A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTE MÉDIO. QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTE MÉDIO. QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO ?"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTE MÉDIO

2 QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO ?

3 LOCALIZAÇÃO

4 APECTOS FÍSICOS

5 Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência hídrica.

6 INSTABILIDADE GEOLÓGICA

7 Ao norte, região apresenta áreas de instabilidade geológica. Área de contato de placas tectônicas que modelam o relevo da região de modo acidentado.

8 RIQUEZA MINERAL

9

10 OPEP ORGANIZAÇÃO DOS PAÍSES EXPORTADORES DE PETRÓLEO A OPEP criada em 1960 é um bloco internacional que reúne os maiores produtores de petróleo do planeta. O bloco tem como objetivo estabelecer uma política comum aos países membros na produção de petróleo, definir estratégias de produção afim de ter maior influencia global e o mercado mundial.

11 RIQUEZA CULTURAL Posição geográfica de “confluência” de três continentes. Área de passagem, inúmeras civilizações povoaram a região. Um verdadeiro mosaico de povos.

12 RIQUEZA ÉTNICA Desde a antiguidade inúmeros povos e etnias povoaram a região do Oriente Médio. Com o decorrer do tempo alguns povos praticamente foram extintos como os Babilônios e Assírios. Outros foram desalojados de seus territórios como os Curdos e os Armênios. Contudo, a etnia que marca região é o povo Árabes.

13 BERÇO RELIGIOSO Raiz das 3 religiões monoteístas JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO

14 ISLAMISMO ISLÃ = “Submissão a vontade de Deus” Seguidor da vontade de Deus (Alá) Islâmico, Muçulmano ou Maometano

15 MAOMÉ Profeta que teria tido visões nas quais lhe foram revelações. Elas acabaram dando origem ao livro sagrado CORÃO ou ALCORÃO. A partir desse momento, Maomé inicia sua pregação na cidade de Meca. A religião islâmica ganha um caráter expansionista baseado em uma guerra santa – a Jihad.

16 Expansionismo O islamismo surge na Península Arábica. Os povos árabes foram os grandes divulgadores da religião. Assim, o expansionismo árabe pelo mundo possibilitou o expansionismo da religião islâmica. Atualmente, a religião muçulmana é a que mais cresce no mundo.

17 REGRAS 1- Fazer 5 orações ao dia voltado para Meca. 2- Não consumir bebida nem tabaco, praticar jejum e abstinência sexual, especialmente. no mês sagrado dos muçulmano, o Ramadã. 3- Ser caridoso. Proporcional a sua renda. 4- Ir a Meca pelo menos uma vez na vida.

18 DIVISÃO Com o crescimento da religião, o islamismo se dividiu em várias seitas. As mais conhecidas são os Sunitas e Xiitas. Moderados. Aceitam com maior facilidade as modificações pelo qual o mundo vem passando. Grande maioria nos países do Oriente Médio. Radicais. Defensores rígidos dos fundamentos da Fe islâmica. São maioria em poucos países, como Iraque e Irã SUNITAS XIITAS

19 A GRANDE CONFUSÃO NA CABEÇA DO ALUNO ETNIAS RELIGIÃO ÁRABE CURDOS PERSAS TURCOS ARMÊNIOS CRISTIANISMO JUDAÍSMO ISLAMISMO


Carregar ppt "ORIENTE MÉDIO. QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google