A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1."— Transcrição da apresentação:

1 EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA
PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1

2 A DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA
Teoria ondulatória da luz – Christian Huygens ( ). Teoria corpuscular da luz – Albert Einstein

3 Experimento da dupla fenda de Young (difração e interferência da onda)

4 DIFRAÇÃO DA LUZ EFEITO FOTOELÉTRICO

5 Einstein explicou o efeito fotoelétrico considerando a luz como partícula, na qual suas emissões descontínuas (discretas) são corpúsculos energéticos, denominados fótons.

6 A teoria ondulatória e corpuscular da luz não são antagônicas ou excludentes, mas sim complementares. Esse princípio é conhecido como Princípio da Complementaridade de Bohr

7 AS ONDAS DE MATÉRIA Como a luz pode se comportar tanto como onda quanto matéria, o físico francês Louis De Broglie ( ) apresentou, em 1924, a seguinte hipótese: “partículas também possuem propriedades ondulatórias”.

8 v=λ.f COMPRIMENTO DE ONDA (propriedade de ondas)
QUANTIDADE DE MOVIMENTO (propriedade de matéria) Q= m.v

9 A EQUAÇÃO DE DE BROGLIE λ é o comprimento de onda de De Broglie (m)
h é a constante de Planck (h=6, J.s) m é a massa do “corpo” (kg) v é a velocidade do “corpo” (m/s)

10 EXEMPLO 1 Um elétron se desloca com uma velocidade de m/s. Sendo sua massa 9, kg, calcule (h=6, J.s): A) a quantidade de movimento do elétron B) o comprimento de onda de De Broglie associado ao elétron.

11 EXEMPLO 2 Uma bola de futebol se desloca com uma velocidade de 8 m/s. Sendo sua massa 1,5 kg, calcule (h=6, J.s): A) a quantidade de movimento da bola; B) o comprimento de onda de De Broglie associado à bola. C) Analisando o comprimento de onda obtido no item B com o item B do Ex1, o que poderia apresentar um comportamento ondulatório (difração) mais significativo, o elétron ou a bola?

12 A DIFRAÇÃO DOS ELÉTRONS
Em 1927, nos Laboratórios Bell, Clinton Joseph Davisson e Lester Germer, por acidente, acabaram por comprovar experimentalmente a difração de elétrons, fato que deu crédito à proposta de De Broglie.

13 O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG
Na mecânica newtoniana, é simples conhecer e prever a posição de uma partícula. É só lembrar das equações da cinemática... No universo quântico, não é possível obtermos com precisão a velocidade e a posição de uma partícula simultaneamente (noção de probabilidade).

14 EQUAÇÃO DE HEISENBERG Δx é a incerteza na posição da partícula;
ΔQ é a incerteza na quantidade de movimento (velocidade) da partícula; h é a constante de Planck.

15 EQUAÇÃO DE HEISENBERG - CONCLUSÕES
Quanto mais preciso for medida da posição de uma partícula, maior será a incerteza na medida da sua velocidade. Quanto mais preciso for a medida da velocidade de uma partícula, maior será a incerteza na sua posição.

16

17 Vamos fazer alguns exercícios do livro? PÁGINA: 686 (Todos)
687 (Só o V5) SEM PREGUIÇA


Carregar ppt "EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google