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Versão 1.2 0807 FGV MGM BS Online Esta apresentação mostra os principais conceitos e regras do manual. Como alguns detalhes podem não estar descritos aqui,

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1 Versão 1.2 0807 FGV MGM BS Online Esta apresentação mostra os principais conceitos e regras do manual. Como alguns detalhes podem não estar descritos aqui, assistir ao vídeo e ler o manual antes do início do jogo são ações essenciais para o seu bom entendimento. Coordenação de Jogos de Negócios

2 Versão 1.2 0807 Jogo de Negócios é uma dinâmica intensiva, que busca, através de um simulador e de uma metodologia orientada, refletir a experiência de anos da gestão de uma empresa em um curto espaço de tempo. Uma “rodada” do Jogo simula um trimestre, com isso, todas as empresas e o mercado deslocam três meses na linha do tempo; Sua equipe deve interagir como uma diretoria de uma empresa; Sua equipe será responsável pelas decisões de uma empresa e por garantir seus resultados; A tomada de decisão funciona como um planejamento realizado pela diretoria para o próximo trimestre; Este planejamento deve considerar o passado da sua empresa e as informações do mercado; As análises de relatórios, dos dados do mercado, definição de diretrizes e estratégias e tomada de decisões são as principais atividades das equipes durante o jogo; Este método funciona como um laboratório onde os alunos podem testar estratégias e decisões, avaliar resultados e aprender a partir da prática.

3 Versão 1.2 0807 O BS Online simula uma indústria do setor de automóveis, onde a Autobrás, empresa estatal, é responsável por 45% da demanda 1 2 3 4 5 - Regiões Geográficas - A Autobrás é uma empresa estatal responsável pela fabricação e comercialização de automóveis, atendendo a cerca de 45 % da demanda; Ao todo, além da Autobrás, outras oito empresas atuam neste mercado e a sua equipe é responsável por uma destas empresas; Todas essas empresas são de pequeno porte e têm sofrido restrições do Governo em relação à preço e quanto às suas áreas de atuação geográfica;

4 Versão 1.2 0807 A sua empresa produz carros e estará competindo em um ambiente virtual com empresas equivalentes do mesmo setor A sua empresa é uma indústria que produz e comercializa carros; Pode comercializar nas cinco regiões (4 domésticas e 1 de exportação); Pode produzir apenas nas regiões domésticas; A moeda utilizada é a MGM$; A cada período, sua empresa deve tomar decisões e realizar atividades estratégicas relacionadas as seguintes funções de uma organização: –Marketing e Comercial; –Suprimento, Produção e Logística; –Recursos Humanos; –Gestão Financeira; –Estratégia e Gestão.

5 Versão 1.2 0807 Cada equipe será responsável pelas decisões das empresas em busca do sucesso em cenário de desregulamentação Recentemente, entretanto, o Governo resolveu desregulamentar este setor da atividade econômica; Assim sendo, a partir de agora, qualquer empresa estará livre para entrar em qualquer região geográfica e praticar o preço que desejar. Obs: Veja o DRE e Fluxo de Caixa de sua empresa no Ambiente Online (Moodle) Está na hora da sua empresa conquistar a liderança!

6 Versão 1.2 0807 Recursos Humanos Marketing e Comercial Suprimento, Produção e Logística Gestão Financeira Estratégia e Gestão

7 Versão 1.2 0807 Preço de Venda Produto Propaganda Praça Preço por Região Preços de venda para cada uma das regiões que a equipe desejar comercializar; Todas as regiões podem ser usadas comercialmente por qualquer uma das empresas; Os preços de venda devem ser múltiplos de 10, enquadrando-se na faixa de MGM$ 5.000,00 a MGM$ 30.000,00; O preço de venda de um produto em uma determinada região não pode variar mais de 15% em períodos consecutivos do jogo. Último Preço AutoBras MGM$ 12.000,00 – Módulo 2 Unidade 1.2 Os produtos podem ter preços de venda diferenciados para cada uma das regiões geográficas que a empresa decidir vender.

