A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:"— Transcrição da apresentação:

1 Barroco brasileiro- 1601 a 1768 Contexto histórico:
* escravidão negra no Brasil-colônia; *movimento da Contrarreforma na Europa; * Bahia = centro social, político, econômico e artístico.

2 Representantes da Literatura Barroca
Padre Antônio Vieira ( ) * orador sacro * sermões (em prosa) * converter os infiéis ao catolicismo * técnica: CONCEPTISMO Gregório de Matos (1636 a 1696) * poeta baiano * “Boca do Inferno” * poemas (sonetos) * CULTISMO

3 Padre Antônio Vieira “(...) Assim que neste árvore, a que podemos chamar árvore da vida, há de haver o proveitoso do fruto, o formoso das flores, o rigoroso das varas, o vestido das folhas, o estendido dos ramos, mas tudo isto nascido e formado de um só tronco, e esse não levantado no ar, senão fundado nas raízes do Evangelho. Seminare semem. Eis aqui como hão de ser os sermões, eis aqui como não são(...)”

4 Gregório: poesia satírica
Crítica à sociedade baiana do século XVII * Linguagem direta, irônica, com palavras vulgares / vocabulário chulo “Que falta nesta cidade? ... Verdade Que mais por sua desonra?... Honra Falta mais que se lhe ponha? ... Vergonha”

5 Gregório: poesia amorosa
*Eterno conflito: desejo X pecado * Mulher = anjo (=bela) + demônio (=tentação, perdição) * Excesso de figuras de linguagem (hipérboles, metáforas, antíteses) “Não vi em minha vida a formosura, Ouvia falar nela cada dia, E ouvida me incitava, e me movia A querer ver tão bela arquitetura. Ontem a vi por minha desventura Na cara, no bom ar, na galhardia De uma Mulher, que em Anjo se mentia, De um Sol, que se trajava em criatura. Me matem (disse então vendo abrasar-me) Se esta a cousa não é, que encarecer-me. Sabia o mundo, e tanto exagerar-me. Olhos meus (disse então por defender-me) Se a beleza hei de ver para matar-me, Antes, olhos, cegueis, do que eu perder-me.”

6 Gregório : poesia sacra
“Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado (...) Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada / Cobrai-a; e não queirais, pastor divino/ Perder na vossa ovelha a vossa glória”. * Temas religiosos * Homem = pecador * Deus = castigo + punição * Culpa / arrependimento / perdão / salvação *Vocabulário rico, culto, formal


Carregar ppt "Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google