A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática"— Transcrição da apresentação:

0 Moral Fundamental 01 – Moral - Introdução

1 Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Teologia Moral Mas Dogmática e Moral formam uma só ciência: a vida do crente está em conformidade com o que crê, e as suas crenças encarnam-se na vida. Dado que o homem é social por natureza, a vida moral não afeta só a vida pessoal do individuo, mas também a sua atitude na convivência humana.

2 Noção Fontes: Sagrada Escritura e Tradição.
A moral cristã é una moral revelada. Deus criou o homem e a mulher: sabe o que é bom e mau para eles. As ações são boas ou más não porque Deus o determina, mas porque Deus as impõe ou proíbe por serem boas ou más para a pessoa. As leis morais da Bíblia brotam da própria natureza humana: o mal deteriora o ser humano, e por isso Deus o proíbe; o bem aperfeiçoa-o, e por isso Deus o impõe. Jesus inaugurou um modo novo de viver, de forma que a imitação de Jesus é a essência da vida moral cristã.

3 Introdução O Magistério da Igreja garante que os ensinamentos revelados não se adulterem com o tempo. Dei Verbum, 10: “A Tradição, a Escritura e o Magistério da Igreja, segundo o plano prudente de Deus, estão unidos e ligados, de modo que nenhum pode subsistir sem os outros, e cada um segundo o seu carácter, e sob a acção do único Espírito Santo, contribui eficazmente para a salvação das almas”. Não há dúvida que a teologia moral necessita de outras ciências (direito, psicologia, medicina, etc.). Sobressai a antropologia: importância da concepção que se tenha do homem.

4 Diferenças entre Ética filosófica e Moral cristã:
Introdução Diferenças entre Ética filosófica e Moral cristã: Método: a filosofia argumenta só a partir da razão, enquanto que a teologia moral, utilizando também a razão, argumenta a partir dos dados que lhe oferece a Revelação, especialmente a vida e o ensino de Jesus. 1 Fim: a primeira propõe que o homem se aperfeiçoe como pessoa e que seja feliz na sua existência terrena, enquanto que a segunda persegue a perfeição sobrenatural (de um filho de Deus pela graça) e busca a felicidade terrena e da vida eterna. 2 Para a Teologia, a “racionalidade” e a “sociabilidade” em que se funda- menta a Ética filosófica têm a sua origem em que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e o NT ensina que o baptizado é filho de Deus (vida nova). 3

5 Introdução O cristão recebeu uma nova vida: é filho de Deus, Cristo vive nele Jn 15, 4: o que me ama está em Mim e Eu nele”. Esta nova riqueza de vida implica um novo modo de se comportar. Veritatis splendor 19: “Seguir a Cristo é o fundamento essencial e original da moral cristã... Não se trata somente de escutar um ensinamento, de cumprir um mandamento, mas de algo muito mais radical: aderir à própria pessoa de Jesus, compartilhar a sua vida e o seu destino”.

6 Introdução As acções do cristão levam-no a identificar-se com Cristo. O cristão deve esforçar-se, com a ajuda da graça e a recepção dos sacramentos, por alcançar a santidade, identificar-se com Cristo. Decreto de introdução da causa de canonização de S. Josemaría: “Por ter proclamado a vocação à santidade, desde que fundou o Opus Dei em 1928, foi unanimemente reconhecido como precursor do Concílio precisamente no que constitui o núcleo fundamental do seu magistério, tão fecundo para a vida da Igreja” (10-II-1981, 2).

7 “Sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial” (Mt 5, 48).
Introdução As Bem-aventuranças são um verdadeiro programa moral, que inclui e sublima os Mandamentos. São retrato da vida de Jesus e constituem um verdadeiro modelo de conduta. Melhoram o quinto mandamento (não só “não matar”, mas também “não se irritar” nem “insultar” o próximo); o sexto (inclui os pecados internos); o segundo (condena não só o perjúrio, mas também o juramento sem necessidade); a lei do talião (manda-se devolver bem por mal). Suprime também qualquer fronteira no amor ao próximo. “Sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial” (Mt 5, 48).

8 Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação
Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em:


Carregar ppt "Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google