8 Versão 1.2 0807 Progresso Técnico Aperfeiçoamento e evolução técnica; Inovações no produto; Redução do custo unitário; Aumento da possibilidade de venda. Não há investimento mínimo Os investimentos em produtos podem ser realizados com objetivo de alcançar evoluções e inovações tecnológicas e são chamados de Progresso Técnico. Preço de Venda Produto Propaganda Praça

9 Versão 1.2 0807 Pesquisa e Desenvolvimento Investimentos para Lançamento de Inovações Aumenta a atratividade dos produtos em todas as regiões; Reduz os custos variáveis de produção de todas as fábricas em cerca de 5%; Efetividade sujeita a fatores imprevisíveis; Impactam nas chances do lançamento de inovações; Inovações são imediatamente lançadas quando sua empresa atingir o investimento acumulado de MGM$ 5 milhões– Módulo 2 Unidade 1.3.2.2 Lançamento de inovações podem ocorrer com investimentos menores; Com o lançamento da inovação, o investimento acumulado é zerado para efeito de futuros lançamentos. Não há investimento mínimo e o investimento máximo é de MGM$ 5 milhões por período. Preço de Venda Produto Propaganda Praça A Pesquisa e Desenvolvimento também são investimentos no produto, mas tem como objetivo principal a criação de inovações.

10 Versão 1.2 0807 Investimento em Propaganda Cada equipe deve especificar, por região, os investimentos em propaganda; Os efeitos dos investimentos em propaganda são mais fortes nos períodos seguintes. A propaganda é uma variável de extrema importância no marketing e seu investimento pode ser realizado de forma diferente em cada região. Preço de Venda Produto Propaganda Praça

11 Versão 1.2 0807 A sua empresa pode fazer de qualquer região comercial a sua praça, que deve contar com um investimento inicial para abri-la e investimentos periódicos para mantê-la. Preço de Venda Produto Propaganda Praça Serviço Comercial Maiores e melhores pontos de representação; Aumento nas comissões de vendas; Aumento em outras atividades que incrementam a atuação comercial de sua empresa, influenciando na atratividade de seus produtos; Uma região precisa de um investimento inicial caso a empresa, que ainda não utiliza comercialmente uma certa região, decida utilizá-la como praça comercial – Módulo 2 Unidade 1.5.1 - Região doméstica: investimento inicial de 5 milhões. - Região de exportação: investimento inicial de 20 milhões.

12 Versão 1.2 0807 Cada região geográfica funciona como um segmento de consumo que possui uma sensibilidade diferente para cada tipo de investimento realizado. Regiões Geográficas 1 2 3 4 5 Fatores de maior sensibilidade na região Preço de Venda Progresso Técnico Serviço Comercial Propaganda Todos Preço de Venda Produto Propaganda Praça

13 Versão 1.2 0807 Os produtos acabados podem ser vendidos de duas formas: à vista, ou seja, direto do estoque, ou por pedido, com prazo de entrega. Produtos Vendidos À vista (direto do estoque) Por Pedido (com prazo de entrega)

14 Versão 1.2 0807 Os dois tipos de venda, à vista ou por pedido, possuem importantes diferenças, principalmente na entrega dos produtos e nas condições comerciais. Venda à vista Venda por pedido TT + 1T + 2T + 3T + 4 Aceite do Pedido Venda Realizada 20% Pagamento TT + 1T + 2T + 3T + 4 Entrega do Pedido 50% Pagamento 30% Pagamento Venda Realizada Entrega do Pedido 105% Pagamento* * 105% referente ao preço do produto inserido na folha de decisões, ou seja, se o preço é MGM$ 100,00, sua empresa estará recebendo MGM$105,00 por produto nas vendas à vista.. Módulo 2 Unidade 2.4

15 Versão 1.2 0807 A venda de produtos acabados é fruto da atratividade que os produtos das empresas exercem sobre os clientes. Produtos Vendidos Atratividade Investimentos em Marketing nos períodos anteriores (Preço, Produto, Propaganda e Praça) Investimentos em Marketing no período corrente (Preço, Produto, Propaganda e Praça)

16 Versão 1.2 0807 O efeito de uma decisão de investimento não se faz sentir de imediato, mas com um certo atraso, podendo-se manter durante vários períodos. Módulo 2 Unidade 1

17 Versão 1.2 0807 Fatores, como disponibilidade para aceite de pedido e de produtos acabados para entregas, podem impactar na venda de produtos acabados. Produtos Vendidos Atratividade Demanda do Mercado

