ascendem do tronco para regiões cerebrais corticais (sistema ativador reticular ascendente =SARA).

16 A FOR, por meio de fibras que projetam-se para a medula, regula a excitabilidade dos neurônios motores e sensoriais. Têm vários circuitos que controlam as funções viscerais essenciais do organismo como a respiração e a função cardio-circulatória.

17 Nervos espinhais e cranianos
Fibras sensoriais Nervos espinhais e cranianos Encéfalo Núcleos do tronco Outros núcleos do próprio tronco e cerebelo (onde participam de circuitos locais de integração) São retransmitidas para núcleos do diencéfalo e desses para o córtex cerebral.

18 Quanto menos reflexa (automática) a expressão visceral ou somática, mais neurônios estarão envolvidos na sua organização do comportamento ou de um ajuste visceral e esses processamentos estarão ocorrendo nas regiões mais anteriores do tronco ou do cérebro.

19 Número e forma de emergência das fibras nervosas varia entre os grupos de vertebrados.
Nos vertebrados amniotas, as raízes ventrais e dorsais unem-se dentro do canal vertebral. A inervação de um determinado músculo nos vertebrados é mais ou menos constante, mesmo nos complicados plexos. mamífero lampréia peixe anfíbio répteis aves

20 Nas lampréias, peixes e anfíbios, a cada segmento da medula, os nervos dorsais e ventrais unem-se fora do canal vertebral – nervo espinhal único.

21 Nos peixes-bruxa (e também no anfioxo) os nervos dorsais possuem alguns gânglios sensoriais e na composição dos nervos ventrais há somente fibras motoras somáticas. As raízes ventrais e dorsais não se unem, caminhando independentemente aos territórios de inervação.

22 Durante a gestação de um mamífero, o embrião se desenvolve como se fizesse uma revisão filogenética da evolução dos vertebrados. A maioria dos encéfalos de vertebrados situa-se num eixo reto, mas as aves e os mamíferos adquirem três flexuras (cefálica, pontina e cervical)

23

24 IMAGENS: NERVOS DE ANFÍBIOS


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: Os Nervos Espinhais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google