A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Helder Cruz do Nascimento Disciplina: DHQ Professor Vasco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Helder Cruz do Nascimento Disciplina: DHQ Professor Vasco"— Transcrição da apresentação:

1 Helder Cruz do Nascimento Disciplina: DHQ Professor Vasco
Anabolizantes Helder Cruz do Nascimento Disciplina: DHQ Professor Vasco

2 Introdução Os esteroides anabólicos ou anabolizantes são variações sinteticamente produzidas do hormônio natural masculino testosterona. Tanto homens quanto mulheres produzem testosterona. O nome completo dessa classe de drogas é esteróides (classe de droga), anabolizantes (construtor de tecido) androgênicos (promove características masculinas).

3 Introdução Os esteróides formam um grande grupo de compostos solúveis em gordura (lipossolúveis). Compreendem diversas substâncias químicas com importante papel na fisiologia humana. Alguns esteróides são produzidos sinteticamente com finalidade médica-terapêutica. Os esteróides são amplamente distribuídos nos organismos vivos e incluem os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis, tais como o colesterol.

4 Introdução Eles provocam a deposição de proteína nos tecidos. São algumas vezes ingeridos pelos atletas e levantadores de peso em razão de suas propriedades de fortalecimento e crescimento muscular, mas podem causar sérios danos ao fígado. Grandes quantidades podem levar a surtos de comportamento agressivo, ou mesmo à morte.

5 Histórico Os esteróides anabólicos foram descobertos nos anos 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteróides anabólicos é para condições crônicas debilitantes, como o câncer e a AIDS.

6 Uso médico Estimulação da medula óssea Estimulação do crescimento
Estimulação do apetite Preservação e aumento de massa muscular Indução da puberdade masculina Usado para problemas relacionados com a idade em idosos Usado em terapia de reposição hormonal para homens com baixos níveis de testosterona

7 Uso desportivo Os esteróides anabólicos têm sido usados por homens e mulheres em muitos tipos diferentes de esportes (cricket, atletismo, levantamento de peso, fisiculturismo, arremesso de peso, ciclismo, beisebol, luta, artes marciais, boxe, futebol, natação etc.) para atingir um nível competitivo ou para ajudar na recuperação de lesões. O uso de esteróides para se obter vantagens competitivas é proibido pelas leis dos corpos governamentais de vários esportes.

8 Utilização Principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores.

9 Efeitos adversos do uso
Efeitos adversos em homens: Calvície. Desenvolvimento de mamas (ginecomastia). Função sexual reduzida e infertilidade temporária. Atrofia testicular. Perda da função dos testículos. Possível elevação da pressão sanguínea. Aumenta a probabilidade de câncer de próstata.

10 Efeitos adversos do uso
Efeitos adversos em mulheres: Crescimento de pelos na face e corpo. Engrossamento da voz. Redução dos seios. Aumento do clitóris. Irregularidades menstruais.

11 Efeitos adversos do uso
Efeitos adversos em ambos: Acne. Retenção de fluidos. Icterícia (pele amarelada). Crescimento interrompido em adolescentes. Elevação dos níveis do colesterol ruim. Diminuição dos níveis de colesterol bom. Alterações de humor. Agressividade.

12 Exemplos do exagero na utilização

13 Exemplos do exagero na utilização
Notícia: Jornal ODIA - 25/08/2008 Pele de alemão 'explode' após uso de anabolizante Alemanha -  Um fisiculturista amador alemão mostrou como é adequado o apelido dado aos anabolizantes: ‘bombas’. A pele  da parte superior do peito e das costas do rapaz, de 21 anos, ‘explodiu”, fora outros efeitos nada agradáveis que ele sofreu.

14 Bibliografia


Carregar ppt "Helder Cruz do Nascimento Disciplina: DHQ Professor Vasco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google