18 Versão 1.2 0807 A demanda por produtos varia de acordo com a forma de comercialização dos mesmos, dependendo também da região. Região 5 Regiões 1 a 4 Regiões 1, 3 e 5 Regiões 2 e 4 Venda à vista Venda por pedido Anos Módulo 2 Unidade 3.3 e 3.3.1

19 Versão 1.2 0807 Caso as vendas sejam realizadas à vista, é necessário que haja produtos acabados em estoque. Caso contrário, a empresa poderá perder vendas para a concorrência. Produtos Vendidos Atratividade Estoque Demanda do Mercado

20 Versão 1.2 0807 A previsão de venda é uma responsabilidade da empresa, que pode utilizar os dados históricos de demanda para suas análises. Produtos Vendidos Atratividade Demanda do Mercado Estoque Previsão de Venda

21 Versão 1.2 0807 Recursos Humanos Marketing e Comercial Suprimento, Produção e Logística Gestão Financeira Estratégia e Gestão

22 Versão 1.2 0807 Transportes Fábricas Entretanto, não adianta vender produtos se, quando necessário, não houver unidades para entregar aos clientes e, para isto, é essencial ter o controle da cadeia de suprimentos. ProduçãoMatéria-Prima

23 Versão 1.2 0807 Os produtos podem estar disponíveis para os clientes na mesma região que foram produzidos ou transportados para outras. Produto disponibilizado na própria Região de produção T - 1TT + 1T + 3 Compra de Matéria Prima ProduçãoProduto disponível para Venda ou Transporte T - 1TT + 1T + 2 Compra de Matéria Prima ProduçãoTransporte Normal* Produto disponível para Venda Produto disponibilizado em outra Região * Existe outra forma de transporte que será vista posteriormente, o Transporte imediato em que os produtos estarão disponíveis para venda no próprio período.

24 Versão 1.2 0807 Apenas um tipo de matéria-prima é necessário; A matéria-prima só pode ser utilizada na produção no período seguinte da compra; Entretanto, os custos com estocagem incorrem no mesmo período da compra de matéria- prima. A cadeia de produção pode disponibilizar o produto para o cliente na mesma ou em uma região diferente da que este foi produzido. T - 1T Compra de MP Estocagem de MP MP disponível para Produção Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima

25 Versão 1.2 0807 A quantidade de matéria prima necessária para construir um produto acabado e seus custos de compra e estocagem são importantes variáveis na análise. Com 0,7 unidade de matéria- prima é produzida 01 unidade de produto acabado. Preço unitário da MP varia de acordo com a oferta e a demanda Produto Acabado (unidade) Matéria Prima (unidade) Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima

26 Versão 1.2 0807 Os custos de estocagem de matéria prima incorrem no mesmo período de sua compra. Estocagem de MP depende da capacidade inicial de produção no período de cada unidade fabril; custo de estocagem de matéria-prima é de MGM$ 30,00 por unidade em cada período; a capacidade normal de estocagem de MP é de 1,2 vezes a capacidade total de produção; excedendo a capacidade normal, a empresa pagará o dobro por cada unidade suplementar, ou seja, MGM$ 60,00. Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima

27 Versão 1.2 0807 A cadeia de produção pode disponibilizar o produto para o cliente na mesma região ou em outra diferente da que foi produzido. Custos de Produção = Custos Fixos + Custos Variáveis Os CVs assumem, ao longo do período, valores diferentes, resultantes da influência dos seguintes fatores: Investimentos realizados em Progresso Técnico; Sucessos ou insucessos em P&D; Capacidade atualizada comparada à capacidade inicial instalada de fábrica; Uma fábrica construída pode produzir – se assim sua equipe desejar – até 20% acima de sua capacidade. Nesse caso, os custos de MOD e CIF – variável sofrem um aumento de cerca de 30% em relação aos de toda a produção. Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima Módulo 2 Unidade 2.3 e 2.4

28 Versão 1.2 0807 A diretoria, a cada período, deve decidir quantas unidades de produto acabado transportar das regiões fornecedoras para as consumidoras. TT + 1T + 2 ProduçãoTransporte (normal) Produto disponível para Venda Transporte em Regime Normal demora um período para ser efetivado e independe da quantidade transportada; incorrem custos de estocagem na Região de destino já no período atual; as vendas de estoque da Região de destino só estarão disponíveis no período subseqüente. Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima

29 Versão 1.2 0807 Caso seja necessário, a diretoria pode optar pelo transporte imediato de seus produtos. Transporte em Regime Imediato o produto chega na Região desejada no mesmo período da ordem de transporte; há um acréscimo, no custo de transporte, de 100% em relação ao transporte normal e tem prioridade sobre o mesmo; se os produtos estiverem comprometidos, naquele setor e naquele período, com entregas de pedidos anteriores já aceitos, o transporte não será permitido. TT + 1T + 2 ProduçãoTransporte (imediato) e produto disponível para Venda Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima

30 Versão 1.2 0807 A estocagem dos Produtos Acabados ocorrem no período de sua produção e estão vinculadas a capacidade produtiva. Estocagem de Produtos Acabados Capacidade de Estocagem de PA em cada região é 1,5 vezes a capacidade inicial de produção do período naquela região; O custo unitário de estocagem é de MGM$ 150,00 por período; Ultrapassando a capacidade normal de estocagem o custo unitário sobe para MGM$ 250,00; As empresas incorrem em custos de estocagem de produtos acabados já no período da produção. Relatório de Controle de Estoques Apresentação, para todas as regiões, das entregas dos pedidos, dos transportes “imediatos”, das vendas do estoque, dos transportes “normais” e dos estoques finais. São apresentadas ainda as programações de entrega de pedidos para os quatro períodos seguintes Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima

31 Versão 1.2 0807 Regiões 1, 2, 3 e 4 são industriais; A capacidade é definida a partir do investimento inicial Módulo 3 Unidade 4.6 A partir da entrada em serviço da fábrica, há depreciação, necessitando de investimentos de reposição para manutenção dos níveis de produção – Módulo 3 Unidade 4.6.1 Uma unidade não-rentável (ou mal implantada) pode ser vendida, automaticamente, por 70% de seu imobilizado atual; Cada empresa pode possuir no máximo seis fábricas e só pode iniciar a construção de uma fábrica por período; Uma fábrica pode ser construída em regime normal ou acelerado. 1 2 3 4 - Regiões Industriais - Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima A sua empresa pode gerenciar sua capacidade produtiva através da construção, venda, redução ou ampliação de suas fábricas.

32 Versão 1.2 0807 A construção de uma fábrica normalmente demora três períodos, entretanto do terceiro período esta já estará pronta para produção. A fábrica é construída em três períodos e pode começar a produzir já no último período de sua construção (T+2) e vender ou transportar em T+3; O investimento inicial é amortizado em três parcelas iguais, a contar do período em que a decisão de construção é tomada; A empresa pode interromper, temporariamente, a construção de uma fábrica em Regime Normal. Construção em Regime Normal Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima TT + 1T + 2 Construção (ínício) T + 3 Construção (meio) 1/3 Investimento Produto disponível para Venda ou Transporte Produção Construção (fim) 1/3 Investimento

33 Versão 1.2 0807 Caso a empresa julgue necessário, as fábricas poderão ser construídas em regime acelerado, tendo seus produtos disponíveis um período antes. O desembolso do investimento deve ser integral e ocorrer no período T; A fábrica já está apta a produzir em T+1 e vender ou transportar em T+2 Do investimento total, 15% são gastos para agilizar a construção (despesas comerciais) e os 85% restantes definem a capacidade de produção da fábrica (imobilizado). Construção em Regime Acelerado Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima TT + 1T + 2 Construção (ínício) Produção T + 3 Construção (fim) Investimento Total Produto disponível para Venda ou Transporte

34 Versão 1.2 0807 A capacidade de produção de uma fábrica depende do investimento inicial e dos investimentos de reposição. Investimentos de Reposição A partir do momento em que uma fábrica começa a operar, tanto os investimentos quanto sua capacidade de produção se depreciam. Os Investimentos de Reposição determinam, a cada período, a capacidade atualizada de produção da fábrica (equivalentes à taxa de depreciação do período – 3%). Capacidade Atualizada Consiste no aumento ou diminuição da fábrica em função do volume dos investimentos de reposição (superiores ou inferiores à depreciação); Só são permitidos investimentos de reposição, por fábrica, de até 10% por período; Os investimentos de reposição realizados no período T só aumentam a capacidade produtiva da fábrica no período T+1 e, portanto, também só começam a ser depreciados em T+1. Transportes Fábricas ProduçãoMatéria-Prima

35 Versão 1.2 0807 Recursos Humanos Marketing e Comercial Suprimento, Produção e Logística Gestão Financeira Estratégia e Gestão

36 Versão 1.2 0807 Não adianta a empresa realizar vendas se, quando necessário, não tiver produtos para entregar. No início do Jogo, a remuneração dos funcionários (empregados e diretores) já está previamente determinada Uma vez concedidos, NÃO são permitidas reduções nas remunerações e/ou benefícios dos empregados e diretores; Remuneração dos empregados a cada decisão, pode-se aumentar ou ampliar o salário ou o leque de benefícios; os benefícios influenciarão positivamente na produtividade de seus empregados; Remuneração dos diretores: o salário trimestral mínimo do executivo é de MGM$ 200.000,00 - Módulo 4 Unidade 1.5 a remuneração do presidente deve ser igual ou superior à remuneração do diretor melhor remunerado.

37 Versão 1.2 0807 Recursos Humanos Marketing e Comercial Suprimento, Produção e Logística Gestão Financeira Estratégia e Gestão

38 Versão 1.2 0807 Visando acompanhar a evolução financeira da empresa, a equipe contará, ao final de cada período, com as seguintes opções de investimento ou empréstimos. A taxa das aplicações financeiras é de 2,5% ao período. Os juros são creditados no mesmo período em que foi feita a aplicação. As aplicações são válidas por apenas um período. A renovação das aplicações deverá ser feita a cada novo período. Aplicações Financeiras A taxa de juros pode chegar a 6% ao período, caso o grau de endividamento da empresa em relação a seu patrimônio líquido seja muito elevado. Empréstimo A taxa do crédito rotativo até o limite de 10 milhões é de 6% ao período. Acima de 10 milhões, é aplicado a taxa de 12% ao período no excedente. A utilização do crédito rotativo dá-se sempre que o caixa da empresa ficar no vermelho. Os juros desse empréstimo são pagos apenas no período seguinte. Crédito Rotativo

39 Versão 1.2 0807 Gerência de Aplicações e Empréstimos Controle automático da conta Caixa e Bancos com Aplicações Financeiras ou Empréstimos em caso de saldo positivo ou negativo, atendendo aos limites e taxas do Banco BS Online. O valor desse serviço é de MGM$500.000,00 por período O Jogo também disponibiliza um serviço extra que é oferecido para auxiliar a tomada de decisão de sua empresa.

40 Versão 1.2 0807 A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório disponível que reflete os resultados operacionais e não operacionais da empresa em certo período. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil que tem como objetivo evidenciar o resultado da empresa realizado no trimestre. Este resultado é apurado através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. O regime de competência reconhece as receitas, custos e despesas no período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas. Demonstração de Resultados do Exercício

41 Versão 1.2 0807 O Balanço Patrimonial é uma relatório financeiro que busca apresentar as principais informações relacionadas aos recursos financeiros da empresa. Demonstração contábil, representando, uma posição estática da empresa, que tem como objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial da mesma numa determinada data. Balanço Patrimonial

42 Versão 1.2 0807 O Fluxo de Caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido. Visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamento, recebimentos, compra de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros, o que será necessário para prever o que se poderá gastar/investir no futuro. Fluxo de Caixa

43 Versão 1.2 0807 Recursos Humanos Marketing e Comercial Suprimento, Produção e Logística Financeiro Estratégia e Gestão

44 Versão 1.2 0807 Mercado A Autobrás possui 45% do mercado e as outras empresa A Autobrás possui três fábricas e duas delas serão leiloadas entre o período 2 e 3 – Módulo 4 Unidade 3.5 O leilão possui algumas regras:  o Governo poderá aceitar uma das fábricas da empresa adquirente como parte do pagamento;  todas as empresas concorrentes – exceto a própria Autobrás – podem dar lances nos dois leilões, contudo, cada empresa só terá direito a um único lance por leilão;  não é permitido uma empresa ganhar os dois leilões e a empresa que vencer o primeiro leilão é automaticamente retirada do segundo leilão. A equipe deve entender como funciona o mercado para poder desenvolver a estratégia da sua empresa.

45 Versão 1.2 0807 Pesquisas de Mercado Preço e oferta global de matéria-prima: previsão da evolução do preço da matéria-prima e de sua oferta global para os períodos T+1 e T+2. O custo é de MGM$ 300.000,00 por período; Demanda de produtos acabados: demanda total de produtos acabados, subdivididos em vendas do estoque e vendas com prazo de entrega; em todas as regiões, no período T.. O custo é de MGM$ 200.000,00 por período; Variação do PIB: previsão das taxas de variação do PIB em todas as regiões, para os períodos T+1 e T+2.. O custo é de MGM$ 600.000,00 por período; Parcelas de mercado: parcelas de mercado de todas as empresas competidoras, em todas as regiões, no período T. O custo é de MGM$ 1.200.000,00 por período. Algumas informações não serão disponibilizadas, a menos que sejam adquiridas, a cada período, a partir da compra de pesquisas de mercado.

46 Versão 1.2 0807 Avaliação As empresas serão avaliadas de acordo com a capacidade de orientar suas ações e atingir os objetivos estratégicos definidos por elas próprias definidos Fatores que serão ponderados pelas empresas como objetivos: -Valor da Ação -Parcela de Mercado -Capital Circulante Líquido -Faturamento -Lucro/Prejuízo no Exercício Todos os períodos (exceto as rodadas de teste) serão considerados na pontuação final da equipe. No jogo cada empresa define os objetivos que pretendem alcançar e seus resultados são baseados na capacidade da empresa conseguir seguir este direcionamento. Módulo 4 Unidade 3.7

47 Versão 1.2 0807 Composição da Nota Final de Jogos de Negócios 50% posição da Equipe no Jogo 40% Composição de 02 Trabalhos (20% cada um) 10% Participação Individual

48 Versão 1.2 0807 Os alunos da disciplina devem estar atentos a todas as atividades que devem cumprir e seus respectivos prazos, que constam no Calendário disponibilizado em Sala de Aula. O jogo terá 4 (quatro) decisões de testes e 10 (dez) decisões pra valer; Após as 4 (quatro) decisões de testes, o jogo será zerado automaticamente pelo simulador e todos os relatórios serão deletados. Visão geral do curso por semanas Rodadas de Teste, Atividades e Rodadas pra Valer * A atividade “Zerar Contador” é feita pela Coordenação de Jogos

49 Versão 1.2 0807 Atividades Todos devem realizar o trabalho individual, ou seja, mesmo que ocorra de termos dois participantes trabalhando com uma mesma diretoria, cada um deve realizar o seu trabalho individual com a sua visão do período que esta sendo analisado O membro da equipe que realizar o trabalho Consolidado também deverá realizar o seu trabalho individual referente a sua diretoria A Matriz é apenas um referencial, porém todos os itens nela descritos devem ser apresentados; Após a confecção do seu trabalho, realize um check-list na Grade que será utilizada para correção do seu trabalho. A grade contempla itens como estrutura, clareza, correção gramatical, bibliografia, linha de raciocínio, coerência com as orientções, embasamento e exemplificação); É interessante que as equipes apresentem também planilhas de controle, gráficos gerados ou qualquer outro conhecimento gerado no decorrer do jogo de forma a complementar o trabalho.

50 Versão 1.2 0807 Atividades Atividade 1 em Equipe – entre 4º e 5º períodos composta por uma tarefa individual (0 a 4 pontos) e outra em equipe (0 a 6 pontos); deve ser feita após a quarta rodada do jogo; o objetivo do trabalho é analisar o último ano de gestão da empresa sob as perspectivas das diversas áreas; cada participante fará o trabalho de acordo com a sua diretoria (marketing/comercial, financeira, produção/logística; recursos humanos/administração geral); a edição do trabalho deve ser feita por um aluno indicado pela equipe. Atividade 2 em Equipe – entre 8º e 9º períodos seguirá os mesmos moldes descritos na Atividade 1 deve ser feita após a oitava rodada do jogo. Atividade Individual – após 10º período o objetivo do trabalho é analisar a participação de cada membro da empresa, bem como sua contribuição nas tomadas de decisão e obtenção de resultados essa atividade deve ser feita ao término do jogo e cada participante poderá receber de 0 a 10 pontos.

51 Versão 1.2 0807 Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor-tutor da disciplina, através do Ambiente Online (Moodle). Acesso à sala de aula: http://moodle.fgv.br/ Coordenação de Jogos de Negócios: bsonline@fgv.br


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